Fiocruz presta homenagem à bancada feminina da Câmara
A coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), e a deputada Érika Kokay (PT-DF) receberam homenagem da Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Programa de Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Gerência Regional de Brasília. A ação se deu em agradecimento à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados pelo empenho e contribuição das deputadas para a realização do processo de formação do Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho, com ênfase na saúde integral de mulheres, realizado de setembro de 2021 a abril de 2022.
O curso foi desenvolvido nos estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Tocantins e no Distrito Federal, fruto de emendas parlamentares viabilizadas por meio de parceria entre a Secretaria da Mulher, Comissão de Direitos da Mulher (CMulher) da Câmara e Fiocruz. O curso teve por finalidade capacitar mulheres que atuam e vivem em comunidades ribeirinhas, quilombolas, regiões de pesca, marisqueiras e trabalhadoras rurais, entre outras.
Os diversos ciclos da capacitação envolveram temas sempre voltados às mulheres, tais como saúde e direitos humanos; autogestão, geração de renda e economia; promoção e vigilância da saúde da mulher; seminário interdisciplinar e apresentação de projetos de ação de base territorial. Todas as participantes receberam material pedagógico do curso, que orienta todo o processo de formação, além de acesso a podcasts, tutorias, vídeo-aulas, sites e mídias sociais.
A presidente da CMulher, deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), explica que foi possível desenvolver o programa por meio de emenda orçamentária, aprovada na Comissão, viabilizada pela própria Elcione e pelas deputadas Celina Leão e Érika Kokay, além de Tereza Nelma (PSD-AL), procuradora da Mulher da Câmara; Profª Dorinha Seabra Resende (União-TO), Marília Arraes (PT-PE), Luizianne Lins (PT-CE) e Soraya Santos (PL-RJ).
"Esta valorosa parceria tornou possível a realização, com êxito, dessa formação - ação, para maior equidade nas políticas públicas de saúde para as mulheres", afirmou o coordenador do curso, André Luiz Dutra Fenner, que assina a homenagem juntamente com Jorge Mesquita Huet Machado, coordenador do PSAT; Luciana Sepúlveda Koptcke, diretora executiva da Escola Fiocruz de Governo; e Maria Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília.
Celina Leão explica que "a articulação da bancada feminina foi importante no sentido de colaborar com a Fiocruz para viabilizar este curso, com foco em proporcionar melhores condições de saúde e bem estar para mulheres dessas comunidades e, também, possibilitar a multiplicação desses conhecimentos". Érika Kokay ressaltou a importância da Fiocruz na disseminação de conhecimentos voltados aos cuidados com a saúde da mulher e o papel essencial da Fundação durante a pandemia.
Reveja a aula inaugural do curso realizada em 17/09/2021.
Leia mais: Fiocruz lança curso de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade
Saúde das mulheres é tema de formação da Fiocruz Brasília
Ascom - Secretaria da Mulher