Câmara participa do Fest Flor com Escola de Paisagismo
William Pound, professor da Escola de Paisagismo de Brasília, vem desenvolvendo projetos de domesticação de plantas nativas para uso comercial e paisagístico e foi o responsável pelo convite para que a Câmara se juntasse à Escola em sua participação no Fest Flor. Ele conta que já conhecia o bom trabalho do viveiro da Casa e que vê um simbolismo importante nesta associação, ao incluir um órgão público de destaque na empreitada. “A Câmara tem tido a sensibilidade de promover o uso de espécies nativas no espaço público sempre que possível”, elogia o arquiteto paisagista norte-americano, que vive há nove anos no Brasil.
Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de Jardins da Câmara e coordenadora da área temática “Áreas Verdes e Proteção à Fauna” do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) mostrou-se satisfeita em ver novamente a Câmara como exemplo de vanguarda ambiental no trato de seus espaços verdes: “ É importante ter o trabalho do viveiro da Câmara reconhecido no uso e produção de espécies nativas de todos os portes, não apenas árvores, ajudando tornar a sua presença uma constante nos jardins da cidade”, diz ela.
O evento contou com a presença de 10.000 visitantes e 1.000 profissionais da cadeia produtiva do setor de flores e plantas ornamentais do Distrito Federal e Entorno. Brasília é, atualmente, o terceiro maior consumidor de flores do país, quarto no consumo per capita, sendo que somente 20% desta demanda é coberta pela produção regional.