Pauta eletrônica traz economia de toneladas papel

A Câmara dos Deputados lançou o projeto “Pauta Eletrônica”, no dia 17 de novembro, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O sistema permitirá que os deputados acessem, por meio de computadores integrados às bancadas, todas as informações referentes aos projetos em discussão no dia, proporcionando uma economia de aproximadamente 750 mil folhas ou 3,5 toneladas de papel por mês.
14/12/2010 16h16

Dyrson Rodrigues, coordenador da área temática TI Verde, do Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara do DeputadosDyrson (EcoCâmara), conta que o Centro de Informática (Cenin) tem empreendido esforços no sentido de tornar as atividades da Casa cada vez mais ambientalmente sustentáveis e que esse é apenas um deles. “Podemos citar também estudos de um novo modelo de impressão que trará benefícios similares. Há ainda os critérios relativos ao descarte ambientalmente adequado das embalagens que estão sendo exigidos nas licitações de compra de equipamentos”, diz Dyrson.

Além de acessar todas as informações referentes aos projetos em discussão no dia, os deputados poderão acompanhar as reuniões realizadas simultaneamente em outras comissões e no plenário Ulysses Guimarães. Pautas, atas e outros documentos não serão impressos sem necessidade, reduzindo  impacto ambiental das atividades da Casa.

Fernando Torres, diretor do Cenin,  lembra que as informações já estavam disponíveis no sistema eletrônico da Casa, mas não podiam ser acessadas durante as reuniões e nem todas eram impressas na pauta do dia. Ele destaca e eficiência do novo sistema “Antes, o deputado recebia essas informações em papel, mas não tinha um acesso tão fácil a elas. Com o sistema da pauta eletrônica, ele passa a usar todas essas informações no momento em que mais precisa, que é o momento da discussão e da votação das diversas matérias nas comissões."