Notícias

  • 08/02/2011 - Árvore do Mês – Jerivá
    A Árvore do Mês de janeiro é o jerivá, palmeira de grande porte, nativa de diversos biomas brasileiros. Muito usada no paisagismo e na recuperação de áreas degradadas, na Câmara dos Deputados esta espécie costuma chamar atenção pela algazarra que os periquitos-de-asa-amarela fazem ao disputar seus coquinhos, na época de frutificação.
  • 08/02/2011 - Documentário da TV Câmara sobre Chico Mendes é duplamente premiado
    O documentário "Chico Mendes, Cartas da Floresta", da TV Câmara, foi premiado como melhor média-metragem no 4º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (RJ), em 12 de dezembro de 2010. O filme já havia recebido, em 2009, a Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos 2009, um dos mais importantes do setor jornalístico.
  • 08/02/2011 - Treinamento para copeiras reforça atitudes sustentáveis
    A sétima e penúltima turma de copeiras assistiu, no dia 3 de dezembro, à aula de educação ambiental que faz parte do curso “Aperfeiçoamento para Copeiros”, oferecido dentro do acordo de cooperação da Câmara dos Deputados com o Serviço Nacional e Aprendizagem Comercial (Senac). Todas as 212 profissionais que prestam serviços nas copas da Casa vêm passando pelo treinamento, que reforça os padrões de sustentabilidade adotados pela Câmara. As aulas da última turma começam no dia 10 de março.
  • 08/02/2011 - EcoCâmara divulga resultado de novo monitoramento de resíduos do Demed
    O Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) divulgou o resultado do terceiro monitoramento de resíduos do Departamento Médico da Casa (Demed) de 2010, realizado no mês de dezembro. O objetivo do procedimento é permitir a identificação de falhas no descarte de materiais, melhorando sua disposição final e diminuindo o volume enviado para incineração.
  • 08/02/2011 - Jardineiro-chefe da Câmara dá exemplo de esforço e persistência
    Márcio Gleico, jardineiro-chefe da Câmara dos Deputados, se formou técnico em paisagismo no dia 1º de dezembro de 2010, pela Escola de Paisagismo de Brasília, em um exemplo de esforço e dedicação. Após começar a trabalhar na Casa, Márcio concluiu o ensino fundamental e médio, além de diversos cursos ligados à área de paisagismo e jardinagem. Agora, como técnico, ele terá registro no Conselho Regional de Engenharia e arquitetura (Crea), o que permitirá que assine seus próprios projetos.
  • 08/02/2011 - Câmara previne dengue com campanha e treinamento
    Com a chegada do período de chuvas na capital federal, o Comitê de Gestão Socioambiental (EcoCâmara) e a Seção de Manutenção de Jardins (Semaj) da Câmara dos Deputados lançaram mais uma campanha de prevenção à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Peças gráficas informando as medidas de prevenção a serem tomadas pelos servidores e um reforço no treinamento de jardineiros e encarregados integram as medidas para continuar a manter a Casa livre de focos do vetor da doença.
  • Projeto Regeneração Espontânea
    Você está vendo algumas pequenas plantas e grupos de gramíneas meio “perdidas” no Parque Bosque dos Constituintes, como essas? Não, os jardineiros não se esqueceram de limpar a área...
  • 14/12/2010 - Câmara define sua política socioambiental
    A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 22 de novembro, sua Política Socioambiental. O documento (Portaria 336/10) define diretrizes, objetivos e recomendações que deverão ser adotados pelos órgãos da Casa em suas rotinas e em projetos a serem desenvolvidos. De acordo com a Portaria, o assessoramento e o monitoramento das ações socioambientais serão feitos pelo Comitê de Gestão Socioambiental (EcoCâmara).
  • 14/12/2010 - Pauta eletrônica traz economia de toneladas papel
    A Câmara dos Deputados lançou o projeto “Pauta Eletrônica”, no dia 17 de novembro, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O sistema permitirá que os deputados acessem, por meio de computadores integrados às bancadas, todas as informações referentes aos projetos em discussão no dia, proporcionando uma economia de aproximadamente 750 mil folhas ou 3,5 toneladas de papel por mês.
  • 14/12/2010 - EcoCamaradas adotam atitudes sutentáveis no cotidiano
    Os integrantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas), não se limitam a participar das ações conjuntas do grupo. Todos eles adotam também ações sustentáveis no dia-a-dia, conscientes de que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.
  • 14/12/2010 - Cigarra – A Câmara é o Bicho
    A coluna “A Câmara é o Bicho” traz um animal que, nessa época do ano, faz-se notar pelo seu som estridente: a cigarra. Ao todo, existem em torno 1500 espécies de cigarras, vivendo nos trópicos ou na bacia do Mediterrâneo, alimentando-se de seiva de plantas. Sua vida média varia entre 4 e 17 anos, dependendo da espécie.
  • 14/12/2010 - EcoCâmara e Ecocamaradas são destaque na revista espanhola “Es Possible”
    A revista espanhola “Es Possible”, em sua edição número 10, de novembro de 2010, trouxe uma reportagem especial sobre o Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara do Deputados (EcoCâmara) e o Programa de Voluntariado Ambiental Ecocamaradas. Em uma entrevista ao veículo, que tem a sustentabilidade como foco, Jacimara Machado, assessora técnica do EcoCâmara, falou da história, dos desafios e das conquistas do Núcleo e do Programa.
  • 14/12/2010 - Câmara participa do Fest Flor com Escola de Paisagismo
    A Seção de Manutenção de Jardins da Câmara do Deputados participou, em parceria com a Escola de Paisagismo de Brasília, da Feira Nacional da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais (Fest Flor), ocorrida entre 17 e 21 de Novembro, na sede da Embrapa em Brasília. A Escola ficou responsável pela mostra de paisagismo e Jardinagem do evento, para a qual o viveiro da Câmara emprestou cerca de 85 plantas nativas do cerrado, entre arbustos, árvores e trepadeiras.
  • 14/12/2010 - Ecocamaradas participam de Oficina de Educação Ambiental
    Os integrantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas) participaram, no dia 18 de novembro, da Oficina “Educação Ambiental: conhecimento e ação para a sustentabilidade”, uma parceria do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados com a Fundação SOS Mata Atlântica. Além dos ecocamaradas e dos membros da Fundação, também participaram do treinamento representantes do TCU e do Senado Verde.