Arábia Saudita quer aprofundar parcerias com o Legislativo brasileiro

No setor de defesa, destacam-se, além da Avibrás, presente no mercado saudita há quatro décadas, a Mac Jee (produção de explosivos), a Companhia Brasileira de Cartuchos/Taurus (munições) e a Akaer, que estabeleceu parceria com a Intra Defense Technologies para o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados.
03/12/2025 14h18

Alan Santos

Arábia Saudita quer aprofundar parcerias com o Legislativo brasileiro

Diplomacia Parlamentar

Brasília – A Arábia Saudita quer aprofundar as parcerias com o Brasil por meio da cooperação com o Legislativo brasileiro. Foi o que afirmou o Embaixador saudita Faisal bin Ibrahim Ghulam, que nesta quarta-feira, 3, se reuniu com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Filipe Barros (PL/PR).

De acordo com ele, “queremos manter relações regulares e permanentes com a CREDN e o Grupo Parlamentar de Amizade, com objetivo de fortalecermos ainda mais o relacionamento bilateral”, afirmou. Brasil e Arábia Saudita celebram, em 2025, 58 anos de relações diplomáticas.

Ghulam também destacou a importância da ratificação, pelos dois países, do acordo de Cooperação em Defesa, assinado em Riade, em 3 de junho de 2024. Pelo acordo, Brasil e Arábia Saudita irão alinhar a cooperação em indústrias de defesa; transferência e aplicação de tecnologia militar; treinamento e exercícios militares; financiamento de sistemas militares; suporte logístico; e produtos de defesa e armamentos.

Durante o encontro, Filipe Barros anunciou que irá relatar a matéria que poderá ser votada ainda em 2025. “A cooperação em Defesa entre o Brasil e a Arábia Saudita irá beneficiar muitas das empresas da nossa Base Industrial de Defesa, incluindo a Avibras e a Embraer que já são conhecidas dos sauditas”, adiantou.

O Embaixador Faisal bin Ibrahim Ghulam revelou, ainda, que pretende organizar uma missão parlamentar brasileira para visitar Riade em 2026, a convite do Grupo Parlamentar de Amizade do Legislativo saudita, integrado por 22 parlamentares.

Assessoria de Imprensa – CREDN