Câmara apresenta sua Política Socioambiental

O Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) realizou, no dia 12 de maio, o seminário “Com a palavra, a sustentabilidade”, a fim de apresentar a Política Socioambiental da Casa para servidores, gestores e convidados. O evento, que teve a presença de cerca de 100 participantes, contou com palestra sobre o meio ambiente e premiação dos colaboradores voluntários que se destacaram na área ambiental durante o ano de 2010.
17/05/2011 16h45

“Precisamos disseminar as boas práticas socioambientais para dentro e fora da Casa. Queremos que a nossa política tenha o envolvimento de todos e que seja cada vez mais e melhor estruturada, com diretrizesRogério Ventura 2 e ações definidas.” Esse foi o compromisso defendido pelo diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura, durante o seminário, realizado no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor).
Ventura apresentou a política socioambiental da Câmara (Portaria 336/2010), publicada em 2010, a servidores, gestores e outros interessados na temática ambiental. As práticas têm servido de exemplo para diversos órgãos públicos, alguns dos quais enviaram representantes ao evento, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).


Homenagem aos ecocamaradas


O evento serviu também para homenagear os participantes do Programa de Voluntariado Evento 12-05-2011 2Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas) cujas ações se destacaram durante o ano de 2010, contribuindo para melhorias na gestão ambiental da Casa e  estimulando a consciência dos seus colegas de trabalho. Os escolhidos receberam um diploma e um broche comemorativo. Foi o segundo ano da homenagem, que nesta edição premiou seis servidores, de áreas diversas (clique aqui para saber mais sobre a homenagem aos Ecocamaradas do ano).

Palavra de especialista

 

Suzana Machado Pádua, professora doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, ministrou a palestra “Nossa responsabilidade por um mundoSuzana Machado melhor” e elogiou as medidas da Casa em busca da sustentabilidade. “Nosso maior desafio costuma ser a implementação dos projetos. No plano das ideias, tem muita coisa formulada, bonita. Mas me deu uma satisfação muito grande ver que a Câmara dos Deputados está realmente colocando isso em prática.”
Suzana enxerga necessidade de se divulgar cada vez mais as iniciativas de gestão ambiental. “Acho que os brasileiros não estão sabendo desses projetos como deveriam. Todos merecem sentir o orgulho que eu senti hoje, ao conhecer esse lado da Câmara”, disse a pesquisadora, que é presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) e tem vasta experiência em educação ambiental, abordagem participativa e assentamentos rurais.
De acordo com a coordenadora-geral do EcoCâmara, Janice Oliveira, foi justamente em busca dessa maior divulgação que o evento ocorreu. “Estamos trabalhando com um novo modelo de desenvolvimento, com sustentabilidade e justiça social. Isso faz parte de uma nova consciência ambiental na Casa. Esse evento foi uma forma de chamar cada gestor e servidor para o comprometimento e apresentar o que já está sendo desenvolvido.”
Para o coordenador-geral adjunto do EcoCâmara, Gilson Dobbin, “as pessoas têm que dar significado ao que aprenderam, transformar em ação, em práticas do dia-a-dia. As novas normas vêm nesse sentido: transformar os processos de trabalho e mexer nas rotinas.”
A nutricionista Patrícia Oliveira Brandão, da seção de Administração de Refeitórios, elogiou a iniciativa. “Achei que foi um momento de incentivo à adesão de novos Ecocamaradas. Evento 12-05-2011Quem estava lá e ainda não era membro do programa, com certeza ficou com vontade de conhecer mais o projeto. Prêmios como esse incentivam as pessoas a fazerem a diferença”, garante Patrícia.
Entre as iniciativas, as que mais chamam a atenção da servidora são as relacionadas à economia de água e energia. Ela cita como exemplo o projeto de substituição de garrafas pet de água mineral por filtros de água e jarras metálicas. “Representou um ganho muito grande em termos ambientais para a Câmara e para a natureza”.

 


Política socioambiental


A Política Socioambiental da Câmara dos Deputados foi publicada em novembro de 2010 e endossada este ano pelo atual diretor-geral, Rogério Ventura. A partir da publicação, os órgãos da Casa passaram a possuir diretrizes, objetivos e recomendações socioambientais Logo Política Socioambientalpara considerarem em suas tarefas diárias e processos. Ações como “adotar padrões sustentáveis de produção e consumo de bens” e “incorporar os conceitos e os princípios de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental em seus projetos, processos de trabalhos e aquisições” estão entre as sugeridas pela política.
Janice Silveira e Gilson Dobbin, coordenadores-gerais do Comitê de Gestão Socioambiental, estão realizando visitas aos diretores da Casa para apresentar a política e colocar à disposição dos departamentos a consultoria e o assessoramento do EcoCâmara, visando auxiliar no diagnóstico dos impactos ambientais gerados pelas áreas da Câmara e das melhorias possíveis nos processos de trabalho.


Clique aqui para ver a reportagem da TV Câmara sobre o evento “Com a palavra, a sustentabilidade”.

 

Publicado em: 17/05/2011

Conteúdo relacionado
Ecocamaradas recebem homenagem