Notícias

  • 13/06/2017 - CDC aprova proibição da cobrança de bagagem embarcada em voos
    A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou parecer do deputado Rodrigo Martins proibindo a cobrança, por parte das empresas aéreas, de bagagens despachadas. Na opinião do presidente da CDC e relator do PDC 578/16, a Resolução 400/16 da Agência Nacional de Aviação Civil que permitia a cobrança foi uma clara extrapolação de atribuições por parte da autarquia. “A ANAC ultrapassou seu poder regulamentar dado pela legislação, além de não justificar adequadamente que a mudança de franquia de bagagens seria de alguma forma benéfica para o consumidor”, disse Rodrigo Martins.
  • 02/06/2017 - Usuário de WhatsApp não poderá ser tarifado a mais por chamada de voz
    Operadoras de telefonia não poderão obrigar aos clientes que usem aplicativos como whatsapp para chamadas de voz a contratação de novo pacote de dados. Esta foi a decisão da Comissão de Defesa do Consumidor, que no último dia 31/05 aprovou parecer do deputado Rodrigo Martins ao PL 2.993/15. Pela proposta, os aplicativos como whatsapp, telegram, viber, entre outros - que fornecem troca de mensagens instantâneas de áudio - passam a ser considerados serviços ao consumidor.
  • 24/05/2017 - Rodrigo Martins comemora aprovação do projeto contra o superendividamento
    A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou nesta quarta-feira (24/05) o Projeto de Lei 3.515/15, que trata da prevenção ao superendividamento – que ocorre quando mais de 30% da renda líquida mensal do consumidor estão comprometidas com dívidas, excetuando financiamento da casa própria. A discussão em torno na matéria começou em dezembro de 2010, quando o então presidente do Senado, José Sarney, instalou uma comissão de juristas para debater a modernização do Código de Defesa do Consumidor. O projeto, já aprovado no Senado, tramitava na CDC desde novembro de 2015 e teve a aprovação comemorada pelo seu presidente, deputado Rodrigo Martins.
  • 17/05/2017 - Comissão amplia poderes de juízes em defesa do Código
    A Comissão deu um importante passo para punir empresas que repetidamente causam dano aos consumidores. Foi aprovado nesta quarta-feira (17/05) o parecer do deputado Celso Russomanno ao Projeto de Lei 1.412/15. A proposta dá poderes aos juízes para que apliquem multa civil, em valor proporcional à conduta abusiva do fornecedor, nos casos listados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
  • 10/05/2017 - Ministro da Saúde debate eficácia de remédio chinês no combate ao câncer
    O medicamento chinês asparaginase, importado pelo governo brasileiro para tratamento de leucemia infantil, foi tema da Audiência Pública na Comissão de Defesa do Consumidor nesta quarta-feira (10/05), com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros. O debate foi pedido pelo deputado Aureo, após denúncias da imprensa, que colocaram em dúvida a eficácia do remédio. Cerca de quatro mil pacientes, em sua maioria crianças e adolescentes, recebem o medicamento pelo SUS. Porém, desde 2010, o Ministério da Saúde vem enfrentando problemas na importação do produto.
  • 09/05/2017 - Rodrigo Martins: internet fixa ilimitada é um direito essencial para exercício da cidadania
    A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) realizou nesta terça-feira (9/5) audiência pública para discutir o Projeto de Lei 7.182/17, que proíbe a implementação de franquia limitada nos planos de internet de banda larga fixa. O projeto, de autoria do Senado, é relatado na CDC pelo seu presidente, deputado Rodrigo Martins. Desde junho do ano passado, quando as operadoras de banda larga fixa pretenderam acabar com os planos ilimitados e estabelecer limites de uso mensal, semelhante ao que já ocorre na internet móvel, o assunto está envolvido em polêmica.
  • 05/05/2017 - Venda de dados pessoais na internet é perigoso e pode levar a abusos, afirma Rodrigo Martins
    Menos de 8 centavos de dólar por pessoa. Esse, segundo o jornal El País, é quanto empresas interessadas nas informações de internautas pagam para montar seus próprios bancos de dados. Essas informações são posteriormente usadas para mapear perfis específicos com hábitos de compras, preferências pessoais e até orientação política de milhões de pessoas – o chamado ‘Big Data’.
  • 18/04/2017 - Para Rodrigo Martins, cobrança de malas embarcadas em voo deve ser derrubada pela Câmara
    Permitir que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acabe com a franquia gratuita de bagagem não é apenas uma ofensa ao Código de Defesa do Consumidor, mas também uma afronta ao Parlamento, a quem cabe elaborar leis. Essa foi a avaliação do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), deputado Rodrigo Martins, durante a audiência pública para discutir o tema. “Vamos até as últimas consequências para derrubar os artigos da Resolução 400/16 da Anac que permitem a cobrança”, disse o deputado. Na audiência, Rodrigo Martins apoiou a sugestão do deputado Celso Russomanno, que sugeriu uma alternativa: em vez de cobrar pelas malas embarcadas, possibilitar que as companhias aéreas deem desconto aos passageiros que não viajem com bagagem.
  • 12/04/2017 - “A Câmara não vai abrir mão do seu poder de legislar", diz Rodrigo Martins sobre cobrança de bagagens em voos
    Evidenciar os riscos, para o consumidor, do fim da franquia gratuita de bagagem despachada, como previsto na Resolução 400/16, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa é a expectativa do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), deputado Rodrigo Martins, para a audiência pública na CDC na próxima terça-feira (18/04), com representantes da própria Anac, das empresas aéreas, do Ministério Público e da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
  • 06/04/2017 - Aureo quer que governo justifique preferência por remédio chinês contra o câncer
    A Comissão de Defesa do Consumidor vai ouvir o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, sobre a decisão de comprar da China o remédio asparaginase, usado no tratamento da leucemia infantil. Segundo o deputado Aureo, desde os anos 70 o Brasil adquire medicamentos fabricados nos Estados Unidos e na Alemanha, que comprovadamente têm nível de eficácia de até 90%; “No entanto, em 2017 o Ministério optou pela versão chinesa do remédio, do laboratório Beijing SL Pharmaceutical – representado pela empresa uruguaia Xetley – e que não teria passado por testes que comprovem sua qualidade e a eficácia, apenas porque o preço era menor”, criticou Áureo.
  • 05/04/2017 - ANS terá de explicar quebra unilateral de contratos planos de saúde
    A quebra unilateral de contrato por parte de operadoras de planos de saúde vai ser tema de debate na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). O requerimento de Audiência Pública foi apresentado pelo deputado Marco Tebaldi e aprovado por unanimidade na reunião desta quarta-feira (05/04). O caso mais recente e que motivou o requerimento foi a decisão da Bradesco Saúde, que excluiu mais de 500 empresas e seus beneficiários da cobertura. “A seguradora se limitou a informar que os contratos corporativos preveem a renovação anual ou não, sem analisar os impactos aos clientes. A Agência Nacional de Saúde (ANS), que deveria se posicionar em favor dos consumidores, não deu as explicações necessárias sobre esse absurdo”, protestou Tebaldi.
  • 04/04/2017 - Rodrigo Martins: “Comissão vai acompanhar de perto atualização do Regulamento Geral do Consumidor da Anatel”
    O presidente da Comissão, deputado Rodrigo Martins, reuniu-se nesta terça-feira (04/04) com a Superintendente de Relações com os Consumidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Elisa Vieira Leonel, para tratar da revisão do Regulamento Geral do Consumidor. Segundo a agência, três anos após sua entrada em vigor, o chamado RCG deve ser atualizado, levando em consideração o feedback dos usuários e novas práticas e procedimentos adotados na telefona e internet.
  • 29/03/2017 - Rodrigo Martins questiona Anac sobre defesa de cobrança de bagagens em voos”
    A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) vai debater, por iniciativa de seu presidente, deputado Rodrigo Martins, a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permite às empresas aéreas cobrar pela bagagem dos passageiros. A medida, que deveria entrar em vigor no último dia 14/03, foi suspensa pela Justiça em caráter liminar, após protestos do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil. “Essa iniciativa só deveria ser tomada após uma discussão ampla que envolvesse a sociedade civil organizada, o que não aconteceu”, disse o presidente da CDC.
  • 23/03/2017 - Rodrigo Martins é eleito para presidência da Comissão de Defesa do Consumidor
    A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) elegeu por unanimidade nesta quinta-feira (23/03) o deputado Rodrigo Martins (PSB-PI) para suceder o deputado Marco Tebaldi na presidência do colegiado. O parlamentar piauiense é odontólogo, foi o vereador mais jovem da Câmara Municipal de Teresina e está em seu primeiro mandato na Câmara Federal.
  • 07/12/2016 - Associação critica juros no cartão de crédito; empresas citam inadimplência
    Debate na Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor discute motivos que levam a taxas mais altas no Brasil em comparação com outros países