EcoCamaradas adotam atitudes sutentáveis no cotidiano

Os integrantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas), não se limitam a participar das ações conjuntas do grupo. Todos eles adotam também ações sustentáveis no dia-a-dia, conscientes de que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.
14/12/2010 16h10

Jairo Luis Brod, por exemplo, sempre apaga a luz ao sair da sala e evita impressões Jairodesnecessárias, procurando ler tudo que possível na tela do computador. Para economizar água, Jairo conta que abre o mínimo possível a torneira do banheiro. Leitor do Boletim do EcoCâmara, o ecocamarada costuma contribuir com sugestões para enriquecer o periódico. As colunas “Árvore do Mês” e “A Câmara é o Bicho”, por exemplo, são frutos de idéias suas.

JDanielaá Daniela Francescult adotou a caneca do EcoCâmara e costuma presentear os colegas com exemplares personalizados, com o objetivo de levá-los a abandonar o uso dos copos plásticos. Além disso, ela sempre reaproveita as folhas impressas apenas de um lado e, uma vez por semana, usa como meio de transporte o ônibus ou a carona.

Camila Fortes tem a preocupação de disseminar atitudes ambientalmente responsáveis entre as pessoas ao seu redor. Assim, além de adotar a coleta seletiva, procura informar os colegas deCamila trabalho sobre a importância da correta destinação dos resíduos gerados.  Sempre que há consenso entre os que atuam no mesmo ambiente, a ecocamarada abre as persianas, para aproveitar a luz natural e reduzir consumo de energia elétrica.

A voluntária também coordenou a 2ª edição da Campanha Doe seu Reciclável, realizada pelos ecocamaradas em junho de 2010, dentro das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Camila participa de tantas ações e seu cotidiano inclui tantas iniciativas louváveis em prol do meio ambiente, que ela foi entrevistada pelo Boletim do EcoCâmara, na edição de maio 2010 (veja links no final da matéria).

LeonardoO ecocamarada Leonardo Shüler se preocupa em verificar se as luzes da sala de trabalho estão apagadas ao fim do expediente e sempre checa se algum monitor dos colegas ficou ligado.
 
Trabalho gratificante

Para Paulo Henrique Silva, coordenador do Programa Ecocamaradas, adotar essas medidas exige alguns pequenos esforços de cada um e Paulo Henriqueesses cuidados são fundamentais para reforçar o espírito de equipe em busca de um bem maior e comum. “É gratificante trabalhar numa equipe imbuída de valores tão nobres”, diz Paulo.
  
Jacimara Machado, ecocamarada e assessora técnica do EcoCâmara, diz sentir-se bem em poder contribuir para o benefício das gerações futuras, tanto com pequenas ações, quanto com as grandes. Responsável pelo Escritório Verde do EcoCâmara, ela faz bloquinhos de rascunho com papéis com um lado em branco e guarda envelopes usados para uma emergência ou para quando é possível usá-los novamente. Com cartazes usados, Coleta seletivaembrulha livros e revistas destinados a doações. Espirais e capas plásticas são reutilizados para outros documentos e clips e “bailarinas” nunca são jogados fora, mas também reutilizados. As bases de carimbos usadas, Jacimara reaproveita para fazer os próprios carimbos de artesanato. Pastas ‘AZ’ muito velhas, são transformadas por ela em lindas caixas decorativas para presentear.

Desafio à imaginação

A assessora afirma que se sente bem quando  transforma coisas aparentemente inúteis em algo utilizável novamente: “O desafio à imaginação é muito estimulante, mexe com os nossos conhecimentos, experiências, vivências. É como se partíssemos de nada, para Apague a luzchegarmos a alguma coisa, uma sensação de superação, do criador contemplando seu invento”.

    Segundo ela, todas essas ações não geram muito esforço e o retorno é sempre muito bom. “Não preciso nem pedir permissão, pois só depende de mim, da minha decisão. Sou livre para decidir o que fazer e quando faço ganho meu dia”, diz. 

AkimiAkimi Watanabe é outra que não perde oportunidades para agir de maneira sustentável e dar bons exemplos. Ela conta que desliga o computador e o monitor ao final do expediente e procura reduzir a quantidade de impressão usada nos eventos da Casa, como audiências e seminários. Quando imprimir é de fato necessário, o faz sempre utilizando a frente e o verso de cada folha.

A ecocamarada costuma dar sugestões para reutilização de materiais pelo escritório verde e de uma idéia sua, apresentada em uma das oficinas do grupo, promovida em parceria coma  Fundação SOS Mata Atlântica, surgiu a página “Conheça os ecocamaradas”, hospedada na página do EcoCâmara. Ela também trocou os copos descartáveis pelo uso da caneca e seu local de trabalho, a Comissão de Turismo e Desporto, conta com uma caixa para guardar os papeis que serão reutilizados na confecção de blocos de anotações.

Akimi diz que espera que suas atitudes sirvam para inspirar os colegas e os incentiva nãoCanecas só a adotarem atitudes sustentáveis, como a divulgarem as suas ações. Quando o colega ecocamarada Juarez Martins lhe contou de sua vivência na área de agricultura orgânica, ela insistiu que a experiência devia ser compartilhada, o que acabou gerando a matéria “Dica do servidor: minha horta sustentável”, publicada no Boletim de setembro/outubro de 2010.

Sobre a participação no grupo e a adoção de procedimentos ambientalmente corretos,  Akimi é enfática: “Sinto uma alegria enorme. O planeta agradece quando cuidamos dele como faríamos com qualquer pessoa amada. Sabemos que cuidar do nosso planeta é cuidar de nós mesmos. Somos todos um”, conclui.


Sustentabilidade na mudança de legislatura

Além das iniciativas individuais, os ecocamaradas continuam a participar de ações coletivasSustentabilidade na mudança de legislatura pela sustentabilidade ambiental. A mais recente é o “Projeto Sustentabilidade na Mudança de Legislatura” que desde outubro está levando grupos de voluntários aos 513 gabinetes parlamentares da Câmara dos Deputados, com o objetivo orientar os seus funcionários quanto a medidas que podem ser tomadas em benefício de meio ambiente no período de transição dos mandatos parlamentares.

Nas visitas, os ecocamaradas explicam como descartar corretamente materiais utilizados e sobras de suprimentos, além de convidar os funcionários de cada local a aderirem a outras Material reciclavelmedidas simples para redução do impacto ambiental das atividades ali desenvolvidas. Distribuem  também uma cartilha, impressa em material reaproveitado, sobre como ser ambientalmente sustentável nos gabinetes parlamentares.

O “Projeto Sustentablidade na Mudança de Legislatura” ainda está aceitando voluntários. Para aderir à iniciativa e ajudar nas visitas aos gabinetes, ou para doar material reaproveitável ou reciclável, entre em contato com o Escritório Verde do EcoCâmara pelo telefone (61) 3216-2169 ou pelo e-mail ecocamara@camara.gov.br .

Se você trabalha na Câmara e ainda não é um EcoCamarada, clique aqui para fazer a sua inscrição.