Treinamento para copeiras reforça atitudes sustentáveis
Rômulo Câmara, diretor da Coordenação de Administração de Edifícios (Caedi) e coordenador da área temática Coleta Seletiva e Responsabilidade Social do Comitê de Gestão Sociambiental da Câmara dos Deputados, diz que o objetivo do curso, com 20 horas/aula, é capacitar o pessoal terceirizado, cobrando empenho e comprometimento com os valores adotados pela Casa. “Procuramos mostrar a estas profissionais o que esperamos do seu trabalho, aprimorando rotinas e introduzindo novos conceitos”, diz Rômulo.
As aulas de educação ambiental abordam temas como a correta separação de resíduos para a coleta seletiva e reciclagem, consumo consciente e uso racional dos recursos hídricos – incluindo os procedimentos adotados no processo, em implantação na Câmara, de substituição de garrafas pet de água mineral por filtros de água e jarras metálicas.
Maria Inês Custódio, chefe da Seção de Administração de Copas (Sacop), conta que houve uma resistência inicial ao treinamento nas primeiras turmas, logo superada quando as alunas perceberam a qualidade, seriedade e profissionalismo do curso. A partir disso, os novos grupos já têm chegado às aulas preparados para o aprendizado e aproveitado bem tudo que tem sido oferecido. “Elas estão se mostrando motivadas, comentando que adoraram o curso. E a Casa só tem a ganhar, ao contar com profissionais cada vez mais capacitadas”, diz Maria Inês.
O instrutor Joseny Juvito, que ministrou as aulas para três das turmas que já passaram pelo treinamento, incluindo a mais recente delas, ressalta a importância da adesão de cada servidor à medidas que buscam a sustentabilidade ambiental na Câmara: “Sempre comento em minhas palestras que este é um ‘trabalho de formiguinha’. Não adianta haver grandes campanhas se cada um não fizer a sua parte. Nesse curso, avançamos mais alguns passos neste sentido”.