A gestão na Câmara dos Deputados se dá por meio de ciclos de longo prazo (doze anos), nos quais são definidas diretrizes estratégicas para a instituição; e de ciclos curtos, de dois anos, nos quais são definidas ações específicas.

O ciclo longo atual (Ciclo de Gestão Estratégica 2012-2023) tem como foco a área-fim da instituição, a transparência e a interação com a sociedade.

Conheça as ações do ciclo de curto prazo em andamento

Os resultados da gestão são acompanhados pelo nível gerencial da Casa. Para dar uniformidade à condução dos programas e projetos, são utilizadas metodologias padronizadas de gestão de projetos e de análise e melhoria de processos.

Modelo de governança

Governança é o sistema de coordenação das decisões para garantir maior controle da gestão, mais segurança e melhor desempenho das organizações.

O Modelo de Governança da Gestão Estratégica da Câmara é formado pelas seguintes instâncias:

- Comitê de Gestão Estratégica (CGE), formado por diretores e pelo diretor-geral da instituição, orienta e acompanha a gestão estratégica da Câmara para garantir sua continuidade administrativa. O comitê reúne-se três vezes ao ano para avaliar o desempenho da organização.

- Comitês Setoriais de Gestão Estratégica, formados dentro de cada unidade administrativa pelo seu titular e chefes de área, orientam e acompanham o processo de gestão estratégica da respectiva Diretoria ou Secretaria; e

- Comitês temáticos, transversais, que tomam decisões e monitoram resultados relativos aos temas de sua competência.

Os comitês reúnem-se periodicamente para avaliar indicadores dos objetivos, programas, projetos e processos estratégicos.

Ações do documento