EcoCâmara e Ecocamaradas são destaque na revista espanhola “Es Possible”

A revista espanhola “Es Possible”, em sua edição número 10, de novembro de 2010, trouxe uma reportagem especial sobre o Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara do Deputados (EcoCâmara) e o Programa de Voluntariado Ambiental Ecocamaradas. Em uma entrevista ao veículo, que tem a sustentabilidade como foco, Jacimara Machado, assessora técnica do EcoCâmara, falou da história, dos desafios e das conquistas do Núcleo e do Programa.
14/12/2010 14h55

Imagens: reprodução

EcoCâmara e Ecocamaradas são destaque na revista espanhola “Es Possible”

Todo o número 10 da revista, que teve como manchete “!Brasil! Alianzas para la sostenibilidad” (“Brasil! Alianças para a sustentabilidade”) foi dedicado a experiências brasileiras na área de meio ambiente.  A edição foi lançada na abertura do Congresso de Meio Ambiente da Espanha (Conama),  fórum da maior relevância para a Espanha e a América Latina, iniciado em 22 de novembro.

Jacimara conta que na época em que atuou no Ministério do Meio Ambiente já  conhecia a jornalista Patu Antunes, coordenadora da revista. Recentemente, Patu se interessou pelo trabalho desenvolvido na Câmara dos Deputados,  porRevista Es possible ser um dos órgãos de referência do setor público na área da sustentabilidade e daí surgiu o convite para a entrevista. “É um intercâmbio muito interessante. Ela se comprometeu, inclusive, a nos fornecer regularmente informações sobre as boas práticas adotadas pelo parlamento espanhol e por outras instituições”, conta ela.

A matéria sobre as iniciativas da Câmara, intitulada “Ecocamaradas  - La Cámara de los Diputados impulsa su ‘oficina verde’” (“Ecocamardas – A Câmara dos Deputados impulsiona sua ‘Oficina Verde’”), conta os desafios e vitórias da gestão ambiental de uma Casa que chega a receber 25 mil pessoas por dia. A gestão responsável de água e energia, a coleta seletiva de resíduos, a mobilização de voluntários e o trabalho para mudar a cultura e o comportamento de visitantes e servidores também estão entre os temas abordados.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra