Construtores do Brasil: homens e mulheres que ajudaram a fazer um grande país

 

Construtores-Faixa

A exposição “Construtores do Brasil: homens e mulheres que ajudaram a fazer um grande país” foi reinaugurada no Salão Nobre do Congresso Nacional entre os dias 6 a 27 de setembro de 2012. Essa mostra teve sua primeira edição em dezembro de 2007 com a reprodução de fotos e ilustrações de 25 personagens históricos. Dos salões do Legislativo, a exposição tornou-se itinerante e percorreu vários lugares do Brasil.

 Em 2007, os personagens históricos foram escolhidos segundo sua notabilidade. Alguns deles não dispunham de imagens autênticas, pois jamais tinham sido retratados, muito menos fotografados, por viverem em épocas, locais ou circunstâncias que não propiciavam tais registros visuais. Nessa segunda edição, seguindo a tradição histórica dos panteões, a galeria foi enriquecida pelas pranchas de artistas que deram rosto, à sua maneira, a cada uma das 25 personalidades, numa pose respeitável de homens e mulheres que inscreveram seu nome na história brasileira.

“Construtores do Brasil” foi uma homenagem aos milhões de brasileiros anônimos e solidários que honram a memória dos 25 personagens históricos e se fazem dignos desse legado na luta pela dignidade humana, pela justiça social e pela cidadania plena a que tem direito o povo brasileiro.

Construtores-01

Construtores-02

Construtores-03