50 anos da Campanha da Legalidade

50 CL- Faixa

 

A exposição “50 anos da Campanha da Legalidade” teve lugar no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, no período de 24 de agosto a 9 de setembro de 2011.

A Campanha da Legalidade aconteceu num momento de grande instabilidade política. O presidente Jânio Quadros havia renunciado à Presidência da República após menos de sete meses no cargo, e seu vice, João Goulart, estava no exterior, encerrando uma visita à China. Pela Constituição Federal vigente, Jango deveria assumir a Presidência; porém, sob a alegação de que ele possuía ligações com os países comunistas à época, os ministros militares não aceitaram sua posse e queriam prendê-lo assim que chegasse a solo brasileiro. A partir de então, um levante nacionalista em apoio ao vice-presidente mostrou ao país a importância de defender a democracia e a própria Carta Magna.

Além do discurso de Brizola no Rio Grande do Sul ao lançar a campanha, a exposição contou com várias imagens de todos os momentos decisivos da empreitada. A Câmara dos Deputados aproveitou o período da mostra, cinquenta anos após os eventos, para relembrar os momentos de resistência, tensão, civismo e participação popular que entraram para a história, bem como para reafirmar a importância de respeitar as leis do país.

50 CL-01


50 Cl-02


50 CL-03

 

50 CL-04

 

50 CL-05