Retratos da Brasilidade:Cenas Brasileiras

POrtinari- Faixa

A Câmara dos Deputados iniciou uma série de exposições, denominada “Retratos da brasilidade”, que valorizam o que há de mais brasileiro em nossa arte. Os doze painéis de Candido Portinari intitulados Cenas brasileiras estiveram expostos no Salão Negro do Congresso Nacional no período de 3 de julho a 16 de setembro de 2012.

Cenas brasileiras, que atualmente pertencem à coleção do Banco Central do Brasil, foram pintados entre 1954 e 1956, por encomenda de Assis Chateaubriand, para decorar o saguão da revista O Cruzeiro. Trata-se de painéis marcados não só pela representação temática do nosso folclore e da nossa cultura popular, mas por suas soluções plásticas inovadoras, como o desenho expressivo, de efeitos dramáticos, e o uso inusitado da forma e da cor.

No momento da feitura dos painéis, Portinari havia atingido a maturidade artística e tornava-se o “clássico moderno” brasileiro. É impressionante o que Portinari faz da cor, ao abandonar as atmosferas cinzentas que predominavam no cubismo. O resultado é a criação, em cada obra, de um determinado universo de tonalidades. O desenho expressivo, uma das marcas de seu trabalho, cria uma visualidade reconhecidamente brasileira.

POrtinari-01

POrtianri-02

POrtinari-03

POrtinari-04

POtinari-05