Ecocamaradas se mobilizam pela sustentabilidade na mudança da legislatura
O foco principal da iniciativa é orientar quanto ao descarte e reaproveitamento de materiais de expediente, publicações e materiais recicláveis, especialmente durante a reorganização, ocupação e desocupação dos gabinetes parlamentares, além de diminuir o desperdício de material de expediente e o lixo produzido. Divididos em pequenos grupos, os ecocamaradas orientam os funcionários quanto ao passo a passo do processo e distribuem uma cartilha, impressa em material reaproveitado, com dez iniciativas a serem tomadas nos gabinetes parlamentares em prol do meio ambiente.
Todos os locais que aderirem às propostas ganharão um selo para ser colocado em sua entrada, identificando-o como um “Gabinete Verde” e seus funcionários serão presenteados com um marcador de livros do EcoCâmara.
Os ecocamaradas também estão fotografando os secretários parlamentares que aderem às iniciativas - as fotografias serão colocadas na árvore símbolo do projeto, uma escultura de material reciclado localizada na entrada o Anexo IV da Câmara.
A coordenadora do projeto, Adsan Jacqueline, ressalta a importância de se trabalhar, a um só tempo, com questões relacionadas à economia e à sustentabilidade. Segundo ela, a ação tem também a vantagem de permitir a troca de ideias. “Assim, podemos construir uma consciência comum sobre conservação, preservação, consumo e economia de bens públicos de consumo corrente”, diz a ecocamarada.
Importância do trabalho reconhecida
Os voluntários que fazem as visitas têm sido recebidos com extrema boa-vontade e entusiasmo. Os funcionários dos gabinetes contam que as questões relativas ao meio ambiente estão cada vez mais presentes no dia a dia de todos. Mas muitas vezes falta orientação de como proceder de maneira ambientalmente sustentável. Segundo eles, o projeto surgiu para preencher essa lacuna.
“As instruções para o descarte correto de materiais precisam ser divulgadas com mais freqüência nos gabinetes, pois muitos funcionários ainda não têm essas informações”, avaliou Francisco Neiva, chefe de gabinete do deputado Paulo Delgado (PT-MG). A secretária parlamentar Gleice Tomé, do gabinete do deputado Moisés Avelino (PMDB-TO), faz coro ao elogiar o projeto: “a iniciativa é excelente, pois ajuda as pessoas a não causar dano ao meio ambiente, o que muitas vezes acontece por puro desconhecimento das medidas que devemos tomar”.
Reduzir, reutilizar e reciclar
O encaminhamento ao Escritório Verde do Ecocâmara de objetos como pastas, publicações, cartões de visita, CDs e de materiais diversos para a reciclagem é uma iniciativa que tem encontrado grande adesão nos gabinetes. Seguindo a chamada “Política dos Três R’s” (“reduzir, reutilizar e reciclar”), aquilo que é recebido tem vários destinos. Sempre que possível, privilegia-se o reaproveitamento, como no caso dos livros, que serão encaminhados a projetos de formação de bibliotecas públicas, ou dos papéis impressos de um só lado, que viram blocos. Outros itens, como os papéis impressos de ambos os lados, são encaminhados a cooperativas para reciclagem.
Os ecocamaradas procuram dar ênfase especial à importância do consumo consciente, de modo a se evitar desperdícios. Afinal, o processo de reciclagem de materiais, embora menos agressivo do que o descarte e a reposição, também causa impacto ambiental. Desse modo, nada mais ecológico do que usar apenas o necessário.
Todo o material será pesado e medido, de modo a permitir um monitoramento preciso dos resultados alcançados, conforme já é praxe em outras ações que contam com a participação do Escritório Verde.
A ideia da iniciativa surgiu na Oficina de Planejamento de Projetos, oferecida aos ecocamaradas pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara (EcoCâmara), em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, no dia 12 de agosto de 2010. Durante o encontro, surgiu a proposta de divulgar as diretrizes socioambientais adotadas pela Câmara e as atitudes que permitem tornar os gabinetes parlamentares mais ambientalmente sustentáveis. A realização do projeto é uma parceria do grupo Ecocamaradas com o Escritório Verde do EcoCâmara, a Coordenação de Administração de Edifícios (Caedi), o Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa) e a Coordenação de Almoxarifados (Coalm) do Departamento de Material e Patrimônio (Demap).
O projeto “Sustentablidade na Mudança de Legislatura” ainda está aceitando voluntários. Para aderir à iniciativa e ajudar nas visitas aos gabinetes, ou para doar material reaproveitável e reciclável, entre em contato com o Escritório Verde do EcoCâmara pelo telefone (61) 3216-2169 ou pelo e-mail ecocamara@camara.gov.br.