Notícias

  • 01/07/2010 - Demed realiza palestra para melhorar gestão de resíduos
    O Departamento Médico da Câmara dos Deputados (Demed) realizou, no dia 1º de junho, em seu auditório, palestra para os profissionais do setor sobre medidas de preservação ambiental, segurança e saúde para o trabalhador, ministrada por Sérgio Antônio Nechar, deputado federal e médico oncologista, que também é o relator da Política Nacional de Resíduos Sólidos – recentemente aprovada na Câmara, aguardando votação no Senado Federal.
  • 01/07/2010 - Câmara economiza água de vários modos
    A Câmara dos Deputados, ciente que a água é um recurso escasso e de alto valor econômico e ambiental, vem tomando uma série de medidas para tornar o seu uso cada vez mais racional. São iniciativas diversas, em que planejamento, bom senso e criatividade se unem em prol da preservação da natureza e da economia de recursos públicos. Conheça abaixo alguns exemplos dessas ações:
  • 01/07/2010 - Ecocamaradas fortalecem rede interna com caminhada
    O grupo de voluntariado ambiental da Câmara dos Deputados – o Ecocamaradas - realizou, no dia 31 de maio, a sua 1ª Caminhada Interna, com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre questões relativas à sustentabilidade. A iniciativa fez parte de um conjunto de ações, preparadas pelo grupo como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), que se estenderam por todo mês.
  • 30/06/2010 - Ecocamaradas contam sua razões
    Os ecocamaradas, como são chamados os participantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados, estão contanto as razões que os levaram a aderir à iniciativa em uma nova seção do site do Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara). A idéia do ambiente virtual surgiu durante a 2ª Oficina de Trabalho Baseado no Modelo Colaborativo, oferecida em abril deste ano, em uma parceria do EcoCâmara com a Fundação SOS Mata Atlântica. A organização dos depoimentos vem sendo feita de Akime Watanabe e Roberto Peixoto, voluntários do programa.
  • 30/06/2010 - Câmara economiza água de vários modos
    A Câmara dos Deputados, ciente que a água é um recurso escasso e de alto valor econômico e ambiental, vem tomando uma série de medidas para tornar o seu uso cada vez mais racional. São iniciativas diversas, em que planejamento, bom senso e criatividade se unem em prol da preservação da natureza e da economia de recursos públicos. Conheça abaixo alguns exemplos dessas ações:
  • 30/06/2010 - Câmara suspende irrigação do jardim do Anexo IV
    A Câmara dos Deputados inicia, este ano, um tratamento diferente do jardim da frente do Anexo IV, suspendendo a irrigação artificial durante o período de seca. As plantas do espaço, nativas do cerrado ou adaptadas ao clima deste bioma, não sofrerão com o projeto, que respeita o ciclo natural de chuvas e estiagem. A economia de água resultante da mudança também será significativa: 1.620.000 litros de água seriam utilizados apenas nos seis meses mais secos do ano para regar a área, o que representa cerca de 10% do gasto total do edifício. Tomando por base o consumo médio do brasileiro, isso equivale à água usada por 10.728 pessoas em um dia, ou por uma pessoa adulta durante 29 anos.
  • 29/06/2010 - Começa em 1º de julho a Ecolavagem nos estacionamentos públicos da Câmara
    A partir desta quinta-feira, 1º de julho, a lavagem de automóveis não poderá mais ser realizada pelo método tradicional nos estacionamentos públicos do Distrito Federal, de acordo com o Decreto Distrital nº 30.522/2009. Agora os lavadores só poderão oferecer a chamada ecolavagem ou biolavagem. Desde o começo deste ano, a Câmara dos Deputados vem se preparando para a obrigatoriedade da ecolavagem - método de limpeza de veículos com produtos químicos, que praticamente dispensa o uso da água -, muito benéfica do ponto vista ambiental.