Palácio Museu: Arte por Toda Casa
A exposição “Palácio Museu: Arte por Toda Casa” foi inaugurada no dia 11 de dezembro no gabinete da presidência da Casa. O objetivo da mostra foi expor a parte mais significativa do conjunto do acervo da Câmara dos Deputados. A seguir segue o texto dos curadores, Wesley Vasconcelos e Sylvia Helena:
“O Palácio do Congresso Nacional, cuja monumentalidade foi idealizada por Oscar Niemeyer para abrigar os grandes debates nacionais, é um dos marcos da arquitetura modernista, além de ser reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além das obras de arte de integração arquitetônica, notadamente as de Athos Bulcão, Di Cavalcante e Marianne Peretti, a Câmara dos Deputados abriga expressiva mostra da arte e da cultura brasileira. Nos seus corredores, anfiteatros e salas de trabalho, a cultura nacional se faz presente pelas mãos e pela imaginação de brasileiros de várias regiões e estilos que tiveram suas obras incorporadas ao acervo da Casa. Dessa vibrante realidade, emprestamos o termo Palácio Museu para demonstrar a vocação do Legislativo Nacional para permanecer sintonizado com o que há de mais expressivo na criatividade de nosso povo.
O Gabinete de Arte da Presidência da Câmara, aberto ao público nos feriados e finais de semana, que já abrigou artistas e coleções públicas importantes, expõe agora uma pequena mostra recolhida dentre as 800 obras de arte espalhadas pelas dependências da Casa. São gravuras, pinturas e esculturas de artistas como Iberê Camargo, Aldemir Martins, Rafael Falco, Quirino Campofiorito, Glênio Bianchetti, Victor Brecheret, Sônia Ebling, entre outros.
Com este Gabinete de Arte, a Câmara dos Deputados reafirma sua vocação democrática e convida os brasileiros para conhecerem um dos seus principais espaços institucionais e para apreciarem seu acervo cultural, orgulho da Instituição e de quem nela trabalha.”