Pronunciamentos no Senado Federal em 2005

Pronunciamentos no Senado Federal em 2005

ALMEIDA LIMA-PMDB - SE - 07/12/2005 -Reflexão acerca da formação histórica do Brasil em confronto com a vida contemporânea nos dá a certeza das razões pelas quais não construímos, até hoje, uma grande Nação, um Estado nacional desenvolvimentista e soberano. O povo brasileiro precisa se dar conta de nossas fraquezas e, a partir daí, cortar as amarras que nos aprisionam à cultura da subalternidade que está vinculada a essa má índole que nos tem levado a aceitar, resignados, todas essas aviltantes agressões à nossa brasilidade.Por que o Brasil ainda não se encontra no concerto das grandes nações? Por que a economia brasileira nunca se firmou sólida diante do mundo? Por que a crise econômica é permanente e se aprofunda governo após governo, deixando-nos cada vez mais dependentes? Uma reflexão mais aprofundada da nossa história nos conduzirá às respostas.

ALOIZIO MERCADANTE-PT - SP - 04/03/2005 -  Posse do Presidente Tabaré Vázquez, do Uruguai. Desde a fundação da República Uruguaia, havia uma alternância de poder entre dois partidos tradicionais: Blanco e Colorado. E pela primeira vez, depois de 34 anos de luta, a Frente Ampla, que organizou a resistência à ditadura uruguaia, os setores democráticos, as forças de esquerda chegam ao Governo, elegendo um médico, que foi Prefeito de Montevidéu, que tem uma longa história de militância, de coerência, de sensibilidade social. Tabaré Vázquez não só vence no primeiro turno, como constitui maioria tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal.


ALVARO DIAS-PSDB - PR - 14/10/2005 - Agradeço o privilégio de poder falar em primeiro lugar, por que devo viajar em seguida com destino à Cidade de Foz do Iguaçu, onde se realiza um encontro com a presença de médicos de todo o Brasil ligados à Unimed.

ALVARO DIAS-PSDB - PR - 16/05/2005 - Neste momento, tenho o dever de trazer à tribuna um tema paranaense e nacional. Abordo pontualmente a questão da criação das unidades de preservação ecológica no Paraná. Há um grande debate no meu Estado, especialmente na região dos Campos Gerais, sobretudo na Cidade de Ponta Grossa, reunindo lideranças políticas e representantes de instituições e de entidades organizadas do Estado, em torno das três áreas de preservação ecológica que estão na iminência de serem criadas. São elas o Parque Nacional dos Campos Gerais, com 21,7 mil hectares; a Reserva Biológica das Araucárias, com 16 mil hectares; e Refúgio da Vida Silvestre do Rio Tibaji, com 31,6 mil hectares. O assunto mobiliza a sociedade do meu Estado em um debate sobre preservação ambiental e progresso econômico.

ALVARO DIAS-PSDB - PR - 30/11/2005 -  A inserção nos Anais da Casa do artigo "A Amizade Argentina-Brasil, 20 anos depois do Encontro de Foz do Iguaçu", da professora Mônica Hirst, em comemoração aos 20 anos desse acontecimento, uma vez que o Presidente Lula está em Puerto Iguazu com o Presidente Kirchner exatamente para essa comemoração.

ALVARO DIAS-PSDB - PR- 08/12/2005 - A Câmara Legislativa terá sede em Montevidéu e deverá iniciar os trabalhos até o dia 31 de dezembro de 2006.

ARTHUR VIRGÍLIO-PSDB - AM - 11/05/2005 - A Cúpula América do Sul e Países Árabes é, sem dúvida, uma idéia relevante, que nasce em 2000 e que apresentou resultados que são, no mínimo, discutíveis, e que aqui serão, portanto, discutidos por mim como Líder do PSDB.

ARTHUR VIRGÍLIO-PSDB - AM - 28/04/2005 - Proponho-me hoje a falar um pouco sobre política externa. Afinal de contas, tem sido montada uma máquina fabulosa de propaganda tentando dizer que seria competente a política externa do Presidente Lula.

DELCÍDIO AMARAL-PT - MS - 11/05/2005 - Trata da 1ª Cúpula América do Sul - Países Árabes.

DELCÍDIO AMARAL-PT - MS - 21/10/2005 - Desde o começo deste mês de outubro, o meu Estado, Mato Grosso do Sul, está envidando todos os esforços possíveis no sentido de minimizar os danos decorrentes da descoberta da febre aftosa. Assim que o novo foco foi encontrado, na Fazenda Vezozzo, localizada no Município de Eldorado, todas as providências foram tomadas de modo célere e transparente.


DELCÍDIO AMARAL-PT - MS - 28/10/2005 - Precisamos fazer um trabalho no Mercosul para promover a integração com os países vizinhos. O foco de Naviraí, citado por V. Exª, foi o gado do Paraguai, que entrou no País em 2002. Não duvido que uma das hipóteses analisadas hoje seja o gado do país vizinho. Então, precisamos de uma política de controle sanitário não só no Brasil, mas nos países vizinhos. Isso tem sido feito por outros países vizinhos nossos. É fundamental que venhamos a debater esse tema no âmbito do Mercosul.

EDUARDO SUPLICY-PT - SP - 23/03/2005 - Reflexão acerca de uma das grandes preocupações que nos acometem no presente momento e nos solidarizam com o povo das Américas. Tais preocupações dizem respeito à imigração e aos inevitáveis temas correlatos, portadores de efeitos nocivos aos nossos países e aos seus povos.

EDUARDO SUPLICY-PT - SP - 01/04/2005 - Externa a preocupação e certamente o sentimento de solidariedade de todo o povo brasileiro para com o Papa João Paulo II.

EDUARDO SUPLICY-PT - SP - 03/08/2005 - Relata hoje que, acompanhado do Deputado Júlio Redecker, do PSDB do Rio Grande do Sul, relator do Projeto de Lei nº 189, de 2003, do Senado, já aprovado por esta Casa, que define os objetivos, métodos e modalidades da participação do Governo brasileiro em negociações comerciais multilaterais, regionais ou bilaterais, tivemos uma audiência com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que teve a gentileza de dialogar conosco por uma hora, inclusive a respeito do desenvolvimento do comércio exterior brasileiro e da indústria. 

GERALDO MESQUITA JÚNIOR - Sem Partido - AC - 12/12/2005 - Breve registro da nossa participação, na semana passada, na aprazível e acolhedora cidade de Montevidéu, no Uruguai, da 26ª Reunião Plenária e da 28ª Reunião de Chefes de Estado do Mercosul.

IDELI SALVATTI-PT - SC - 03/03/2005 - Deixo registrada, em nome da Liderança do Governo, a sensibilidade do Presidente Lula no seu retorno do Uruguai, onde tratativas importantes, inclusive de fortalecimento do Mercosul, foram tomadas em conjunto não só com o novo Presidente empossado do Uruguai, Tabaré Vázquez, mas também com o Presidente da Argentina, Néstor Kirchner, e com o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fortalecendo os interesses da América do Sul no contexto internacional.

JOÃO CAPIBERIBE-PSB - AP - 14/03/2005 - Participação em Lisboa, no dia 10, quinta-feira, do Fórum Empresarial Investimentos Internacionais Brasil e Mercosul, que contou com a presença de empresários portugueses e brasileiros.

JOSÉ AGRIPINO-PFL - RN - 11/05/2005 - O Presidente Nestor Kirchner esteve aqui, Senador Antonio Carlos Magalhães, saiu daqui chateado, à francesa, sem dar explicação a ninguém; ele, que é Presidente da República Argentina, com que temos grandes interesses comerciais, com que precisamos ter muito boa relação política e comercial. O Brasil tem que gastar energia e tempo, sim, consertando o Mercosul.

JOSÉ SARNEY-PMDB - AP - 08/12/2005 - Trata o problema do gás. Quando fui Presidente, estabelecemos que, na matriz energética brasileira, devíamos ter 20% originados na produção de gás. Agora, com grande satisfação, li que o Sr. Ministro de Minas e Energia vem da Venezuela e nos traz a notícia de que, na sexta-feira, isto é, amanhã, será anunciado, na reunião de Cúpula do Mercosul em Montevidéu, da qual participará também o Presidente Chávez, um grande acordo para a criação de um supergasoduto no País. 

MARCO MACIEL-PFL - PE - 24/02/2005 - A Espanha, por meio de consulta popular, um referendo, aprovou a nova Constituição Européia.

MARCO MACIEL-PFL - PE - 09/05/2005 - O Mercosul é importante para o Brasil e os países que o integram, quer como membros instituidores, quer como membros associados.

MARCO MACIEL-PFL - PE - 17/05/2005 -  Apreensão diante do crescente desinteresse do Governo pelo Mercosul.

MARCO MACIEL-PFL - PE - 27/05/2005 -  A questão do esforço de integração internacional.

MARCO MACIEL-PFL - PE - 03/06/2005 - A Argentina sempre teve destacada importância nas relações externas do Brasil. E as recentes manifestações dos respectivos governos, ainda que muitas vezes desencontradas, apenas deixam evidente que essa importância continua grande e atual.


MOZARILDO CAVALCANTI - PTB - RR - 28/02/2005 - O Chanceler Celso Amorim publicou, no jornal O Estado de S. Paulo, artigo com o sugestivo título "De Ouro Preto a Ouro Preto".