Centro de Documentação e Informação - CEDI

Museu da Câmara dos Deputados - Um acervo institucional da história legislativa do Brasil.
13/05/2010 10h30

Rafael Falco

Centro de Documentação e Informação - CEDI

Tiradentes ante o carrasco

No início do decênio de 1980, a administração da Câmara dos Deputados iniciou processo de discussão sobre a guarda, recuperação e disponibilização – para o conhecimento público – das obras de arte e peças históricas de propriedade da Casa. No mesmo período, o Centro de Documentação e Informação se voltava para a preservação da História da Câmara dos Deputados iniciando um trabalho de ordenação e planejamento que deu origem à proposta de criação do Museu da Câmara dos Deputados.
Com a criação do Espaço Cultural no dia 8 de março de 1993 – administrado pela Diretoria-Geral e sob a responsabilidade do Centro de Documentação e Informação e da Assessoria de Divulgação e Relações Públicas, o Museu da Câmara passou a funcionar informalmente.
Em 17 de junho de 1998 foi publicado o Ato da Mesa nº 95 que criou o Museu da Câmara dos Deputados integrando-o à estrutura administrativa do Serviço Técnico Auxiliar (futura Coordenação de Preservação de Bens Culturais), do Centro de Documentação e Informação. O artigo primeiro da norma determina que o objetivo da nova unidade administrativa é o de expor peças e/ou documentos do patrimônio da Casa ou de interesse fundamental na reconstituição da história da Instituição.
Nesse aspecto, o Museu da Câmara dos Deputados surge como um espaço definitivo destinado à exposição de documentos, obras raras e bens patrimoniais de valor histórico e artístico acumulados pela Casa desde a instalação da Assembléia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, em 1823. Abriga um acervo de mobiliário histórico e peças artísticas oriundas de suas antigas sedes e de doações de visitantes ilustres, assim como de expositores que passaram pela Casa.
Agora, já em pleno século XXI, com a realização de parcerias internas e externas e de planejamentos estratégicos, o Museu da Câmara passa a organizar sua agenda com novas práticas quanto à restauração, manutenção e preservação do acervo museológico; aquisição de novas obras de arte para iluminar os espaços do complexo arquitetônico do Congresso Nacional; desenvolvimento de novas formas de exposições históricas, institucionais, mostras culturais e gabinetes de arte; e também de estudos e trabalho em oficinas e cursos de museografia e museologia tendo em vista o treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais que exercem suas atividades no Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados.
Planejar e executar as exposições históricas e institucionais, mostras culturais, gabinetes de arte, oficinas e cursos, além de disponibilizar o acervo histórico da Parlamento brasileiro a um número maior de cidadãos é o objetivo do Museu da Câmara dos Deputados.