Agenda - 2011

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO

COORDENAÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS

MUSEU DA CÂMARA

Exposições, Gabinete de Arte, Mostras Culturais, Oficinas, Cursos e Parcerias

2011

- Mostras Culturais

As exposições institucionais que realizamos ao longo do ano necessitam incorporar elementos do universo artístico, pois estes têm a capacidade de transmitir aos diversos públicos novas linguagens e visões de mundo. Assim, essas mostras constituiriam um complemento dos conteúdos transmitidos pelas exposições históricas e institucionais, formando com o público um diálogo cultural mais contextualizado.

Outra importante função dessas exposições refere-se à formação do pessoal do Museu. Um contato mais frequente com o mundo da arte proporcionará, sem sombra de dúvida, a busca de um conhecimento mais profundo sobre técnicas em artes plásticas, história da arte e assuntos afins, tornando mais qualificados os servidores que estão diretamente envolvidos no processo. Afinal, o trabalho em museus necessita de contato permanente com artistas, pesquisadores e produtores culturais, cuja área de atuação é extremamente dinâmica, por incorporar novos conceitos e movimentos estilísticos a cada momento.

A aridez dos assuntos políticos demanda, igualmente, um diálogo com diferentes universos. Nesse caso, a arte tem a função primordial de proporcionar leveza a um ambiente muitas vezes carregado de tensão.

1.1- Gabinete de Arte

Diferente das demais exposições artísticas, o Gabinete de Arte insere-se em um universo próprio, mais institucional: o espaço é utilizado para comemorar efemérides – a exemplo da exposição referente aos 100 anos da imigração japonesa – ou homenagear grandes artistas, como ocorreu com Athos Bulcão e Enrico Bianco. Ou seja, o Gabinete de Arte constitui uma síntese da relação entre a instituição Câmara dos Deputados e a cultura.

Nesse aspecto, serão realizados quatro (4) gabinetes de arte:

A) Gabinete de Arte – Desdobramentos Modernos - Obras no Acervo do Museu Nacional

Data: Fevereiro a junho de 2011

Local: Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados

 

Data: julho e agosto de 2012

Local: Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados

B) Gabinete de Arte – Obras do Acervo do Museu da Câmara dos DeputadosEsses gabinetes de arte representam duas mostras de artes plásticas – uma no primeiro e outra no segundo semestre – cujos artistas são personalidades de expressão nacional e internacional. Essas mostras serão organizadas por meio de parceria entre o Museu da Câmara e o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares e, quando for o caso, com outras unidades administrativas da Casa ou parcerias externas.

- Cursos e Oficinas

Oportunidade de aprendizagem e reciclagem dos servidores do Museu da Câmara dos Deputados e de outros órgãos da Casa que estão vinculados à area de museologia e museografia. Curso planejados em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Departamento Histórico da Secretaria de Cultura do DF.

2.1-Expografia

Curso/Oficina realizada em parceira do Museu da Câmara com a Coordenação de Museologia Social e Educação/IPHAN.

Conceitos de museu, museologia e museografia. O que é expografia. Exposição e comunicação museal. Tipologias de exposição. Exposições de curta, média e longa duração. A linguagem das exposições nos museus. Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos e outros. Técnicas e materiais apropriados para exposição. O discurso expográfico. Exposição e conservação. As exposições e seus diferentes públicos. Diferentes processos de documentação e divulgação da exposição. Pesquisa e avaliação: usuários e beneficiários, resultados alcançados e impacto social das exposições.

Data: 18 e 19 de maio de 2011.

Local: Auditório do CEFOR.

Realização: Câmara dos Deputados e Instituto Brasileiro de Museus

Parceria Institucional: Diretoria-Geral, Secretaria de Comunicação Social, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento

2.2-Conservação de Acervos

Curso/Oficina realizada em parceira do Museu da Câmara com a Coordenação de Museologia Social e Educação/IPHAN.

Os museus e suas funções. Conceitos de preservação, conservação e restauração. Breve histórico da preservação de bens culturais. Fatores de degradação: ação humana, condições ambientais, ataques biológicos e reações químicas. Documentação e conservação preventiva: elaboração de diagnóstico e plano de conservação. Procedimentos técnicos e rotinas de acondicionamento, manuseio, embalagem e transporte. Política de conservação de acervos. Metodologia para implantação de uma política de guarda, conservação, tratamento, restauração, digitalização e disponibilização do acervo fotográfico em banco de imagens.

Data: 14 e 15 de setembro de 2011

Local: Sala de restauração da COBEC e Auditório do CEFOR

Realização: Câmara dos Deputados e Instituto Brasileiro de Museus

Parceria Institucional: Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Secretaria de Comunicação Social, Coordenação de Relações Pública e Espaço Cultural.

Parceria Interna: Coordenação de Publicações, Coordenação de Biblioteca e Coordenação de Arquivo.

Parceria Externa: IPHAN.

 

3 - Exposições Históricas e Institucionais

No Centro de Documentação e Informação está depositado um imenso acervo histórico-institucional da Câmara dos Deputados. São milhares de documentos, imagens, obras, e registros taquigráficos, que depois de pesquisados e selecionados passam a compor exposições históricas e institucionais, que servirão de base para divulgação das proposições, dos pronunciamentos, dos debates e das votações na Câmara dos Deputados e no Parlamento brasileiro - desde as memoráveis sessões da Assembléia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil de 1823 até os dias de hoje. Registros belíssimos dos trabalhos parlamentares que foram produzido pelos representantes da Nação em momentos de afirmação da nacionalidade, na construção da nossa democracia e na promoção da cidadania.

São 188 anos de história parlamentar que são disponibilizados a todos os brasileiros tendo em vista a compreensão e valorização do riquíssimo patrimônio histórico que está sob a guarda do Centro de Documentação e Informação. Patrimônio construído em momentos dificeis, de lutas sangrentas, de revoltas provinciais, de guerras contra invasões estrangeiras e de guerras para consolidação do vasto território brasileiro. Fatos que foram vivenciados e discutidos em sua plenitude no plenário da Câmara dos Deputados e na Câmara dos Senadores ao longo de quase dois séculos de suas existências constitucionais nas Cartas políticas do povo brasileiro e registrados nos Anais das duas Casas do Congresso Nacional. Divulgar esse trabalho é função específica do Museu e determinado em normas.

Esse trabalho, desenvolvido pelo Museu da Câmara está em consonância com o mapa estratégico institucional tendo em vista a promoção da cidadania e do processo democrático; a contribuição para o fortalecimento institucional do Poder Legislativo; e a contribuição para o aperfeiçoamento da função legislativa, fiscalizatória e representativa.

3.1- Exposição comemorativa do Dia Internacional da Mulher

- 5 anos da Lei Maria da Penha – Os Avanços Legislativos em Defesa da Mulher.

A exposição tratará do histórico da luta da mulher pelos seus direitos de defesa, a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), sua criação e seus efeitos, além das proposições que tratam da defesa e proteção da mulher

Data: 02 a 31 de março de 2011

Local: Corredor de acesso ao plenário

Realização: Câmara dos Deputados

Parceria Institucional: Bancada Feminina, Comissão de Seguridade Social e Família, Diretoria-Geral, Secretaria de Comunicação Social, Departamento Técnico. Consultoria Legislativa e Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

Parceria Externa: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

3.2- Exposição - 10 Anos da Comissão de Legislação Participativa

Data: .

Local: Realização: Câmara dos Deputados

Parceria Institucional: Diretoria-Geral, Secretaria de Comunicação Social, Departamento Técnico. Consultoria Legislativa e Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

Parceria Externa:  

3.3- Exposição Comemorativa da Semana da Pátria

Data: 30 de agosto a 22 de setembro de 2011

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Realização: Câmara dos Deputados

Parceria Institucional: Diretoria-Geral, Secretaria de Comunicação Social, Departamento Técnico. Consultoria Legislativa e Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

 

3.4- Exposição Comemorativa do Mês do Servidor, da Semana do Livro e do Dia da Biblioteca

A exposição tratará dos vários momentos dos servidores em seu ambiente de trabalho e sua produção intelectual, além de lançamento de livros de escritores das duas Casas do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União.

Data: 11 a 31 de outubro de 2011.

Local: Espaço do Servidor.

Realização: Câmara dos Deputados

Parceria Institucional: Diretoria-Geral, Secretaria de Comunicação Social, Departamento Técnico, Consultoria Legislativa e Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

Parceria Interna: Coordenação de Publicações, Coordenação de Biblioteca e Coordenação de Arquivo.

Parceria Externa: Sindilegis e Aslegis.

3.5-

 

Data:

Local:

 

Parceria Institucional: Diretoria-Geral, Secretaria de Comunicação Social, Departamento Técnico. Consultoria Legislativa e Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

 

3.6– Presépios de Natal

Serão montados no Salão Negro do Congresso Nacional três presépios de Natal de autoria dos irmãos Araújo. O público visitante será convidado a votar de acordo com critério de beleza e criatividade.

Data: 20 de dezembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Realização: Câmara dos Deputados

Parceria Institucional: Diretoria-Geral, Secretaria de Comunicação Social, Departamento Técnico, Consultoria Legislativa e Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

- Projetos do Museu da Câmara para o ano de 2011

São ações e projetos, que de acordo com a gestão estratégica, tem como objetivo a interação com a sociedade em todos os seus segmentos para o fortalecimento da democracia e a promoção da cidadania; além do atendimento e assessoramento com excelência aos parlamentares, aos órgãos colegiados deliberativos e à administração da Casa.

4.1- Estudos e abertura de projeto para implantação do "I Concurso Câmara dos Deputados de Arte Contemporânea" em parceria com o Espaço Cultural

Uma política de aquisição de obras de arte pela Câmara dos Deputados deve estar inserida no contexto de valorização do Palácio do Congresso. Melhorar o acervo, do ponto de vista da qualidade das obras, significa dotar a sede do Parlamento de trabalhos que exaltem a arte e a cultura brasileira. Portanto, mais do que o ato de adquirir obras, trata-se de um gesto voltado a uma função social que a Câmara também deve ter, que é a de qualificar seu diálogo com a sociedade por meio da cultura.

Além disso, essa iniciativa coincide com a construção de novos edifícios para a Casa onde deverá ser constituído o Centro Cultural da Câmara. Tal fato, por si só, já justifica uma mobilização em prol do enriquecimento do acervo.

O "I Concurso Câmara dos Deputados de Arte Contemporânea" será realizado em parceria

Os locais para a exposição estarão concentrados na Galeria de Artes do Espaço Cultural, na Sala de Exposições do 10º Andar, no Espaço do Servidor e no Corredor de Acesso ao Plenário. Com data prevista entre novembro e dezembro.

4.2- Iluminação das principais obras de arte que estão distribuídas nos diversos espaços da Câmara dos Deputados.

As obras de arte, objetos e peças históricas foram distribuídas pelas várias salas da Casa sem um estudo complementar de iluminação. O trabalho deverá levar em consideração a valorização do complexo arquitetônico do Congresso Nacional e do acervo cultural da Câmara dos Deputados.

4.3- Detalhamento da política de aquisição de obras de arte para compor o novo espaço do Museu.

Uma política de aquisição de obras de arte pela Câmara dos Deputados deve estar inserida no contexto de valorização do Palácio do Congresso Nacional. Melhorar o acervo, do ponto de vista da qualidade das obras, significa dotar a sede do Parlamento de trabalhos que exaltem a arte e a cultura brasileira. Portanto, mais do que um ato de adquirir obras, trata-se de um gesto voltado a uma função social que a Câmara também deve ter, que é a de qualificar seu diálogo com a sociedade através da cultura. Além disso, essa iniciativa coincide com a construção de novos edifícios para a Casa.

Nesse sentido, a política de aquisição de obras de arte deverá levar em conta também que as novas edificações, obras do arquiteto Oscar Niemeyer, integrarão o complexo arquitetônico da Câmara dos Deputados e, como tal, necessitarão de peças, objetos e obras artísticas com o objetivo de fazer a integração do ambiente com a arquitetura. Essas obras deverão ser de artistas renomados e contemporâneos, tendo em vista a valorização dos espaços da Casa. No ano de 2009 propusemos a aquisição de obras de Glênio Bianchetti e Enrico Bianco; no ano de 2010 está em estudo proposta de aquisição de obras de outros grandes pintores e escultores brasileiros, cujas obras são contemporâneas ao complexo arquitetônico.

4.4-Elaboração do plano museológico para o Museu da Câmara.

O plano museológico constitui-se em documento norteador na criação de parâmetros gerais para a gestão do Museu. Administrativamente, o plano museológico instrumentaliza o gestor de museu na profissionalização e sistematização dos trabalhos desenvolvidos. O que se pretende fundamentalmente com a elaboração do plano museológico é definir a missão do Museu, identificando sua verdadeira vocação e viabilizando maior articulação entre as instâncias de seu universo funcional.

O processo é participativo, realizado através de reuniões regulares e debates com toda a equipe. Busca-se com essa dinâmica identificar os pontos críticos do setor. O elenco apresentado pelo grupo subsidiará a definição dos objetivos estratégicos que nortearão o planejamento das atividades e projetos desenvolvidos pelo Museu da Câmara, buscando integração efetiva com Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

4.5-Estudos para implementação de uma nova página eletrônica do Museu da Câmara.

O Museu da Câmara deve ser compreendido não apenas como um espaço de preservação do patrimônio cultural da Casa. Ele é também a instância responsável pela permanente renovação do acervo e pelo desenvolvimento de estudos voltados à construção de uma política cultural que torne cada vez mais eficaz o diálogo com os cidadãos. Nesse sentido, a comunicação com a sociedade deve ser prioridade em todas as ações do Museu, e a internet é um dos principais canais dessa comunicação, dado seu caráter abrangente e inclusivo.

4.6-Levantamento do histórico do acervo do Museu.

Realização de parceria do Museu com o DEMAP e DETEC para o levantamento do histórico do acervo de obras de arte, peças e objetos históricos, além da identificação das peças de interesse museológico com o selo do museu. Será feita pesquisa nos arquivos dos processos de aquisição e incorporação desse acervo ao patrimônio da instituição, e em fontes da história oral.

 

Nesse aspecto, a identificação das peças com o selo do Museu possibilitará o controle eletrônico do acervo distribuído pela Casa, assim como a viabilização de ações de conservação e higienização periódicas sob a responsabilidade do CEDI/COBEC/Serviço de Conservação e Restauração.

4.7-Estudos para instalação definitiva do painel da seguinte galeria:

Galeria dos ex-diretores-gerais.

O painel terá a função de resgatar grandes personagens do Parlamento brasileiro, que vivenciaram momentos políticos de magnitude especial e tomaram decisões que influenciaram gerações de brasileiros na construção da democracia e consolidação da cidadania em nosso país.

4.8-Exposição permanente de parte do acervo de presentes protocolares no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Os objetos do acervo de presentes protocolares do Museu da Câmara guardam diversos significados. Os mais evidentes são a beleza e a singularidade de peças cuidadosamente escolhidas pelos doadores como expressões de culturas nacionais que se querem mostrar diferenciadas em relação às demais. Trabalhos em madeira, couro, cristal, tecido, metal, porcelana, vistos em seu conjunto, convidam à reflexão sobre a diversidade da criação artística humana, sua inventividade e capacidade de transformação de matérias-primas em uma expressão única.

O acervo de presentes protocolares constitui registro importante da passagem de delegações nacionais e estrangeiras pelo Parlamento em busca de um diálogo que se traduz, posteriormente, em medidas concretas de aproximação entre o Brasil e outros países e entre o Legislativo e outras esferas de poder no país – motivos para concretizar exposições permanentes com parte do acervo – renovado periodicamente – abordando a temática "presentes protocolares" no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

4.9-Elaboração de plano de segurança do Museu da Câmara dos Deputados

O Museu da Câmara deve dispor de condições de segurança indispensáveis para garantir a proteção e a integridade dos bens culturais a ele incorporados. Nesse aspecto, durante o ano de 2011, serão realizados estudos do ambiente onde estão localizadas as obras sob a guarda e responsabilidade do Museu, visando à definição de ações de segurança e aquisição de equipamentos adequados à preservação de sua integridade.

 

 

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO

MUSEU DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Calendário 2011

 

Março

Exposição Comemorativa do Dia Internacional da Mulher

Data: 02 a 31 de março de 2011

Local: Corredor de acesso ao plenário

Gabinete de Arte – 1º semestre – Sérgio Lopes

Data: 05 de abril a 29 de agosto de 2011

Local: Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados

Maio

Curso/Oficina – Expografia ou Museografia

Agosto

Gabinete de Arte – 2º semestre –

Data: 30 de agosto de 2011 a 31 de janeiro de 2012

Local: Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados

Setembro

Exposição comemorativa da Semana da Pátria

Data: 30 de agosto a 22 de setembro de 2011

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Curso/Oficina – Conservação de Fotografia

Data: 14 e 15 de setembro de 2011

Local: Sala de restauração da COBEC e Auditório do CEFOR

Outubro

Exposição comemorativa do Mês do Servidor, da Semana do Livro e do Dia da Biblioteca

Data: 11 a 31 de outubro de 2011

Local: Espaço do Servidor

Dezembro

Presépios de Natal

Data: 20 de dezembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

 

 

Ficha Técnica

Locais das Exposições

Salão Negro – Ed. Principal – pav. superior

Salão Nobre – Ed. Principal – pav. superior

Gabinete da Presidência da Câmara – Ed. Principal – pav. superior

Corredor de acesso ao plenário – Ed. Anexo II – pav. superior

Espaço do Servidor – Ed. Anexo II – pav. superior

Sala de exposições – Ed. Anexo IV - 10º andar

Sala de exposições do Espaço Cultural – Ed. Principal - pav. inferior

Apoio

Presidência da Câmara dos Deputados

Mesa Diretora

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

Comissão de Educação e Cultura

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público

Comissão de Turismo e Desporto

Bancada Feminina

Diretoria-Geral

Diretoria Legislativa

Diretoria de Recursos Humanos

Secretaria de Comunicação Social

Departamento Técnico

Departamento de Pessoal

Departamento de Material e Patrimônio

Departamento de Polícia Legislativa

Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento

Centro de Informática

Assessoria de Projetos Especiais / Diretoria Geral

Coordenação de Relações Públicas / Presidência

Espaço Cultural

Coordenação de Arquivo / Cedi

Coordenação de Biblioteca / Cedi

Coordenação de Estudos Legislativos / Cedi

Coordenação de Relacionamento e Pesquisa / Cedi

Coordenação de Publicações / Cedi

Serviço de Preservação – Cobec / Cedi

Seção de Conservação e Restauração – Cobec / Cedi

Núcleo de História Oral – Cobec / Cedi

Seção de Coleções Especiais – Cobib / Cedi

Seção de Programação Visual / Detec

Seção de Produtos Especiais / Secom

Museu da Câmara

Anexo II – Térreo

Tel: 61 3216 5880 / 3216 5881

e-mail:museu.cedi@camara.gov.br

Câmara dos Deputados

Tel: 61 3216 0000

Disque-Câmara: 0800 619 619

Data: 18 e 19 de maio de 2011

Local: Sala de aula - CEFOR

com o Espaço Cultural e que deverá reunir trabalhos de artistas plásticos expressivos de Brasília e de várias cidades brasileiras numa grande mostra competitiva. Uma comissão fará a pré-seleção dos trabalhos que comporão a mostra e concorrerão aos prêmios nas categorias pinturas, esculturas, instalações, desenhos, gravuras e fotografias artísticas. As obras doadas pelos expositores e os trabalhos premiados poderão ser adquiridos para integrarem o acervo do Museu da Câmara.

Realização: Câmara dos Deputados

C) Gabinete de Arte – Marisia Portinari

Data:  agosto a outubro de 2011

Local: Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados

D) Gabinete de Arte – Inos Corradin

 

 

Data: novembro de 2011 a janeiro de 2012

Local: Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados