Exposição Joaquim Nabuco

Exposição Comemorativa e de Homenagem ao Deputado Joaquim Nabuco de Araújo
18/10/2010 13h55

Exposição Joaquim Nabuco

Deputado Joaquim Nabuco

A Câmara dos Deputados se associa à Academia Brasileira de Letras e à Fundação Joaquim Nabuco na homenagem pelo centenário da morte do jornalista, escritor, diplomata e deputado Joaquim Nabuco (1849-1910).

A Câmara focará sua participação nas comemorações destacando o Nabuco parlamentar. Convocado pelo presidente da Academia, o ministro Marcos Vilaça, criamos na Câmara dos Deputados uma comissão especial para organizar as homenagens. Integrada pelos deputados André de Paula e Maurício Rands, de Pernambuco, José Fernando Aparecido, de Minas Gerais, e Marcelo Almeida, do Paraná, a comissão programou eventos e atividades para todo o ano de 2010, entre as quais o lançamento deste espaço na página da Câmara dos Deputados na Internet, que trará vasto material sobre a vida parlamentar do homenageado e que será também o ambiente de divulgação e registro de tudo o que realizarmos nesse particular.

O ano de Joaquim Nabuco na Câmara dos Deputados inclui também exposição sobre o deputado no salão negro do Congresso Nacional, no período de 18 de outubro a 15 de novembro; sessão solene em homenagem a Nabuco, no dia 9 de novembro, e a reedição de uma coletânea dos discursos do ex-deputado abolicionista, reunindo aqueles mais representativos da sua brilhante atuação parlamentar.

Os veículos de comunicação da Câmara estão produzindo publicações, programas especiais e documentários, que serão divulgados a partir de abril. Na grade de programação, também está prevista a exibição de material produzido por outras instituições.

Além disso, a Câmara vai promover o Colóquio "Joaquim Nabuco: o resgate de um capítulo na história do Brasil", no mês de outubro, com a participação de vários deputados, do presidente Marcos Vilaça, do ministro Fernando Lyra (presidente da Fundação Joaquim Nabuco), de estudiosos e conhecedores da obra deste grande brasileiro.

Conhecido e admirado como intelectual, escritor, cientista social e jurista, Nabuco foi também deputado pela Província de Pernambuco, pelo Partido Liberal, entre 1879 e 1888. Sua passagem pela Câmara foi marcante, pelo brilho de seus discursos e pela intensa polêmica que motivaram seus pronunciamentos. Nabuco provocou debates do mais alto nível, que engrandeceram o plenário da Câmara dos Deputados e deram uma dimensão política e social diferenciada ao parlamento do Brasil Império.

O Nabuco parlamentar tinha uma oratória fantástica e nos legou discursos de agradável leitura, estilo elegante e conteúdo denso, que reforçam suas qualidades de pensador, a coerência de suas idéias e a solidez de seus argumentos.

Relendo os seus pronunciamentos, salta à vista a sua atualidade. São discursos que tratam de temas como a enorme desigualdade social do Brasil Imperial, as diversas formas de exploração do ser humano, com especial atenção à questão da escravatura, e a defesa apaixonada dos investimentos públicos na educação como instrumento de formação intelectual e promoção econômica e social do povo brasileiro.

Discursos notáveis, profundos e atuais, como os de Nabuco, não podem ficar escondidos nos arquivos, acessíveis apenas aos historiadores e estudiosos. São peças de oratória da melhor qualidade, cuja divulgação amplia a dimensão humanística e política de seu autor e, sobretudo, engrandece o Poder Legislativo.  

A Câmara dos Deputados espera que este espaço esteja à altura das expectativas de seus parceiros nas comemorações do Ano de Joaquim Nabuco e também contribuir para ampliar a visão e o conhecimento do público sobre esse nobre personagem do nosso Legislativo e da história do Brasil.

 

                                                                       Michel Temer

                                                   Presidente da Câmara dos Deputados