Usuário de WhatsApp não poderá ser tarifado a mais por chamada de voz

Operadoras de telefonia não poderão obrigar aos clientes que usem aplicativos como whatsapp para chamadas de voz a contratação de novo pacote de dados. Esta foi a decisão da Comissão de Defesa do Consumidor, que no último dia 31/05 aprovou parecer do deputado Rodrigo Martins ao PL 2.993/15. Pela proposta, os aplicativos como whatsapp, telegram, viber, entre outros - que fornecem troca de mensagens instantâneas de áudio - passam a ser considerados serviços ao consumidor.
02/06/2017 11h30

“A sofisticação dos aplicativos, que agora permitem conversas em tempo real, fez com que as operadoras de telefonia alegassem redução de suas receitas e recorressem à Justiça para impedir esse serviço. Isso causava insegurança jurídica para o consumidor, e é justamente o que o projeto ataca. Com a nova lei, as empresas não poderão mais buscar liminares bloqueando as chamadas de voz via whatsapp”, comemorou Rodrigo.

Além de tratar como prática abusiva a cobrança de preços diferenciados dos usuários dos chamados aplicativos multiplataforma, o projeto proíbe qualquer restrição ao tráfego de dados em desfavor do consumidor.