Notícias

  • 11/08/2021 - Combate à violência contra mulheres será prioridade na LDO 2022
    A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ser sancionada até o dia 20, mas a bancada feminina já comemora a inclusão de ações e programas para as mulheres entre as metas e prioridades para os gastos do governo no que vem. Entre os destaques da LDO que partiram de emendas apresentadas por deputadas está a implementação de dez unidades da Casa da Mulher Brasileira e de Centros de Atendimento às Mulheres. Até hoje, sete unidades foram abertas dentro do Programa Mulher Viver sem Violência, sendo que apenas duas funcionam completamente.
  • 11/08/2021 - Iluminação do Congresso na cor lilás integra campanha pelo fim da violência contra mulheres
    O Congresso Nacional ganha iluminação especial lilás como parte dos eventos comemorativos da campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres. Na Câmara dos Deputados, a iluminação ocorre entre os dias 11 e 17 de agosto e, no Senado Federal, de 11 a 20 de agosto.
  • 10/08/2021 - Procuradora da Mulher participa da Jornada Lei Maria da Penha do CNJ
    A procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), participou na manhã desta terça-feira (10/08), da abertura da XV Jornada Lei Maria da Penha, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em comemoração aos 15 anos da sanção da lei. Durante a jornada, serão abordados temas como a violência contra a mulher sob a perspectiva dos homens, o papel da mídia, a evolução legislativa e o caminho da violência ao feminicídio.
  • 09/08/2021 - Juiz apresenta projetos de combate à violência contra mulher no DF para Procuradora
    Nesta segunda-feira (09/08), o juiz Ben-Hur Viza, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres do Núcleo Bandeirante, do Distrito Federal, apresentou iniciativas bem-sucedidas de enfrentamento à violência contra a mulher na capital federal para a procuradora da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). A procuradora da Mulher do Paraná, deputada estadual Cristina Silvestri, em visita à Secretaria da Mulher, acompanhou a agenda. Bem-Hur falou sobre os projetos MPVE - Maria da Penha vai à Escola e MPU-e - Medida Protetiva de Urgência Eletrônica.
  • 09/08/2021 - Secretaria da Mulher recebe Procuradora da Mulher do Paraná
    A Procuradora da Mulher do Paraná, deputada estadual Cristina Silvestri, visitou nesta segunda-feira (09/08) a Secretaria da Mulher, onde foi recebida pela procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) e pela coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF). Cristina explicou o funcionamento do órgão na Assembleia Legislativa do Paraná e informou que, no Estado, 50 Câmaras Municipais já têm Procuradorias da Mulher instaladas ou em formalização. A procuradora do Paraná também fez uma explanação sobre diversos projetos e leis em vigor no Estado.
  • 09/08/2021 - Violência contra mulheres na pandemia abre campanha Agosto Lilás na Câmara
    Em continuidade à programação do “Agosto Lilás“, mês de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra mulheres, a Secretaria da Mulher debateu na sexta-feira (06/08) o tema “O aumento da violência contra a mulher na pandemia“. O debate foi coordenado pela deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), 1ª Procuradora Adjunta da Mulher na Câmara.
  • 06/08/2021 - 15 anos da Lei Maria da Penha: 200 propostas na Câmara buscam alterar legislação
    Na data em que se comemora os 15 anos da Lei Maria da Penha, criada para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres, pesquisa do Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados levanta que estão em análise, na Casa, mais de 200 projetos de lei para modificar a Lei. Na primeira atividade da campanha Agosto Lilás, um painel sobre o tema "A situação do Poder Judiciário no enfrentamento à violência contra as mulheres", a Procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), destacou a falta de implementação das estruturas de proteção previstas em lei para coibir esse tipo de violência, como as Casas-Abrigo e as Delegacias Especializadas da Mulher.
  • 06/08/2021 - Debatedoras defendem PEC para garantir recursos em políticas de apoio à mulher vítima de violência
    Como parte da programação do “Agosto Lilás”, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promoveram na manhã desta sexta-feira (07/08) debate sobre o tema “O Poder Judiciário no enfrentamento da violência contra as mulheres“. Durante o painel, representantes da magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública afirmaram que a falta de estrutura adequada para atender e acolher mulheres vítimas de violência doméstica e familiar ainda é o principal entrave para o combate a esse tipo de crime no País.
  • 05/08/2021 - Painel debate aumento da violência contra as mulheres durante a pandemia
    A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher, promove nesta sexta-feira (6/8), às 15h, painel de debates sobre o tema “Aumento da violência contra a mulher durante a pandemia”. O painel integra a programação de atividades do “Agosto Lilás”, mês de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres.
  • 05/08/2021 - Sancionada lei de combate à violência política contra a mulher
    O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.192/2021, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas. Oriunda do Projeto de Lei 349/2015, da deputada Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), o texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado e pelo Senado Federal em julho deste ano.
  • 05/08/2021 - Bolsonaro veta proposta que proibia despejos até o fim de 2021
    O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o Projeto de Lei 827/2020, que proibia o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim de 2021, devido à pandemia de Covid-19. Agora o veto será analisado por deputados e senadores, que poderão mantê-lo ou derrubá-lo. De autoria das deputadas Natália Bonavides (PT-RN) e Professora Rosa Neide (PT-MT), o projeto havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
  • 05/08/2021 - Câmara aprova projeto que cria política de bem-estar para profissionais da educação
    Foi aprovado nesta quarta-feira (04/08) substitutivo da deputada Tabata Amaral (PDT-SP) ao Projeto de Lei 1540/2021 que cria a Política de Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação, listando objetivos e diretrizes a serem seguidos em planos governamentais. A proposta será enviada ao Senado.
  • 05/08/2021 - Sancionada lei que regulamenta educação bilíngue de surdos
    Foi sancionada sem vetos a Lei 14.191/2021, que disciplina a educação bilíngue de surdos. A norma altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e define como educação bilíngue de surdos aquela em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada primeira língua, e o português escrito como segunda língua. A oferta dessa modalidade de ensino deverá começar na educação infantil e se estender ao longo da vida acadêmica. A lei teve origem no PL 4909/2020, do Senado, relatado na Câmara pela deputada Soraya Santos (PL-RJ).
  • 04/08/2021 - Procuradora da Mulher anuncia atividades do Agosto Lilás
    A Procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), anunciou em Plenário nesta terça-feira (03/08) o início da programação de atividades do “Agosto Lilás”, mês de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Em 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 15 anos. A deputada citou dados sobre a violência contra a mulher no Brasil e criticou o baixo número de Delegacias e Varas Especializadas no atendimento às mulheres.
  • 02/08/2021 - Secretaria e Comissão debatem atuação do Judiciário no enfrentamento à violência contra a mulher
    A Secretaria da Mulher e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados promovem audiência pública nesta sexta-feira (06/08) para debater a atuação do Poder Judiciário no enfrentamento à violência contra as mulheres. O evento integra a programação da campanha “Agosto Lilás”, dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. De acordo com a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), Procuradora da Mulher e uma das autoras do pedido de realização da audiência, um dos principais pontos do debate será estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que trata do tema.