Notícias

  • 22/09/2021 - Secretaria da Mulher emite nota de repúdio por atos de vandalismo no escritório da deputada Vivi Reis
    A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, vem a público repudiar veementemente os atos de vandalismo praticados por criminosos contra o escritório político da deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA), invadido e vandalizado na madrugada de sexta-feira (17 de setembro de 2021). Esta é a segunda vez que o escritório, localizado na Travessa Ruy Barbosa, na cidade de Belém (Pará) é arrombado. Na primeira vez, achou-se que se tratava de um crime comum, mas as características desta segunda invasão levantam a possibilidade de um crime político. Nesse sentido, manifestamos nosso total apoio e solidariedade à deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA).
  • 20/09/2021 - Secretarias da Mulher e de Relações Internacionais lançam reprodução de manifesto feminista francês
    A Secretaria da Mulher e a Secretaria de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados lançam na próxima quinta-feira (23/09), às 10 horas, a publicação “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã e outros Textos”, reprodução traduzida do original francês de Olympe de Gouges, considerada referência do movimento pela emancipação feminina em todo o mundo, a partir da Revolução Francesa.
  • 17/09/2021 - Segue para sanção projeto que garante absorventes para estudantes e mulheres de baixa renda
    Foi aprovado pelo Senado Federal na terça-feira (14/09) o projeto que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias. O PL 4.968/2019, de autoria da deputada Marília Arraes (PT-PE), cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual e o qualifica como estratégia para a promoção da saúde e da atenção à higiene. O objetivo é combater a precariedade menstrual, que significa a falta de acesso ou falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina. No Senado, o projeto foi relatado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN). Aprovado sem alterações, segue para sanção presidencial. Assinam como coautores do PL as deputadas Iracema Portella - PP/PI , Erika Kokay - PT/DF , Maria do Rosário - PT/RS e outros deputados. No Plenário da Câmara, a relatoria coube à deputada Jaqueline Cassol (PP-RO).
  • 16/09/2021 - Fiocruz lança curso de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade
    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresenta nesta sexta-feira (17/6), às 17h30, a aula inaugural do “Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho”. com ênfase na saúde integral das mulheres”, programa realizado a partir de parceria desenvolvida com a Secretaria da Mulher e via emendas orçamentárias aprovadas na Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. O curso tem por objetivo capacitar mulheres que atuam e vivem em comunidades ribeirinhas, quilombolas, regiões de pesca, marisqueiras e trabalhadoras rurais, entre outras áreas de maior vulnerabilidade sociai.
  • 16/09/2021 - Painéis de votação da Câmara passam a incluir registro de licença-maternidade
    A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados publicou nesta quinta-feira (16/09) ato que inclui, nos painéis de votação do Plenário e das Comissões, o termo “em licença maternidade” ou “em licença paternidade” quando a/o parlamentar estiver ausente por estas condições. A medida foi solicitada após situações de constrangimento em função de votações nas quais aparecia no painel que os deputados ou deputadas constavam como “ausentes” da votação.
  • 14/09/2021 - Ministro Fux atende coordenadora da bancada feminina e procuradora da Mulher
    A coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF) e a procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), participaram nesta terça-feira (14/09) de audiência remota com o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na pauta, temas como solicitações feitas ao CNJ sobre o caso judicial envolvendo a modelo Mari Ferrer e também orientação para atendimento às mulheres afegãs que estão solicitando visto humanitário ao Brasil.
  • 13/09/2021 - Secretaria da Mulher recebe pesquisadoras da Embrapa
    O número de mulheres dirigindo propriedades rurais no Brasil alcançou quase 1 milhão, de acordo com dados do Censo Agropecuário de 2017: são 947 mil mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais, de um universo de 5,07 milhões. A maioria está na região Nordeste (57%). Segundo o IBGE, as mulheres administram cerca de 30 milhões de hectares, o que corresponde apenas a 8,5% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no País. A agricultura familiar e tecnologias voltadas à produção agropecuária com foco nas mulheres será tema de encontro que a Secretaria da Mulher promove na próxima terça-feira (21/09), das 10 às 12 horas, com a participação de pesquisadoras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. O 1º Encontro da Embrapa com a bancada feminina da Câmara dos Deputados tem por objetivo aproximar a Embrapa e a bancada feminina e informar sobre contribuições da empresa para melhorar a vida e o trabalho de mulheres do agronegócio, empreendedoras e trabalhadoras.
  • 13/09/2021 - Secretaria da Mulher repudia postagem contra deputada Professora Dayane Pimentel
    A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, composta pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, emitiu nota de repúdio à postagem feita em redes sociais pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/-P), com imagem da deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL-BA) em que ela aparece com um alvo no rosto. A nota também manifesta total apoio e solidariedade à parlamentar por ter sido ameaçada após participar de ato a favor do impeachment de Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo.
  • 09/09/2021 - Câmara aprova urgência para projeto que reserva vagas para mulheres no Legislativo
    A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8/9) o regime de urgência para o Projeto de Lei 1951/2021, do Senado, que estabelece percentagem mínima das cadeiras nos legislativos (federal, estaduais e municipais) para candidatas de forma escalonada até a eleição de 2038, quando seriam garantidas 30% das vagas às mulheres. A proposta poderá ser votada pelo Plenário nesta quinta-feira (9).
  • 03/09/2021 - Parlamentares defendem maior participação das mulheres na política
    Parlamentares presentes ao 1º Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher, realizado na Câmara dos Deputados no início desta semana, defenderam maior participação das mulheres na política. Deputadas e vereadoras destacaram a importância não apenas da reserva de candidaturas femininas, mas também de cadeiras efetivas nos parlamentos de forma gradativa e em suas mesas diretoras e ainda de recursos para campanhas e tempo de rádio e televisão. O que se pretende é mudar a baixa representatividade das mulheres, que hoje ocupam apenas 15% das cadeiras da Câmara dos Deputados, por exemplo.
  • 03/09/2021 - Parlamentares e especialistas destacam propostas recentemente aprovadas de combate à violência contra mulher
    O combate às várias formas de violência contra a mulher – como a física, psicológica, econômica, profissional e política, entre outras – foi bastante debatido durante os dois dias do 1º Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher, na Câmara dos Deputados.
  • 03/09/2021 - Procuradoras da Mulher querem fortalecer rede de combate à violência no País
    Deputadas estaduais e vereadoras que desempenham a função de procuradoras da Mulher nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais participaram nesta semana do I Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher, na Câmara dos Deputados. Em conjunto com deputadas federais, elas avaliaram os resultados da criação e atuação desse tipo de entidade nas casas legislativas e também na própria Câmara Federal. Também foi lançada a Rede Nacional das Procuradorias da Mulher, durante a programação comandada pela procuradora da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). O Encontro teve ainda audiências das procuradoras com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
  • 02/09/2021 - Procuradoras pedem federalização do caso Mariana Ferrer à PGR
    As Procuradoras da Mulher da Câmara dos Deputados, deputadas Tereza Nelma (PSDB-AL) e Lídice da Mata (PSB-BA), entregaram nesta quinta-feira (02/09) ao Procurador Geral da República, Augusto Aras, ofício solicitando análise da viabilidade de federalização do caso Mariana Ferrer. No documento, as procuradoras informam que o caso chegou à Secretaria a Mulher da Câmara, por meio da Procuradoria da Mulher que tem, entre suas atribuições regimentais, a função de acompanhar denúncias de violência contra a mulher. No caso do processo envolvendo Mariana Borges Ferreira, conhecida como Mari Ferrer, foram recebidas três denúncias pela Procuradoria: de estupro de vulnerável; de violência institucional e “estupro culposo”; e irregularidades no inquérito policial e processo criminal.
  • 02/09/2021 - Câmara aprova projeto que prorroga mudanças no calendário escolar até o fim do ano
    A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º/9) o Projeto de Lei 486/2021, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que desvincula a vigência de normas excepcionais sobre o ensino, na pandemia de Covid-19, do decreto de calamidade pública que perdeu a vigência no fim do ano passado. A matéria será votada ainda pelo Senado.
  • 02/09/2021 - Secretaria da Mulher repudia postagem relacionada à violência sofrida por Maria da Penha
    A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados emitiu nota de repúdio em relação às postagens feitas em redes sociais pelo deputado estadual Jessé Lopes (PSL), de Santa Catarina, informando que, após visita de Marco Antonio Heredia Viveros, ex-marido e agressor de Maria da Penha, ele havia contado “sua versão sobre o caso que virou lei no Brasil” e que “sua história é, no mínimo, intrigante", conforme legenda da foto publicada pelo parlamentar.