A Representação Feminina na Câmara dos Deputados

Exposição Comemorativa do Dia Internacional da Mulher

Em julho de 1936, Bertha Lutz profere seu discurso de posse na Câmara dos Deputados, acompanhada de Carlota de Queirós, já no Parlamento desde a Constituinte de 33. Cercada de homens por todos os lados, Bertha soube afirmar a presença feminina como justa e necessária.

 

 

A presença das mulheres nesse espaço democrático trouxe à discussão novos temas, novos pleitos, apresentou ao universo masculino novas visões da sociedade, na medida em que as mulheres colocaram sob sua égide a guarda de todas as leis que interessavam ao trabalho feminino, à maternidade, à infância e ao lar.

 

Decorridos quase oitenta anos da posse da primeira mulher na Câmara dos Deputados, a representação feminina vem crescendo paulatinamente. Com isso vem também se ampliando o repertório e a ousadia de suas proposições que versam sobre temas de todas as naturezas, da educação à liberdade de imprensa.

 

Ainda preocupadas com as questões da mulher e da infância, as mulheres de hoje não buscam só a inclusão da mulher no mundo masculino mas o direito à desigualdade necessária no trato das questões femininas.

 

Cláudia Guimarães

curadora