As páginas do portal da Câmara vêm sendo paulatinamente reformuladas desde 2019 para atender às necessidades do cidadão comum, com base nas seguintes premissas:
- Priorização de informações e serviços de maior interesse dos cidadãos
- Transparência das informações legislativas e administrativas
- Uso de linguagem clara e de ampla compreensão
- Navegação intuitiva
- Usabilidade
- Adequação do leiaute e da navegação para o uso pelo celular
- Acessibilidade
- Impessoalidade e apartidarismo
- Não-atendimento a interesses setoriais ou privados
Para definir as prioridades neste processo contínuo de reformulação, a equipe que gerencia o portal baseia-se nas estatísticas externas de acesso, na relação do conteúdo com a atividade-fim da instituição e em ferramentas de captação de interesses e percepções do usuário final, como diagnósticos, pesquisas e testes de usabilidade com metodologias diversas.
A missão do portal é prover ao cidadão amplo acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático. A satisfação do usuário é a força motriz para o trabalho de aprimoramento que tem sido realizado. Comentários, sugestões ou relatos de experiências pessoais ao visitar o Portal da Câmara dos Deputados podem ser registrados por meio do Fale Conosco.