Notícias

  • 14/12/2010 - Concurso de Fotografias do Legislativo com o tema “Energias” entrega prêmios
    Três servidores da Câmara dos Deputados foram premiados no “II Concurso Anual de Fotografia do Legislativo Federal”. Raimundo Alves, João José de Castro Júnior e Paulo Roberto Resende conquistaram, respectivamente, o 1º lugar da categoria “Mérito”, o 1º lugar da categoria “Montagem” e o 2º da categoria “Plástica”.
  • 14/12/2010 - Árvore do Mês – Falsa seringueira
    A coluna Árvore do Mês traz, na edição de novembro/dezembro, uma espécie que enfeita a Câmara e que impressiona por seu tamanho. A falsa-serigueira, também conhecida como árvore-da-borracha, goma-elástica, borracheira ou ficus italiano, tem como característica mais marcante suas raízes aéreas que, ao encontrarem o solo, se transformam em troncos auxiliares, ajudando a suportar o peso da enorme árvore.
  • 14/12/2010 - Substituição de garrafas plásticas por filtros de água tem aprovação dos servidores
    A substituição das garrafas PET de água mineral por filtros de água e jarras de metal, em implantação na Câmara desde outubro do ano passado, por iniciativa do Serviço de instalações (Sinst) , vem sendo bem aceita pelos servidores da Casa. Segundo pesquisa realizada recentemente, os filtros contam com uma aprovação de 78%, enquanto a troca das garrafas plásticas pelas jarras é aprovada por 82% dos usuários. A pesquisa foi uma iniciativa da Seção de Acompanhamento e Distribuição e da Seção de Administração do Anexo I, o primeiro dos edifícios da Câmara a ter todas as copas equipadas com os filtros.
  • 13/12/2010 - Plantio de mudas cria cinturão de proteção ao Bosque dos Constituintes
    O Parque Bosque dos Constituintes recebeu servidores da Câmara dos Deputados, autoridades e parceiros, nesta sexta-feira (10/12), para o evento “Abrace o Bosque”, de plantio de mudas e sementes nativas do cerrado em sua área de entorno. A iniciativa, que visa à formação de um cinturão de proteção ao redor do Bosque, seguindo a legislação ambiental e recomendações do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), teve pré-projeto elaborado pela Escola de Paisagismo de Brasília e apoio da Rede de Sementes do Cerrado.
  • 13/12/2010 - EcoCâmara se reúne para pensar seu futuro
    Os membros do Comitê de Gestão Socioambiental do Câmara dos Deputados (EcoCâmara) e representantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Casa (EcoCamaradas) se reuniram no dia 26 de outubro, na sala de reuniões do Centro de Documentação e Informação da Câmara (Cedi), para pensar o futuro do Núcleo.
  • Bosque dos Constituintes - projeto Proteção às Abelhas
    O projeto “Proteção às abelhas”, visa à identificação das espécies, proteção aos exemplares que não representam perigo para os visitantes e transferência para locais seguros daqueles que possam representar algum risco de acidentes. As abelhas fazem parte do grupo dos chamados “insetos sociais”. A organização de uma colmeia é exemplar e as operárias contam com o que pode ser considerado um “plano de carreira.” De acordo com a sua idade, vão mudando de função dentro do grupo, que se comporta quase como um só organismo.
  • 21/10/2010 - Reformas na Câmara demonstram preocupação ambiental
    Mais uma vez, a Câmara dos Deputados demonstrou sua preocupação com meio ambiente, a acessibilidade e a preservação do patrimônio histórico nos critérios adotados para as recentes reformas de banheiros do Edifício Principal e da iluminação do Salão Verde. Fatores como a diminuição dos gastos de energia elétrica e de água ajudaram a definir os padrões utilizados, que têm como benefício secundário a economia de recursos financeiros.
  • 21/10/2010 - Ecocamaradas se mobilizam pela sustentabilidade na mudança da legislatura
    Os integrantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas) estão visitando os gabinetes parlamentares para conscientizar os funcionários da importância da adoção de medidas simples para preservação do meio ambiente no período de transição de mandatos. As visitas do projeto, intitulado “Sustentabilidade na Mudança de Legislatura”, começaram a ser feitas no dia 14 de outubro e continuarão até que todos os 513 gabinetes tenham recebido os voluntários.
  • 08/10/2010 - Árvore do Mês - Figueira mata-pau (gameleira)
    A Árvore do Mês de setembro é a figueira mata-pau, também conhecida como gameleira ou figueira branca. Ela costuma nascer sobre uma outra árvore, que acaba matando sufocada. No entanto, também dá vida à floresta, pois fornece alimento e abrigo para diversos animais. A sua história na Câmara dos Deputados é digna de um romance policial: a mãe do principal exemplar foi covardemente assassinada pela mão humana.
  • 01/10/2010 - EcoCâmara e Demed realizam 2º monitoramento de resíduos de 2010
    O Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados e o Departamento Médico da Câmara (Demed) realizaram, entre os dias 23 e 29 de agosto, o segundo monitoramento de resíduos de saúde de 2010, revelando que um total de 12,7% dos materiais descartados foram classificados como pertencentes ao Grupo A (risco biológico). No monitoramento anterior, realizado em abril deste ano, o índice havia sido de 13,61%. Os resíduos do Grupo A são enviados para incineração, gerando maiores custos ambientais e financeiros.
  • 01/10/2010 - Abelha - A Câmara é o Bicho
    A seção “A Câmara é o Bicho” traz um animal que é adorado por muitos e temido por outros. Polinizadora importante para a agricultura, produtora de cera, própolis e mel, a utilíssima abelha é vista entre a doçura do que produz e a dor de suas ferroadas. Criada pelo homem desde 2400 a.C., seus ninhos na Câmara recebem cuidados especiais: quando necessário, são retirados para evitar acidentes e encaminhados a criadores especializados.
  • 29/09/2010 - Oficina de Pintura de Canecas: continuidade na conscientização
    O Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocâmara) ofereceu, no dia 24 de setembro, uma nova turma da “Oficina de Pintura de Canecas”, dentro de programa de conscientização ambiental. A iniciativa busca incentivar a substituição de copos plásticos por canecas reutilizáveis, mais ecológicas e econômicas, além de servir de oportunidade para que sejam abordados diversos outros temas relacionados à sustentabilidade ambiental.