Bem-te-vi-verdadeiro – A Câmara é o Bicho
A ave, que é de médio porte, mede entre 22 e 25 cm de comprimento e pesa em média 60 gramas. Sendo um animal típico da América Latina, foi introduzido nas Bermudas em 1957 e na década de 70 em Tobago. Com grande capacidade de adaptação, no Brasil pode ser encontrado em cidades, matas e em locais próximos a ambientes aquáticos, como lagoas e rios.
O pássaro constrói seu ninho de forma esférica com capim, ramos de vegetais e podem inclusive utilizar, sobretudo em zonas urbanas, papel, plástico e fios. O bem-te-vi-verdadeiro põe cerca de quatro ovos.
O bem-te-vi-verdadeiro come de tudo, desde frutas e flores até insetos e ovos de passarinhos. Estas aves são agressivas, ameaçando até gaviões e urubus quando estes se aproximam do seu território. Andam geralmente sozinhos, mas podem ser visto em grupos de três ou quatro.
Na Câmara
Na Câmara dos Deputados, a ave pode ser vista em todas as áreas verdes do Complexo Principal, Complexo Avançado, Residência Oficial e Torre de TV do Colorado, assim como nas quadras residenciais. Exemplares deste pássaro são particularmente comuns nas imediações do espelho d’agua do Anexo I, onde se banham e bebem água.
Exemplares de espécies próximas ao bem-te-vi verdadeiro, como o bem-te-vi-de-bico-chato, bem-te-vi-pirata, bem-te-vizinho e bem-te-vi-do-brejo também são frequentemente avistadas nas imediações da Câmara.
Ficha do Bicho:
Nome científico: Pitangus sulphuratus (Linnaeus, 1766)
Ordem: Passeriformes
Família: Tyrannidae (Tiranídeos)
Sub-família: Tyranninae
Gênero: Pitangus
Nome comum: bem-te-vi, bem-te-vi-verdadeiro, pituã, triste-vida, bem-te-vi-de-coria, pitanguá, siririca (fêmea)
Habitat: América do Sul, do Norte e Central
Alimentação: Insetos, frutos e pequenos peixes
Na Câmara dos Deputados: em todas as áreas verdes do Complexo Principal, Complexo Avançado, Residência Oficial, quadras residenciais, Torre de TV do Colorado e Bosque dos Constituintes.