Prêmio Brasil Mais Inclusão

 

Logo BR+Inc 

O Prêmio é uma homenagem anual a empresas, entes federados (União, Estados e Municípios), entidades (ONGs, OSCIPs) ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação.

Os dez agraciados são contemplados com diplomas de menção honrosa. Metade da premiação é dedicada a Personalidades e Entes Federados, que concorrem na categoria "Mérito Darci Barbosa". A outra metade é dedicada a empresas, ONGs e entidades, que concorrem na categoria "Mérito João Ribas".

Conheça um pouco das histórias de João Ribas e de Darci Barbosa.

 

Em que categorias os indicados podem concorrer?

I. personalidades, entes federados (União, Estados e Municípios) (Mérito Darci Barbosa);
II. empresas públicas ou privadas, ONGs e OSCIPs (Mérito João Ribas).

 

Indicações de agraciados

Cada deputado(a) ou senador(a) pode indicar até UM concorrente - independentemente da categoria -, mediante envio (nas datas definidas no ano para as indicações) de formulário online disponibilizado pela Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados.

Para a categoria Mérito João Ribas, as indicações podem ser feitas também na forma de autoindicação, mediante envio à Segunda-Secretaria do formulário eletrônico disponibilizado nas datas definidas para indicações.

 

Escolha dos agraciados

Membros da Mesa Diretora (Segunda e Terceira-Secretárias), integrantes titulares da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados integram um Conselho Deliberativo, que elege, de forma democrática e transparente, os agraciados de cada ano. 

 

Entrega do prêmio

A solenidade de premiação acontece na semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) ou na semana em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), instituído pela Organização das Nações Unidas. Na ocasião, é concedido um diploma de menção honrosa a cada agraciado.

*A Câmara dos Deputados não concede prêmio pecuniário e não se responsabiliza por despesas de deslocamento, hospedagem ou transporte dos agraciados.

  

O que a Câmara já faz pela inclusão?

A Câmara dos Deputados vem atuando ativamente para promover a inclusão da pessoa com deficiência. Em 2015, foi aprovada pela Casa a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei nº 13.146/2015. Também foram criadas a Comissão Permanente sobre Direitos da Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Acessibilidade, esta última com a finalidade de fomentar a acessibilidade no País. 

 

Regulamentação

Resolução nº 10/2015 e Ato da Mesa nº 200/2017.

 

Edição anterior

Confira aqui os agraciados com o Prêmio Brasil Mais Inclusão de 2019.

 

Datas para 2021

  • Indicações de agraciados: 16 a 30 de junho
  • Indicações para o Conselho Deliberativo: 16 a 30 de junho
  • Votação pelo Conselho Deliberativo: 14 de julho
  • Divulgação dos agraciados: 15 de julho
  • Solenidade: 1º de dezembro

 

Dúvidas: (61) 3215-8169 / 5-8166 / 5-8165 ou premios.2secm@camara.leg.br.