Notícias

  • 14/06/2011 - Seminário debate alternativas para a sustentabilidade
    A Câmara dos Deputados recebeu, no dia 9 de junho, o Seminário Sustentar XXI. O evento foi uma iniciativa da Comissão de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável e fez parte da programação da Casa em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente (5 de junho). O potencial do País para a utilização de fontes de energia sustentáveis foi destaque no seminário, que trouxe também novidades relativas à neutralização das emissões de carbono do Congresso Nacional.
  • 07/06/2011 - Congresso comemora Dia do Meio Ambiente em sessão solene
    O Congresso Nacional realizou, no dia 7 de junho, sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). O evento fez parte de uma série de atividades alusivas à data realizadas durante o mês e foi proposto pelos deputados Alfredo Sirkis (PV-RJ) e Sarney Filho (PV-MA).
  • 01/06/2011 - Câmara abre comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente
    Parlamentares, entidades ambientalistas e representantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal participaram no dia 31 de maio da abertura das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente no Congresso Nacional. Durante a cerimônia, que aconteceu no Espaço do Servidor da Câmara, foram inauguradas as exposições "Fauna e Flora do Bosque dos Constituintes", "Projeto Corredor Ecológico" e "Cempre – Reciclagem".
  • 30/05/2011 - Dia Internacional do Meio Ambiente é comemorado com ampla programação
    Seminários, exposições e mostra de filmes são algumas das opções oferecidas. O evento, que é uma parceria entre Câmara dos Deputados e Senado, acontece entre os dias 31 de maio e 2 de julho
  • 17/05/2011 - Mesa Diretora aprova ato sobre licitações sustentáveis
    A partir de agora, aquisição de bens, contratação, execução e fiscalização de serviços e de obras na Câmara dos Deputados devem ser norteados, também, por critérios socioambientais. Isso é o que determina o Ato da Mesa nº4, assinado no dia 5 de maio de 2011 pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS).
  • 17/05/2011 - Ecocamaradas recebem homenagem
    Durante o evento “Com a palavra, a sustentabilidade”, realizado no último dia 12 de maio, os participantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas) que se destacaram por suas ações durante o ano de 2010 foram homenageados, recebendo um diploma e um broche comemorativo.
  • 17/05/2011 - Câmara apresenta sua Política Socioambiental
    O Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) realizou, no dia 12 de maio, o seminário “Com a palavra, a sustentabilidade”, a fim de apresentar a Política Socioambiental da Casa para servidores, gestores e convidados. O evento, que teve a presença de cerca de 100 participantes, contou com palestra sobre o meio ambiente e premiação dos colaboradores voluntários que se destacaram na área ambiental durante o ano de 2010.
  • 06/05/2011 - Doação de livros une meio ambiente e cultura
    Um número cada dia maior de parlamentares que atuam na Câmara dos Deputados vêm demonstrando consciência ambiental e preocupação em incentivar a cultura. A doação de livros recebidos pelos gabinetes para bibliotecas públicas e outras instituições é uma das formas encontradas por eles para evitar o descarte desnecessário de materiais e, ao mesmo tempo, propiciar à população menos favorecida o acesso à leitura.
  • 04/05/2011 - Câmara lança portfólio de ilustrações do cerrado
    A Câmara dos Deputados lançou, no dia 26 de abril, o portfólio “50 Anos da Capital no Cerrado Brasileiro”, com ilustrações científicas deste bioma. A obra foi o primeiro fruto do acordo de cooperação técnica entre a Câmara dos Deputados e a Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste, celebrado em 2010, e será oferecida pela Presidência da Casa a autoridades em visitas oficiais.
  • 04/05/2011 - Bem-te-vi-verdadeiro – A Câmara é o Bicho
    A coluna “A Câmara é o Bicho” traz nesta edição o bem-te-vi-verdadeiro, animal que se caracteriza pela coloração amarelo vivo no ventre e por uma listra branca no alto da cabeça, além do canto que o nomeia. Considerado um dos pássaros mais populares do Brasil, é um dos primeiros a vocalizar ao amanhecer.
  • 03/05/2011 - Demed se aproxima da meta no descarte de resíduos perigosos
    O Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) divulgou os resultados do primeiro monitoramento de resíduos do Departamento Médico da Casa (Demed) de 2011, realizado nos meses de abril e maio. Os números ficaram próximos da meta estabelecida de descartar apenas 10% dos materiais como pertencentes ao Grupo A (risco biológico), que devem ser incinerados, demonstrando que os esforços empreendidos pela Câmara desde 2004 vêm produzindo resultados positivos.
  • 02/05/2011 - Árvore do Mês - Pau-ferro
    A árvore do mês de abril é o pau-ferro, espécie de grande porte, nativa da Mata Atlântica. Diz-se que seu nome advém das faíscas e do ruído metálico produzido pelos machados ao cortá-la. O pau-ferro possui madeira dura, densa, durável, resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos e para construção civil. Alguns a chamam de "ébano brasileiro”, por causa de sua alta densidade.
  • 27/04/2011 - Departamento de taquigrafia lança o EcoDetaq
    Desde de 12 de abril de 2011, o Departamento de Taquigrafia da Câmara dos Deputados (Detaq) não imprime mais uma série de documentos, que agora são digitalizados e disponibilizados eletronicamente. A medida vem se somar a uma série de outras já implementadas e a diversas ações em estudo visando à preservação do meio ambiente no setor. O conjunto de iniciativas, que exprimem a preocupação do departamento com a sustentabilidade, vem sendo chamado de EcoDetaq.
  • 06/04/2011 - Participação da Câmara na Hora do Planeta reforça compromisso com a sustentabilidade
    A Câmara dos Deputados participou, no último dia 26 de março (sábado), de mais uma edição da Hora do Planeta, manifestação mundial que sinaliza a preocupação com o aquecimento global por meio do apagar de luzes. A Casa permaneceu às escuras durante uma hora, assim como muitos monumentos e residências em cidades de todo o mundo.