Notícias

  • 23/11/2021 - Observatório promove debate para colher sugestões ao TSE sobre eleições
    O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), órgão da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, promoveu na sexta-feira (19/11) debate com deputadas e pesquisadoras sobre o tema “A mulher e a regulamentação das eleições de 2022”, com o objetivo de colher contribuições para a redação de Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A atividade integra a campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e a série “Diálogos & Estudos da Política”, promovida pelo Observatório.
  • 23/11/2021 - Sancionada lei que protege vítimas de violência sexual durante julgamentos
    Foi publicada nesta terça-feira (23/11) no Diário Oficial da União, sem vetos, a Lei 14.245/2021 que protege vítimas de crimes sexuais de atos contra sua integridade durante processos judiciais, a partir do PL 5096/2020, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), subscrito por 25 parlamentares. A norma ficou conhecida como "Lei Mariana Ferrer", em alusão ao caso da jovem submetida à humilhações durante processo sobre estupro.
  • 22/11/2021 - Estatuto da Pessoa com Câncer é sancionado com veto a garantia de acesso a remédio mais eficaz
    Foi sancionada nesta segunda-feira (22/11) a Lei 14.238, de 2021, que cria o Estatuto da Pessoa com Câncer. No entanto, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou o artigo que obrigava o Estado a garantir "o acesso de todos os pacientes a medicamentos mais efetivos contra o câncer”. Caberá ao Parlamento decidir se derruba ou mantém o veto, em sessão com data ainda a ser definida. A lei tem origem no PL 1.605/2019, do deputado Eduardo Braide (PMN/MA), e que na Câmara teve relatoria das deputadas Silvia Cristina (PDT-RO), na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), e Renata Abreu (Pode-SP), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), além do deputado Igor Timo (Pode-MG) em Plenário.
  • 22/11/2021 - Sancionada lei que cria vale-gás para famílias de baixa renda
    O Presidente da República Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.237/2021, que cria um "vale-gás" para famílias de baixa renda. O auxílio, chamado "Gás dos Brasileiros", será destinado às famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que tenham entre seus membros quem receba o benefício de prestação continuada (BPC). A norma está publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22/11).
  • 20/11/2021 - Câmara promove homenagem pelo Dia do Empreendedorismo Feminino
    A Câmara dos Deputados promoveu na sexta-feira (19/11) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, por iniciativa das deputadas Adriana Ventura (Novo-SP) e Paula Belmonte (Cidadania-DF), em conjunto com o deputado General Peternelli (PSL-SP), e apoio da Secretaria da Mulher, que tem a deputada Celina Leão (PP-DF) como coordenadora da bancada feminina. A data foi implantada pelas Nações Unidas, em parceria com instituições globais de incentivo às mulheres que criam e comandam seus próprios negócios, e como parte de uma campanha contra a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.
  • 20/11/2021 - Congresso fará sessão pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher
    Como parte da programação da campanha denominada “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, o Congresso Nacional promove sessão solene na próxima quinta-feira (25/11), a partir das 10 horas. A campanha tem por objetivo mobilizar a sociedade e o poder público sobre os diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres. As atividades vão até 10 de dezembro realizadas pela Secretaria da Mulher da Câmara, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.
  • 19/11/2021 - Inscrições para concurso de vídeos sobre Lei Maria da Penha vão até 10 de dezembro
    Já estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Concurso de Vídeos Lei Maria da Penha, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceira com o Banco Mundial e o Facebook. O objetivo é incentivar o debate sobre a violência contra a mulher entre jovens de diferentes comunidades e grupos sociais. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 10 de dezembro. O tema desta edição é “15 anos da Lei Maria da Penha: como a educação pode ajudar a prevenir violências contra as mulheres?”, em alusão ao 15º aniversário da Lei 11.340/2006 e à Lei 14.164/2021, que cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
  • 19/11/2021 - Câmara aprova projeto que altera tributação de caminhoneiros autônomos
    Com substitutivo apresentado pela relatora deputada Caroline de Toni (PSL-SC), a Câmara aprovou na quarta-feira (17/11) Projeto de Lei Complementar - PLP 147/19, do Senado Federal, que muda a tributação de caminhoneiros autônomos inscritos como microempreendedor individual (MEI) no Simples Nacional. Devido às mudanças, a matéria retornará ao Senado para nova votação. Segundo o texto, o limite de enquadramento para esses caminhoneiros como MEI passa de R$ 81 mil anuais para R$ 251,6 mil anuais. Já a alíquota a pagar para a Previdência Social será de 12% sobre o salário mínimo.
  • 19/11/2021 - Debatedores dizem que violência contra a mulher é agravada pelo racismo estrutural
    Com audiência pública sobre a violência contra as mulheres negras e o impacto da pandemia sobre elas, a Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria da Mulher, deu início às atividades da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A abertura do debate foi feita pela procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), com mediação da deputada Vivi Reis (PSOL-PA).
  • 18/11/2021 - Câmara promove sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
    A Câmara dos Deputados promove nesta sexta-feira (19/11), das 9 às 11 horas, Sessão Solene em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A solicitação foi iniciativa das deputadas Adriana Ventura (Novo-SP), por meio do Requerimento 2663/2020, em conjunto com o deputado General Peternelli (PSL-SP) e Paula Belmonte (Cidadania-DF), por meio do Requerimento 567/2021, e conta com apoio da Secretaria da Mulher, que tem a deputada Celina Leão (PP-DF) como coordenadora da bancada feminina.
  • 17/11/2021 - Comissão aprova emendas ao orçamento em favor dos Direitos da Mulher
    A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER) da Câmara aprovou no último dia 10 de novembro emendas ao Orçamento da União para 2022. Os recursos aprovados beneficiarão mulheres de todo o País nas áreas de saúde, educação e enfrentamento à violência doméstica e familiar. Foram aprovados 700 milhões de reais para políticas de igualdade e enfrentamento à violência contra a mulher; 673 milhões de reais para apoio à implementação da Casa da Mulher Brasileira e de Centros de Atendimento às Mulheres em capitais e municípios; 81 milhões de reais para a educação e formação em saúde; e outros 50 milhões de reais para a área de política para mulheres.
  • 17/11/2021 - Secretaria da Mulher participa da campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher"
    Desde 2013, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados desenvolve uma série de atividades como parte da campanha denominada “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. O objetivo é mobilizar a sociedade civil e o poder público para conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres. As atividades vão até o dia 10 de dezembro e contam com parceria da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.
  • 11/11/2021 - Observatório da Mulher promove debate sobre regulamentação das eleições de 2022
    O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), órgão da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, como parte das atividades da campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, promove no próximo dia 19 de novembro um debate sobre o tema “A mulher e a regulamentação das eleições de 2022: contribuições para a redação das Resoluções do TSE”. O debate integra a série “Diálogos & Estudos da Política”, promovida pelo eixo de pesquisa em atuação partidária e processos eleitorais.
  • 11/11/2021 - Câmara aprova MP que prorroga vigência de medidas excepcionais de combate à pandemia
    Com relatoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o Plenário aprovou na quarta-feira (10/11) projeto de lei de conversão à Medida Provisória (MP) 1059/21, que garante a continuidade de medidas excepcionais para a compra de vacinas, medicamentos e insumos para o combate à Covid-19, autorizadas pela Lei 14.124/2021, aprovada em março deste ano. A matéria será enviada ao Senado. O texto da lei previa as medidas excepcionais até 31 de julho. Pela MP, no entanto, a lei passa a ter vigência enquanto durar a emergência de saúde pública declarada em razão da pandemia do novo coronavírus.
  • 10/11/2021 - Procuradoria da Mulher firmará parceria com Conselho Nacional de Justiça
    A procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), esteve em audiência na tarde desta terça-feira (09/11) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, para apresentar um elenco de pautas a serem debatidas com o órgão. Ao final do encontro, foi acertado que o CNJ e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados irão assinar um Acordo de Cooperação Técnica.