Congresso fará sessão pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

Como parte da programação da campanha denominada “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, o Congresso Nacional promove sessão solene na próxima quinta-feira (25/11), a partir das 10 horas. A campanha tem por objetivo mobilizar a sociedade e o poder público sobre os diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres. As atividades vão até 10 de dezembro realizadas pela Secretaria da Mulher da Câmara, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.
20/11/2021 11h10

Foto: Elza Fiúza - ABr via Agência Senado

Congresso fará sessão pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

Mulheres atendidas em Casa Abrigo do DF

O Congresso Nacional realizará sessão solene na próxima quinta-feira (25/11) para lembrar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. A sessão será realizada a partir das 10 horas, de forma remota. A iniciativa é das senadoras Leila Barros (Cidadania-DF), que coordena a Procuradoria Especial da Mulher do Senado e Simone Tebet (MDB-MS), líder da bancada feminina no Senado, e das deputadas Celina Leão (PP-DF), coordenadora da bancada feminina na Câmara  dos Deputados, e Tereza Nelma (PSDB-AL), procuradora da Mulher da Câmara. 

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 e é celebrado anualmente em 25 de novembro. A data faz homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana. A comemoração tem como objetivo alertar e erradicar os casos de violência contra as mulheres em todo o mundo. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de violência contra a mulher é todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado o dano físico, sexual e psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública seja na vida privada.

 

Confira aqui programação completa da campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

 

Fonte: Agência Senado