Notícias

  • 03/07/2018 - Diferentes, mas nem tanto
    Amanda é estudante de artes visuais. Bernardo está terminando o ensino médio. Mas outras pessoas que, assim como eles dois, são autistas, vivem acorrentadas ou até mesmo em jaulas. Como o caso de um menino que ficou preso durante 15 anos em casa. A família pobre não conseguia tratamento na rede pública. Até o dia em que o menino recebeu atendimento por 6 meses. Começou a falar, sorrir e conheceu o pátio de casa, onde tinha pisado pela última vez há 11 anos. Cada um deles tem uma capacidade, ou várias. E elas podem ser desenvolvidas da forma que for mais adequada. Podem ser diferentes, mas com direitos iguais a todos.
  • 03/07/2018 - CDHM Informativo #3
    Leia o informativo da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
  • 02/07/2018 - Parcerias da sociedade civil com órgãos públicos em debate da CDHM
    O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), criado pela Lei nº 13.019 de 2014, tem o objetivo de aperfeiçoar a relação entre as organizações da sociedade civil e o Estado. Além de estabelecer um novo regime jurídico para parcerias, estimular a gestão pública democrática e valorizar organizações parceiras na garantia e efetivação de direitos. Mas as organizações da sociedade civil têm enfrentado muitas dificuldades na hora de celebrar qualquer dos termos previstos pelo MROSC, como o Termo de Fomento ou Colaboração, bem como o Acordo de Cooperação.
  • 02/07/2018 - Portadores de doenças raras enfrentam desafios para fazer tratamento e continuar vivendo
    De acordo com uma pesquisa lançada em fevereiro, da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), existem 13 milhões de pacientes com doenças raras no Brasil. Desse total, apenas 2% recebem remédios que combatem a progressão da doença. Os outros 98% restantes contam somente com medicamentos paliativos e regulares que atenuam sintomas.
  • 29/06/2018 - STJ liberta Padre Amaro
    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu nessa quinta-feira (28) o recurso de habeas corpus ao padre José Amaro Lopes de Sousa. Padre Amaro está preso desde o dia 27 de março no Centro de Recuperação Regional de Altamira. Ele foi liberado no início da tarde desta sexta-feira (29), e já está em casa. No dia 4 de junho a Justiça do Pará havia negado, por unanimidade, o pedido de habeas corpus.
  • 29/06/2018 - Audiência pública reúne especialistas, famílias e autistas para discutir políticas públicas sobre o autismo no Brasil
    O autismo é uma síndrome integrante do grupo de desordens cerebrais chamado Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Estima-se que há setenta milhões de autistas em todo o mundo. No Brasil, mais de dois milhões de pessoas já foram diagnosticadas com a síndrome, que é mais incidente em crianças, na proporção de quatro meninos para uma menina, independentemente da condição socioeconômica, localização geográfica ou etnia.
  • 28/06/2018 - Políticas públicas para enfrentar o preconceito e a intolerância religiosa
    Criação de delegacias especializadas para crimes de racismo e intolerância religiosa em todos os estados, aplicação da Lei 10.639, que prevê aulas obrigatórias de História e Cultura Afro-brasileira na grade curricular das escolas, mapeamento da violência contra às religiões de matriz africana e a aplicação de medidas indenizatórias para os casos de racismo, injúria racial e intolerância religiosa. Essas foram algumas das sugestões de políticas públicas para os terreiros de candomblé e umbanda, apresentadas nesta quinta-feira (28), na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM).
  • 27/06/2018 - CDU e CDHM realizam debate sobre moradia social e ocupações urbanas em SP
    A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), da Câmara dos Deputados, realizam em São Paulo, no próximo dia 12/7, debate sobre o direito à moradia e as ocupações urbanas. O objetivo é debater, junto com movimentos de moradias e o Poder Público, as ações e políticas públicas voltadas para a situação das ocupações urbanas - como o caso do desmoronamento do Edifício Wilton Paes de Almeida - e o direito de morar nos centros urbanos. As discussões acontecem na Câmara Municipal de São Paulo.
  • 26/06/2018 - Fórum debate possível processo na justiça contra corte de recursos para a educação no campo
    Os cortes no orçamento da União para execução do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e do Programa de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), foram discutidos nesta terça-feira (26), na reunião do Fórum por Direitos e Combate à Violência no Campo. O encontro foi promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF). A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) participou do debate.
  • 26/06/2018 - Na rota da liberdade e da realização de um sonho
    Há 33 anos Mehran Ramezanali fugiu do Irã. Atravessou desertos e montanhas do Afeganistão até chegar ao Paquistão, onde pediu asilo. Ele fugia da perseguição religiosa e da proibição para fazer um curso superior por causa da religião, a Fé Bahá’i. Depois de dois anos veio para o Brasil, onde está até hoje. Fez faculdade e hoje realiza pesquisas sobre gestão e marketing no Centro Universitário do Vale do Alto Itajaí (Unidavi), em Santa Catarina.
  • 26/06/2018 - Políticas públicas para os terreiros de umbanda e candomblé
    A intolerância religiosa no Brasil, com violações de terreiros, humilhações e agressões a praticantes de cultos afro-brasileiros, vai ser discutida nesta quinta-feira (28), em uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM). O encontro acontece a partir das 14 horas, no plenário 9, em Brasília.
  • 25/06/2018 - "Rota para a liberdade"
    A luta de um jovem pela oportunidade de cursar um curso superior é a história contada no livro do professor Mehran Ramezanali, iraniano e que atua no Centro Universitário do Vale do Alto Itajaí (Unidavi), em Santa Catarina, onde desenvolve estudos nas áreas de Marketing e Gestão. E essa trajetória, marcada por perseguição religiosa e proibições, é o tema de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), nesta terça-feira (26), às 14 horas.
  • 25/06/2018 - Comissões do Congresso pedem audiência no STJ para discutir a liberdade do Padre Amaro
    O padre José Amaro Lopes de Sousa, conhecido como padre Amaro, está preso desde o dia 27 de março no Centro de Recuperação Regional de Altamira. Ele é coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Anapu, sudoeste do Pará. De acordo com a CPT, a prisão do religioso tem interesse de fazendeiros da região e razões políticas. Eles foram as principais testemunhas ouvidas pela polícia. Segundo relatos de lideranças de movimentos sociais e autoridades locais, existe, inclusive, “lista” de pessoas marcadas para morrer, estando o nome de Padre Amaro em tal “lista”.
  • 21/06/2018 - NOTA PÚBLICA SOBRE O QUILOMBO MESQUITA
    Nota pública do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Luiz Couto (PT/PB), sobre a redução, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), das terras do Quilombo Mesquita, localizado em Cidade Ocidental (GO).
  • 21/06/2018 - Corte Interamericana de Direitos Humanos condena governo brasileiro por violação de direitos dos índios Xucuru
    A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o governo brasileiro através de uma Sentença de Exceções Preliminares, Mérito, Reparações e Custas, em relação ao Caso Povo Indígena Xucuru.