Exposição Comemorativa da Semana da Pátria

A Câmara dos Deputados celebra a Semana da Pátria com exposição sobre os heróis no Panteão da Pátria.

 

Projeto Cenográfico: Camila Hott

Exposição Comemorativa da Semana da Pátria: A Construção da Memória Nacional - Os Heróis no Panteão da Pátria

Heróis da Pátria

Nos últimos anos, no contexto da renovação da historiografia brasileira, surgiram diversos estudos e pesquisas, com novas interpretações e abordagens acerca do papel da memória na construção da identidade nacional. A presente exposição objetiva contribuir para o entendimento da memória e da sacralização do passado como elementos de afirmação da identidade da nação, tendo como referência a exposição temporária, realizada sob os auspícios do Museu da Câmara dos Deputados, intitulada A CONSTRUÇÃO DA MEMORIA NACIONAL: OS HERÓIS NACIONAIS NO PANTEÃO DA PÁTRIA. Como bem assinalou o historiador francês Pierre Nora, celebrações, comemorações, rituais cívicos, estátuas, monumentos históricos e panteões constituem, por excelência, o que ele convencionou denominar de "lugares de memória".

Tomamos, portanto, como objeto da exposição um "lugar de memória" da nacionalidade brasileira e pouco conhecido da grande maioria da população. Trata-se do Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves , mais conhecido como "Panteão da Pátria", localizado na capital da República. Nele se encontra um livro de aço denominado "Livro dos Heróis da Pátria", onde estão inscritos nomes de personagens históricos que, em vida, se dedicaram ao "ideário da liberdade e da democracia".

O Panteão da Pátria, localizado em Brasília-DF, foi construído para ser um monumento inspirado nos ideais de liberdade e democracia do ex-presidente Tancredo Neves. Sua inauguração se deu no dia 7 de setembro de 1986, data máxima da nacionalidade e nele se encontra o Livro dos Heróis da Pátria, "onde ficarão gravados para a eternidade os nomes dos que combateram e morreram para que todos os brasileiros fossem livres em sua pátria soberana" (PANTEÃO DA PÁTRIA, folheto explicativo). Nesse livro já estão inscritos os nomes de Tiradentes, Marechal Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares, D. Pedro I, Plácido de Castro, Duque de Caxias, dentre outros - fruto de projetos de lei que tramitaram no Congresso Nacional.