Notícias
-
03/07/2018 - Diferentes, mas nem tantoAmanda é estudante de artes visuais. Bernardo está terminando o ensino médio. Mas outras pessoas que, assim como eles dois, são autistas, vivem acorrentadas ou até mesmo em jaulas. Como o caso de um menino que ficou preso durante 15 anos em casa. A família pobre não conseguia tratamento na rede pública. Até o dia em que o menino recebeu atendimento por 6 meses. Começou a falar, sorrir e conheceu o pátio de casa, onde tinha pisado pela última vez há 11 anos. Cada um deles tem uma capacidade, ou várias. E elas podem ser desenvolvidas da forma que for mais adequada. Podem ser diferentes, mas com direitos iguais a todos.
-
03/07/2018 - CDHM Informativo #3Leia o informativo da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
-
02/07/2018 - Parcerias da sociedade civil com órgãos públicos em debate da CDHMO Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), criado pela Lei nº 13.019 de 2014, tem o objetivo de aperfeiçoar a relação entre as organizações da sociedade civil e o Estado. Além de estabelecer um novo regime jurídico para parcerias, estimular a gestão pública democrática e valorizar organizações parceiras na garantia e efetivação de direitos. Mas as organizações da sociedade civil têm enfrentado muitas dificuldades na hora de celebrar qualquer dos termos previstos pelo MROSC, como o Termo de Fomento ou Colaboração, bem como o Acordo de Cooperação.
-
02/07/2018 - Portadores de doenças raras enfrentam desafios para fazer tratamento e continuar vivendoDe acordo com uma pesquisa lançada em fevereiro, da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), existem 13 milhões de pacientes com doenças raras no Brasil. Desse total, apenas 2% recebem remédios que combatem a progressão da doença. Os outros 98% restantes contam somente com medicamentos paliativos e regulares que atenuam sintomas.
-
29/06/2018 - STJ liberta Padre AmaroO Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu nessa quinta-feira (28) o recurso de habeas corpus ao padre José Amaro Lopes de Sousa. Padre Amaro está preso desde o dia 27 de março no Centro de Recuperação Regional de Altamira. Ele foi liberado no início da tarde desta sexta-feira (29), e já está em casa. No dia 4 de junho a Justiça do Pará havia negado, por unanimidade, o pedido de habeas corpus.
-
29/06/2018 - Audiência pública reúne especialistas, famílias e autistas para discutir políticas públicas sobre o autismo no BrasilO autismo é uma síndrome integrante do grupo de desordens cerebrais chamado Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Estima-se que há setenta milhões de autistas em todo o mundo. No Brasil, mais de dois milhões de pessoas já foram diagnosticadas com a síndrome, que é mais incidente em crianças, na proporção de quatro meninos para uma menina, independentemente da condição socioeconômica, localização geográfica ou etnia.
-
28/06/2018 - Políticas públicas para enfrentar o preconceito e a intolerância religiosaCriação de delegacias especializadas para crimes de racismo e intolerância religiosa em todos os estados, aplicação da Lei 10.639, que prevê aulas obrigatórias de História e Cultura Afro-brasileira na grade curricular das escolas, mapeamento da violência contra às religiões de matriz africana e a aplicação de medidas indenizatórias para os casos de racismo, injúria racial e intolerância religiosa. Essas foram algumas das sugestões de políticas públicas para os terreiros de candomblé e umbanda, apresentadas nesta quinta-feira (28), na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM).
-
27/06/2018 - CDU e CDHM realizam debate sobre moradia social e ocupações urbanas em SPA Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), da Câmara dos Deputados, realizam em São Paulo, no próximo dia 12/7, debate sobre o direito à moradia e as ocupações urbanas. O objetivo é debater, junto com movimentos de moradias e o Poder Público, as ações e políticas públicas voltadas para a situação das ocupações urbanas - como o caso do desmoronamento do Edifício Wilton Paes de Almeida - e o direito de morar nos centros urbanos. As discussões acontecem na Câmara Municipal de São Paulo.
-
26/06/2018 - Fórum debate possível processo na justiça contra corte de recursos para a educação no campoOs cortes no orçamento da União para execução do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e do Programa de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), foram discutidos nesta terça-feira (26), na reunião do Fórum por Direitos e Combate à Violência no Campo. O encontro foi promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF). A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) participou do debate.
-
26/06/2018 - Na rota da liberdade e da realização de um sonhoHá 33 anos Mehran Ramezanali fugiu do Irã. Atravessou desertos e montanhas do Afeganistão até chegar ao Paquistão, onde pediu asilo. Ele fugia da perseguição religiosa e da proibição para fazer um curso superior por causa da religião, a Fé Bahá’i. Depois de dois anos veio para o Brasil, onde está até hoje. Fez faculdade e hoje realiza pesquisas sobre gestão e marketing no Centro Universitário do Vale do Alto Itajaí (Unidavi), em Santa Catarina.
-
26/06/2018 - Políticas públicas para os terreiros de umbanda e candombléA intolerância religiosa no Brasil, com violações de terreiros, humilhações e agressões a praticantes de cultos afro-brasileiros, vai ser discutida nesta quinta-feira (28), em uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM). O encontro acontece a partir das 14 horas, no plenário 9, em Brasília.
-
25/06/2018 - "Rota para a liberdade"A luta de um jovem pela oportunidade de cursar um curso superior é a história contada no livro do professor Mehran Ramezanali, iraniano e que atua no Centro Universitário do Vale do Alto Itajaí (Unidavi), em Santa Catarina, onde desenvolve estudos nas áreas de Marketing e Gestão. E essa trajetória, marcada por perseguição religiosa e proibições, é o tema de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), nesta terça-feira (26), às 14 horas.
-
25/06/2018 - Comissões do Congresso pedem audiência no STJ para discutir a liberdade do Padre AmaroO padre José Amaro Lopes de Sousa, conhecido como padre Amaro, está preso desde o dia 27 de março no Centro de Recuperação Regional de Altamira. Ele é coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Anapu, sudoeste do Pará. De acordo com a CPT, a prisão do religioso tem interesse de fazendeiros da região e razões políticas. Eles foram as principais testemunhas ouvidas pela polícia. Segundo relatos de lideranças de movimentos sociais e autoridades locais, existe, inclusive, “lista” de pessoas marcadas para morrer, estando o nome de Padre Amaro em tal “lista”.
-
21/06/2018 - NOTA PÚBLICA SOBRE O QUILOMBO MESQUITANota pública do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Luiz Couto (PT/PB), sobre a redução, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), das terras do Quilombo Mesquita, localizado em Cidade Ocidental (GO).
-
21/06/2018 - Corte Interamericana de Direitos Humanos condena governo brasileiro por violação de direitos dos índios XucuruA Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o governo brasileiro através de uma Sentença de Exceções Preliminares, Mérito, Reparações e Custas, em relação ao Caso Povo Indígena Xucuru.