Ecocamaradas fortalecem rede interna com caminhada

O grupo de voluntariado ambiental da Câmara dos Deputados – o Ecocamaradas - realizou, no dia 31 de maio, a sua 1ª Caminhada Interna, com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre questões relativas à sustentabilidade. A iniciativa fez parte de um conjunto de ações, preparadas pelo grupo como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), que se estenderam por todo mês.
01/07/2010 14h45

Ecocamaradas fortalecem rede interna com caminhada

I Caminhada Interna dos Ecocamaradas

A idéia da caminhada surgiu durante a 2ª Oficina de Trabalho Baseado no Modelo Colaborativo, oferecida aos voluntários em uma parceria do Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) com a Fundação SOS Mata Atlântica, em abril deste ano. O objetivo, além de informar e sensibilizar os servidores da Casa para as questões socioambientais, foi estimular a reflexão sobre as pequenas mudanças de hábito capazes de produzir resultados significativos e cuidados a serem tomados tanto nos ambientes internos quanto nos externos, além de divulgar as demais ações comemorativos programadas para o período.

Os voluntários se dividiram em quatro grupos, liderados pelos ecocamaradas Jacimara Machado, Camila Fortes, Nilma Calazans e Roberto Peixoto, percorrendo salas dos anexos e do edifício principal em duas caminhadas, uma no período da manhã e outra no da tarde. Estiveram em vários departamentos da Câmara, falando sobre temas como o descarteI Caminhada Interna dos Ecocamaras correto do lixo, a impressão frente e verso para economia de papéis e o uso de plantas nas salas, entre outros. O servidores dos setores visitados também deram sugestões sobre várias medidas que gostariam de ver adotadas na Casa, devidamente anotadas para posterior discussão com os coordenadores do EcoCâmara.

Após a caminhada, Gilson Dobbin, coordenador-geral adjunto do EcoCâmara e gestor do programa Ecocamaradas, declarou: “O dia demonstrou o quão importante são os contatos humanos. Aprendemos bastante e fortalecemos a nossa rede interna”.