Ecocamaradas fortalecem rede interna com caminhada
A idéia da caminhada surgiu durante a 2ª Oficina de Trabalho Baseado no Modelo Colaborativo, oferecida aos voluntários em uma parceria do Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) com a Fundação SOS Mata Atlântica, em abril deste ano. O objetivo, além de informar e sensibilizar os servidores da Casa para as questões socioambientais, foi estimular a reflexão sobre as pequenas mudanças de hábito capazes de produzir resultados significativos e cuidados a serem tomados tanto nos ambientes internos quanto nos externos, além de divulgar as demais ações comemorativos programadas para o período.
Os voluntários se dividiram em quatro grupos, liderados pelos ecocamaradas Jacimara Machado, Camila Fortes, Nilma Calazans e Roberto Peixoto, percorrendo salas dos anexos e do edifício principal em duas caminhadas, uma no período da manhã e outra no da tarde. Estiveram em vários departamentos da Câmara, falando sobre temas como o descarte correto do lixo, a impressão frente e verso para economia de papéis e o uso de plantas nas salas, entre outros. O servidores dos setores visitados também deram sugestões sobre várias medidas que gostariam de ver adotadas na Casa, devidamente anotadas para posterior discussão com os coordenadores do EcoCâmara.
Após a caminhada, Gilson Dobbin, coordenador-geral adjunto do EcoCâmara e gestor do programa Ecocamaradas, declarou: “O dia demonstrou o quão importante são os contatos humanos. Aprendemos bastante e fortalecemos a nossa rede interna”.