Bosque dos Constituintes

Localizado na Praça dos Três Poderes, um dos cenários mais conhecidos da capital federal, o Parque Bosque dos Constituintes é um local de grande significado histórico por homenagear os membros da Assembleia Nacional Constituinte. Esses parlamentares foram pioneiros ao incluir, na Constituição Federal, um artigo inteiramente dedicado à proteção do meio ambiente - o 225.

Plantado em 1988, trata-se de uma área de 70.814 m²  que abriga cerca de 600 árvores – muitas delas originalmente plantadas pelos parlamentares que integraram a Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

Também vivem no Bosque pelo menos 55 espécies de aves, além de diversos outros animais, como répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.

Placa

Passados 20 anos sem nenhum cuidado especial, a Câmara dos Deputados  iniciou um intenso programa de revitalização do local.

As ações têm sido conduzidas com três focos: sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade. Diversas melhorias estão previstas, como a instalação de jardins temáticos, centro de visitantes, ciclovia, parque de esculturas e calçada projetada por Athos Bulcão – além da reconstituição, em seu entorno, da vegetação original de cerrado.

Busca-se também a integração do espaço com outros pontos de interesse próximos, como o Panteão da Pátria, a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional.

Destaques