Câmara abre comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente

Parlamentares, entidades ambientalistas e representantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal participaram no dia 31 de maio da abertura das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente no Congresso Nacional. Durante a cerimônia, que aconteceu no Espaço do Servidor da Câmara, foram inauguradas as exposições "Fauna e Flora do Bosque dos Constituintes", "Projeto Corredor Ecológico" e "Cempre – Reciclagem".
01/06/2011 14h50

“Todo trabalho de sustentabilidade passa necessariamente por pessoas”, defendeu o diretor-geral da Câmara, Rogério Ventura. Ele ressaltou necessidade de capacitar servidores para atuarem como agentes do desenvolvimento sustentável com o objetivo deRogério Ventura   promover uma mudança de atitude em toda a Casa. Ventura lembrou, ainda, que em 2010 foi instituída a nova política socioambiental da Câmara (Portaria nº 336/2010) e que, recentemente, foi aprovado o ato da Mesa Diretora que regulamenta processos de licitações sustentáveis (Ato da Mesa nº4/2011).

A diretora-geral do Senado Federal, Dóris Peixoto, elogiou a atuação conjunta do Ecocâmara e do Senado Verde. “Nada é tão profícuo quanto a união de esforços e o que estamos fazendo aqui é um exemplo disso. As mudanças não dependem apenas do governo, mas de cada um de nós em casa e, principalmente, na rotina diária de trabalho”, completou.

Exposições

A exposição "Fauna e Flora do Bosque dos Constituintes" traz obras de ilustradores da Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste Brasileiro, já consagrados no País Exposição ilustrações Bosque 2e no exterior, além de obras de novos talentos. O objetivo é sensibilizar e incentivar o acesso aos bens culturais produzidos sobre o País pelo olhar da Ilustração Científica. Os registros iconográficos da fauna e da flora fornecem um bom exemplo da biodiversidade brasileira.

São 30 obras, assinadas por 20 artistas. “Resolvemos mostrar essas ilustrações para ajudar a tocar a sensibilidade das pessoas”, explicou Zenilton Gayoso, curador da exposição e presidente da Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste Brasileiro.

Já a exposição "Projeto Corredor Ecológico- 25 anos da SOS Mata Atlântica e 14 anos daSOS Mata Atlântica
Frente Parlamentar Ambientalista" apresenta painéis que retratam a Mata Atlântica e os projetos de preservação realizados pela Fundação SOS no bioma. O público poderá conhecer também os resultados e conquistas da Frente Parlamentar Ambientalista, alcançados desde a sua criação.

"Cempre – Reciclagem, protegendo o meio Ambiente e promovendo a Inclusão Social" tem como objetivo mostrar a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos para o fortalecimento do modelo brasileiro de coleta seletiva e reciclagem. A Política de Resíduos Sólidos tem como pilar o tripé da sustentabilidade: ambiental, econômico e social.

 

Conheça toda a programação:
Dia Internacional do Meio Ambiente é comemorado com ampla programação

Serviço

Exposição Fauna e Flora do Bosque dos Constituintes
Até 10 de junho, das 9h às 18h30
Local: Espaço do Servidor

Exposição Projeto Corredor Ecológico - 25 anos da SOS Mata Atlântica e 14 anos da Frente Parlamentar Ambientalista
Até 10 de junho, das 9h às 18h30
Local: Corredor de acesso ao Plenário

Exposição Cempre – Reciclagem, protegendo o meio Ambiente e promovendo a Inclusão Social
Até 10 de junho, das 9h às 18h30
Local: Hall da Taquigrafia