Estágio-Visita

 

O Programa

A Câmara dos Deputados oferece, desde 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração, instituído pelo Ato da Mesa nº 51/2004. O programa possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara dos Deputados e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

O Estágio-Visita é chancelado pela Segunda-Secretaria e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Durante cinco dias, os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Poder Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a curiosidade e o interesse por buscar novos conhecimentos. Há aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo, jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo, visitas a gabinetes, a comissões e ao Plenário, simulação do funcionamento das comissões, entre outras atividades que despertam o estudante para um novo olhar sobre o Poder Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.

Devido à pandemia do Covid-19, o programa está temporariamente suspenso. Quando retornar, as datas serão divulgadas aqui.

Acesse este link para saber mais sobre o programa.

 

Regulamentação

Ato da Mesa nº. 51/2004

 

Mais informações

        • Segunda-Secretaria: (61) 3215-8162
        • Serviço de Estágios do Cefor – (61) 3216-7673/ 7641/ 7643/ 7677
        • Coordenação de Educação para a Democracia do Cefor – (61) 3216-7623/ 7624/ 7635