Notícias
-
10/12/2025 - Comissão quer explicações do ministro da Defesa sobre tensões na fronteira norteA escalada de tensões entre o regime chavista e os EUA, com o aumento da presença militar norte-americana no Caribe e operações contra o narcotráfico, passa a afetar diretamente a segurança nacional brasileira.
-
10/12/2025 - CREDN derruba ratificação do Tratado para a Proibição das Armas NuclearesO TPAN impõe restrições ao direito dos Estados de desenvolver distintas capacidades defensivas e dissuasórias, com destaque para as capacidades nucleares.
-
10/12/2025 - CREDN aprova Moção de Louvor ao presidente de El SalvadorParalelamente aos avanços na segurança pública, o governo promoveu ações de modernização econômica, digitalização de serviços e fortalecimento das instituições, contribuindo para índices de aprovação inéditos nas Américas.
-
10/12/2025 - CREDN repudia abstenção do Brasil sobre devolução de crianças ucranianas pela RússiaA abstenção compromete a imagem do País, colocando em dúvida seu compromisso histórico com a infância, a proteção humanitária e o respeito às normas internacionais de direitos humanos.
-
10/12/2025 - Aprovado o projeto sobre emprego de Drones pelas polícias e as Forças ArmadasA proposição apresenta um conjunto normativo abrangente, que contempla desde a definição do campo de aplicação da lei até a fixação de parâmetros técnicos e jurídicos para o uso desses equipamentos.
-
10/12/2025 - Acordo de Cooperação em Defesa Brasil-Arábia Saudita é aprovadoRegistram-se negociações avançadas envolvendo a Avibras, visando sua recuperação financeira com participação saudita.
-
10/12/2025 - Passa na CREDN, projeto que endurece as regras para o reconhecimento da nacionalidade brasileira à indígenasA determinação de que a Funai solicite informações de imigração à Polícia Federal é medida adequada de controle migratório e de defesa da identidade nacional.
-
03/12/2025 - Arábia Saudita quer aprofundar parcerias com o Legislativo brasileiroNo setor de defesa, destacam-se, além da Avibrás, presente no mercado saudita há quatro décadas, a Mac Jee (produção de explosivos), a Companhia Brasileira de Cartuchos/Taurus (munições) e a Akaer, que estabeleceu parceria com a Intra Defense Technologies para o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados.
-
02/12/2025 - Avibras terá o apoio da CREDN para retomar produçãoFechada há dois anos, a Avibras luta para obter os recursos necessários para retomar a produção de mísseis e foguetes. Mecanismo será criado no âmbito da CREDN para acompanhar o processo de recuperação da empresa.
-
26/11/2025 - Aprovado na CREDN o texto sobre o Tratado de SpitsbergenO Tratado de Spitsbergen, também conhecido como Tratado de Svalbard assinado em 9 de fevereiro de 1920, reconhece a soberania da Noruega sobre o arquipélago de Svalbard, localizado no Oceano Ártico.
-
26/11/2025 - Acordo de coprodução cinematográfica Brasil – França é aprovado na CREDNAs relações diplomáticas entre o Brasil e a França, estabelecidas formalmente em 1825 com o reconhecimento francês da independência brasileira, são das mais antigas e consistentes da diplomacia nacional.
-
26/11/2025 - Aprovada a adesão do Brasil ao Acordo sobre o Comércio de Aeronaves CivisA adesão a um acordo multilateral setorial como o TCA, que estabelece regras claras para a eliminação de tarifas e disciplina outras barreiras entre seus signatários, torna-se ainda mais relevante como um instrumento de mitigação de riscos.
-
26/11/2025 - CREDN aprova a realização de audiência para debater a segurança nas fronteirasO Brasil apresenta profunda vulnerabilidade em suas extensas fronteiras, o que tem permitido o avanço exponencial do tráfico de drogas, armas, munições e outros ilícitos transnacionais.
-
26/11/2025 - Denúncias do ex-chefe da Inteligência de Chávez no radar da CREDNHugo Carvajal, conhecido como “El Pollo”, que atuou como chefe da inteligência militar durante o regime de Hugo Chávez, está colaborando ativamente com autoridades dos EUA.
-
26/11/2025 - CREDN discutirá a presença de organizações criminosas transnacionais que ameaçam transformar o Brasil num NarcoestadoPCC e Comando Vermelho aniquilaram as demais organizações e dividem um mercado altamente lucrativo e diversificado, que envolve, ainda, armas de guerra fabricadas em outros países.