Dia Internacional do Meio Ambiente é comemorado com ampla programação

Seminários, exposições e mostra de filmes são algumas das opções oferecidas. O evento, que é uma parceria entre Câmara dos Deputados e Senado, acontece entre os dias 31 de maio e 2 de julho
30/05/2011 16h05

O Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, vai ser comemorado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com diversos eventos. O objetivo é promover, até o dia 2 de julho, um espaço de discussão de temas relacionados à sustentabilidade. A abertura conjunta das comemorações acontece no salão entre o Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados e o Espaço do Servidor nesta terça-feira (31), às 15h.

O evento contará com exposições, audiências públicas, seminários, palestras, mostra de cinema, pedalada, caminhada, entre outros. No dia 7 de junho, acontece sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, às 10h, em comemoração a data com as apresentações do coral da Escola das Nações e do cantor Guilherme Arantes.

A fauna e a flora do Bosque dos Constituintes, os 25 anos da SOS Mata Atlântica, a Política Nacional de Resíduos Sólidos serão alguns dos temas das exposições. Entre os assuntos das palestras, estão a sustentabilidade na gestão do saneamento; boas práticas ambientais; energias renováveis; biodiversidade; e carbono zero. Os debates contarão com participação de especialistas com o objetivo de ampliar conhecimentos de gestores públicos e da sociedade em geral sobre as questões ambientais.

Segundo a coordenadora-geral do EcoCâmara, Janice de Oliveira, a Câmara celebra o Dia Internacional do Meio Ambiente desde 2004, sendo esse o primeiro ano em que o evento será feito em parceria com o Senado. "É muito importante celebrar esse dia, pois assim é possível mostrar à sociedade as ações desenvolvidas pela Casa para promoção da sustentabilidade", afirmou. "Além disso, por meio da realização de palestras, seminários e audiências públicas, é possível compartilhar novas ideias e novos conceitos sobre a conservação do meio ambiente”, completou.