Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > Deputados > Discursos e Notas Taquigráficas > Painel de Discursos

Painel de discursos

O Painel de Discursos reúne os registros de debates e votações em destaque no plenário e em reuniões de comissões da Câmara dos Deputados, selecionados em razão do seu impacto na agenda política do País e da repercussão entre a opinião pública.

    • Proposta de Emenda a Constituição nº 241, de 2016 - Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal - A PEC 241/2016, conhecida como "PEC do Teto de Gastos", institui o Novo Regime Fiscal para limitar ao índice da inflação o crescimento do gasto primário do Governo Federal durante os próximos 20 anos. De acordo com a proposta, esse congelamento poderá ser revisado 10 anos após o início de sua implementação, e poderá haver gastos cujo crescimento supere o índice inflacionário, desde que haja cortes reais em outras áreas. A PEC prevê algumas punições para órgãos da União que extrapolem o limite de gastos: proibição de aumentar os salários dos servidores no ano seguinte, de contratar concurso público, de criar novos cargos ou reestruturar planos de carreira. 

 

    • Proposta de Emenda a Constituição nº 287, de 2016Altera os arts. 37, 40, 109, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição e dá outras providências, chamada de "PEC da Reforma da Previdência". Entre outros pontos, a PEC 287/2016 estabelece idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, prevê regras idênticas para trabalhadores públicos e privados e muda alguns cálculos dos benefícios. A admissibilidade da reforma da Previdência Social já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, agora, o texto será analisado na comissão especial criada para esse fim. A aprovação definitiva na Câmara dos Deputados depende dos votos favoráveis de 308 deputados em dois turnos de votação no Plenário.

 

 

    • Reforma Política - O Presidente, Deputado Rodrigo Maia, de uso de suas atribuições, de acordo com o art. 17, inciso I, alínea m, c/c o art. 22, inciso II, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, criou a Comissão Especial para análise, estudo e formulação de proposições relacionadas à Reforma Política. O relator, Deputado Vicente Cândido (PT-SP), quer focar em dois temas: o financiamento de campanhas, que poderá ser aprovado este ano; e a adoção de um novo sistema eleitoral em 2026, com regras transitórias em 2022. 

Informações de Apoio

Mapa do Portal