Notícias

  • 14/03/2019 - Bolsonaro assume presidência da CREDN e destaca relações com parceiros tradicionais
    Brasília – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) assumiu nesta quinta-feira, 14, a presidência da CREDN e destacou a importância das relações do Brasil com parceiros tradicionais, como os Estados Unidos. Segundo ele, “assumir a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional no momento em que o país experimenta mudanças internas significativas, reforça o nosso compromisso com os mais elevados interesses do Brasil”, afirmou.
  • 14/03/2019 - Eduardo Bolsonaro propõe audiências públicas e dois seminários
    Brasília – Já na condição de presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), apresentou quatro requerimentos para a realização de audiências públicas com os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Defesa, Fernando Azevedo, e de dois seminários sobre a Política Externa Brasileira e a Defesa Nacional.
  • 14/03/2019 - Nilson Pinto defende integração entre Relações Exteriores, Defesa e Inteligência
    Brasília – Ao transmitir a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), nesta quinta-feira, 14, Nilson Pinto voltou a defender uma maior integração entre Relações Exteriores, Defesa e Inteligência. “São políticas de Estado. Não devem ser contaminadas por políticas de governo, seja ele qual for”, reiterou.
  • 26/02/2019 - Embaixador da França reconhece papel do Congresso nas relações bilaterais
    Brasília – O Embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, reconheceu nesta terça-feira, 26, a importância do Congresso nas relações bilaterais e manifestou o seu apoio à reinstalação do Grupo Parlamentar Brasil – França que, segundo ele, “irá contribuir muito com a parceria estratégica firmada entre os dois países e que é responsável pelo avanço de grandes projetos como dos submarinos e helicópteros”. O grupo será presidido pelo deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP).
  • 26/02/2019 - Grupo Brasil – Alemanha discutirá modelos de políticas públicas
    Brasília – O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Alemanha realizou nesta terça-feira, 26, a sua primeira reunião para elaboração do Plano de Ação a ser desenvolvido em 2019. Na oportunidade, ficou decidido que os deputados irão identificar políticas públicas implementadas na Alemanha e que possam ser replicadas no Brasil.
  • 21/02/2019 - Grupo Parlamentar Brasil – Alemanha discute agenda bilateral com parlamentar alemã
    Brasília – O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Alemanha se reunirá no início de março para definir a agenda de trabalho a ser desenvolvida neste ano, com prioridade para a interação com o grupo homólogo no Parlamento alemão. Para tanto, os deputados brasileiros se reuniram com a deputada alemã Yasmin Fahimi, presidente do Grupo Parlamentar Alemanha – Brasil, nesta quinta-feira, 21.
  • 20/02/2019 - Parlamentares brasileiros vão intensificar relações com Moçambique
    Brasília – Os parlamentares brasileiros vão intensificar as relações com Moçambique por meio de uma agenda de trabalho a ser discutida pelos membros do Grupo de Amizade Brasil – Moçambique e a Embaixada daquele país africano. De acordo com o deputado Márcio Marinho (PRB-BA), presidente do grupo, “vamos propor uma agenda de trabalho, identificar os temas prioritários para os dois países e fazer avançar a cooperação e as relações bilaterais”, explicou.
  • 20/02/2019 - Grupo Parlamentar Brasil – Itália terá Plano de Ação e foco na cooperação
    Brasília – O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Itália foi reinstalado nesta quarta-feira, 20, e será presidido pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Os parlamentares se reunirão após o Carnaval para detalhar o Plano de Ação que norteará as reuniões, debates e deliberações do grupo ao longo do ano, tema que será tratado também com o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, nas próximas semanas.
  • 19/02/2019 - Grupo Parlamentar Brasil – Alemanha irá trabalhar para ampliar a cooperação bilateral
    Brasília – O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Alemanha foi reinstalado nesta terça-feira, 19, e irá trabalhar para ampliar e fortalecer a cooperação bilateral por meio de uma agenda de encontros e debates, tanto com parlamentares dos dois países como também com empresários brasileiros e alemães. O grupo terá como presidente o deputado Nilson Pinto (PSDB-PA).
  • 11/02/2019 - Deputado tcheco reafirma prioridade do país nas relações com o Brasil
    Brasília – O deputado Pavel Juříček, presidente da Comissão de Ciência, Pesquisa e Inovação da Câmara dos Deputados do Parlamento da República Tcheca, realizou visita à CREDN nesta segunda-feira, 11, com o objetivo de discutir parcerias na área. Em outubro, uma comitiva tcheca virá ao Brasil para tratar da cooperação em oncologia e inteligência artificial.
  • 06/02/2019 - Embaixador defende criação de grupo parlamentar Brasil - Grécia
    Brasília – O Embaixador da Grécia no Brasil, Ioannis Pediotis, defendeu nesta quarta-feira, 6, a criação do Grupo Parlamentar Brasil – Grécia para fortalecer o relacionamento bilateral, impulsionar a agenda econômico-comercial e ampliar a cooperação em áreas como o turismo. Segundo ele, o grupo homólogo já existe há 20 anos no Parlamento grego.
  • 06/02/2019 - Grupo Parlamentar Brasil – Itália é reinstalado e prepara agenda de trabalho
    Brasília – O Grupo Parlamentar Brasil – Itália foi reinstalado nesta quarta-feira, 6, e já no dia 20 realiza reunião para a eleição dos membros da Comissão Diretora e uma agenda de trabalho a ser implementada ao longo do ano. No dia 21, será realizada sessão solene em comemoração ao Dia do Imigrante Italiano, primeira atividade organizada pelo grupo. A reinstalação contou com as presenças dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR), Carlos Zarattini (PT-SP), Carmen Zanotto (PPS-SC) e Flávia Arruda (PR-DF).
  • 14/12/2018 - Nilson Pinto faz avaliação positiva dos trabalhos da CREDN e destaca contribuição ao futuro governo
    O deputado Nilson Pinto fez uma avaliação positiva dos trabalhos da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), que preside, e destacou a importante contribuição ao futuro governo. “Compilamos um documento com propostas objetivas para as áreas de Política Externa, Defesa e Inteligência, para ser entregue ao presidente eleito e à sua equipe
  • 12/12/2018 - Passa na CREDN o Acordo de Cooperação em Defesa Brasil – Angola
    Brasília – O Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa firmado entre Brasil e Angola, em Brasília, em 23 de junho de 2010, foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados com parecer do deputado Márcio Marinho (PRB-BA). A proposta irá promover a cooperação em assuntos de defesa, especialmente nas áreas de formação militar, ciência e tecnologia de defesa, operações de paz, exercícios militares conjuntos, saúde e assistência médica, educação e treinamento militar.
  • 12/12/2018 - Acordo Brasil – Equador sobre Bens Culturais Roubados ou Ilicitamente Exportados é aprovado
    Brasília – O Acordo de Cooperação entre o Brasil e o Equador sobre Bens Culturais Roubados ou Ilicitamente Exportados, assinado em Lima, em 1º de outubro de 2012, foi aprovado na CREDN com parecer favorável do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Ações do documento