Mulher – As conquistas e os valores nacionais

Exposição Comemorativa do Dia Internacional da Mulher

A mulher do fim do século 19, escrava das convenções, tinha sua atuação social resumida às demonstrações de fé, de caridade e de boa anfitriã. Sua vida era feita de bordados, receitas e saraus, e desempenhar os papéis de mãe e educadora era sua principal tarefa na sociedade patriarcal. Devia obediência ao pai e, após o casamento, ao marido. A mulher não tinha direito a voto ou participação política. Dela só se esperava a passividade, a subserviência, a inércia.

O século 20 foi, sem dúvida, o período de maior efervescência da história da humanidade. Desde seu início, a sociedade passou por mudanças radicais em seus costumes, suas crenças, suas relações interpessoais e de trabalho. Neste período, o mundo viveu suas guerras mais devastadoras e teve a oportunidade de se refazer, repensar seus valores, abrindo, aos poucos, espaço para as expressões femininas.

Com o crescimento das cidades, viu-se o aumento das atividades ligadas ao comércio e à indústria. As mulheres eram admitidas aos milhares, mas com jornadas de trabalho maiores e salários menores que os dos homens. A indignação diante de tais condições somou-se a outras inquietações e o inevitável ocorreu: o questionamento e a reivindicação de direitos femininos tomaram as ruas, enfrentando bravamente o preconceito da sociedade tradicionalmente masculina.

Graças à coragem de algumas mulheres que agarraram com todas as forças as oportunidades que se apresentaram, pouco a pouco a história começou a mudar seu curso. Outras, a quem não foi dada qualquer oportunidade, travaram, com suas atitudes singulares, verdadeiras batalhas na luta contra o status quo.

Ao apresentar um panorama da trajetória feminina dividido em temas, o Museu da Câmara se propõe a mostrar o processo de inserção da mulher nos mais diversos campos da sociedade, ao longo do tempo. Sob essa ótica, perceber-se-ão a transformação dos papéis desempenhados por ela e a triste constatação de que boa parte da sociedade ainda considera inquestionável sua "natureza frágil e inferior", ao negar-lhe, de fato, igualdade de condições e acesso. Ainda que diversas mulheres tenham obtido reconhecimento por seus feitos e que grandes sejam as conquistas legais femininas, estes ganhos estão longe de serem consolidados...

 

Dia Internacional da MulherDia Internacional da Mulher

A mulher na Educação

A mulher na Política

A mulher no Trabalho

A mulher na Propaganda

A mulher na Saúde

A mulher nas Artes