Mantos de Nossa Senhora

Mantos- FaixaA exposição “Mantos de Nossa Senhora” ocorreu no período de 13 a 16 de setembro de 2011, no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados. O foco da mostra foram os mantos que envolveram Nossa Senhora durante o Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa do país, que atrai multidões a Belém do Pará. O manto, sempre novo a cada procissão, é um dos principais símbolos do Círio.

A palavra círio é originária da latina cereus e significa vela ou tocha grande usada no cumprimento das promessas de fiéis nas procissões em Portugal. O conjunto dessas velas ou tochas, na sua essência, representava um número significativo de devotos organizados para uma romaria.

A tradição do Círio de Nazaré, o Natal dos Paraenses, inicia-se com a grande procissão da imagem de Nossa Senhora, que é conduzida da Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, até a Praça Santuário, no bairro de Nazaré.  O Círio é um elemento de identidade do povo paraense reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem de natureza imaterial do patrimônio cultural brasileiro.

A Câmara dos Deputados, ao realizar a exposição, cumpriu papel no registro da expressão de religiosidade do povo brasileiro e reafirmou a responsabilidade e o compromisso com a sua preservação como fenômeno de identidade cultural, que transcende crenças, etnias e condições sociais.

Mantos-01

Mantos-02

Mantos-03

Mantos-04

Mantos-05