Eventos Cedes 2011

13ª reunião do Caeat (2011)
Mesa da 13ª reunião

O engenheiro Richard M. Stephan fez apresentação aos membros do Conselho de Altos Estudos sobre o projeto Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética desenvovido pelo Laboratório de Aplicações de Supercondutores da COPPE/UFRJ. Stephan fez demonstração aos presentes sobre o funcionamento da levitação com supercondutores e nitrogênio líquido.

apresentação 

 

 
12ª reunião do Caeat (2011)
Sefot - CD

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica recebeu em sua 12ª reunião o pesquisador e especialista Leonam dos Santos Guimarães , que fez palestra sobre minerais estratégicos e terras raras.

apresentação 

 

 
 
 
Mesa IV do Ciclo de Debates sobre Legislação de Patentes (7/11/2011)
Mesa 4 do Ciclo de Debates

Foi realizada ontem, no auditório 1 da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo do São Francisco, 95), a quarta mesa do Ciclo de Debates " A Legislação de Patentes e o Futuro da Inovação Tecnológica no Brasil ". Discutiram o tema, "O Olhar sobre a Legislação de Patentes", Calixto Salomão Filho , Professor de Direito da USP, Elizabeth Kaznar Sekete , Professora da FGV, Jaime César de Moura Oliveira , Diretor da ANVISA, Luiz Eugênio Melo , Presidente do Instituto Tecnológico da Vale e Reginaldo Arcuri , Presidente Executivo da Farmabrasil.

 
 
Ciclo de Debates sobre Legislação de Patentes - Mesa III (27/10/2011)

Dep. Newton Lima no INPINo dia 27 de outubro, foi realizada, no novo auditório do INPI, no Rio de Janeiro, a terceira mesa do Ciclo de Debates sobre a Legislação de Patentes e o Futuro da Inovação Tecnológica no Brasil. Debateram o tema " O Olhar Institucional " Glaucius Oliva , Presidente do CNPq; Ada Cristina Gonçalves , Secretária técnica da Finep; Jorge de Paula Costa Ávila , Presidente do INPI; Jorge Guimarães , Presidente da CAPES; Elza Fernandes de Araújo , Assessora de Inovação da FAPEMIG e Filipe Teixeira , Chefe da Assessoria de Inovação Tecnológica da EMBRAPA. O último debate do ciclo será em São Paulo no dia 7 de novembro, no auditório 1 da Faculdade de Direito da USP.

 

 
Ciclo de Debates sobre Legislação de Patentes - Mesa II (17/10/2011)

Mesa 2A segunda mesa do Ciclo de Debates sobre a Legislação de Patentes e o Futuro da Inovação Tecnológica no Brasil foi realizada no auditório da Unicamp, em 17 de outubro. Participaram do encontro os pesquisadores Rogério César Cerqueira Leite , professor da Unicamp; Maria Aparecida de Souza , Diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da USP; Pedro de Carvalho , gerente de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da Unicamp; Carlos Henrique de Brito Cruz , Diretor Científico da FAPESP; Ado Jório de Vasconcelos , Diretor da Coordenadoria de Transferência Inovação Tecnológica da UFMG e João Fernando Gomes de Oliveira , Presidente do IPT. O próximo encontro acontecerá no Rio de Janeiro, em 25 de outubro, no auditório do INPI. O seminário é gratuito e aberto a todos os interessados.

 
 
Ciclo de Debates sobre Legislação de Patentes - Mesa I (5/10/2011)E/D: Dep. Newton Lima, Dep. Inocêncio Oliveira, Armando Ennes do Valle (Whirlpool) e Eduardo Copetti (Semeato)

O Conselho de Altos Estudos realizou, na tarde desta quarta-feira, 05/10, a 1ª Mesa do Ciclo de Debates sobre A Legislação de Patentes e o Futuro da Inovação Tecnológica no Brasil. Estiveram presentes Armando Ennes do Valle (Whirlpool), Naldo Medeiros Dantas (ANPEI), Guilherme Estrella (Petrobras), Eduardo Copetti (Semeato) e Paulo Mol Júnior (CNI). A moderação foi do Dep. Newton Lima, relator do estudo sobre patentes no CAEAT. O ciclo de debates continuará nos dias 17 de outubro, em Campinas, 27 de outubro, no Rio de Janeiro, e termina em 07 de novembro, na cidade de São Paulo.

áudio

 
 
11ª reunião do Caeat (21/9/2011)

Foi realizada, em 21 de setembro, a 11ª reunião de trabalho do Conselho de Altos Estudos. Foram discutidos os desdobramentos dos seminários realizados em agosto e setembro e os preparativos para o segundo seminário sobre patentes, a ser realizado em 5 de outubro. Houve também apresentação do Almirante de Esquadra José Alberto Accioly Fragelli sobre o submarino brasileiro com propulsão nuclear.

 

 
Mesa de aberturaSeminário Internacional sobre Fontes Renováveis de Energia (14/9/2011)

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica promoveu, no dia 14 de setembro de 2011, o seminário internacional Fontes Renováveis de Energia . Na busca de aprimorar o debate sobre o tema, o evento contou com a presença de especialistas internacionais em política energética e fontes renováveis de energia, além de parlamentares comprometidos com o tema.

 

 

 
Exposição de um carro elétrico (2011)
Foto carro elétrico

Como parte do seminário internacional sobre Fontes Renováveis de Energia, o Conselho de Altos Estudos, em parceria com o Clube do Carro Elétrico, promoveu a exposição de um carro elétrico em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados. Além do carro, vários expositores demonstraram seus projetos de utilização de energias renováveis durante o seminário Fontes Renováveis de Energia.

 

 
 
Seminário sobre Inovação Tecnológica (17/8/2011)
Seminário Inovação

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica e a Comissão de Ciência e Tecnologia realizaram, no dia 17 de agosto de 2011, o seminário "Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual". O evento foi uma iniciativa do Dep. Newton Lima, relator do tema no Caeat, e contou com diversos especialistas no assunto.

 

 
 
Seminário Extensão Tecnológica no Brasil (16/8/2011)
Seminário Extensão

No dia 16 de agosto de 2011 foi realizado o seminário "Extensão Tecnológica no Brasil", organizado pelo Conselho de Altos Estudos, pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática e pela Comissão Especial do PNE. Houve também a exposição de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

 

 
8ª reunião do CAEAT (10/8/2011)

8ª reuniãoO Caeat realizou no dia 10 de agosto sua 8ª reunião de trabalho no ano. Na ocasião o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, fez apresentação aos membros do CAEAT sobre Sistema de C,T&I e Propriedade Industrial.

apresentação 

  
 
7ª reunião do CAEAT (29/6/2011)
4ª reunião do CAEAT

Em 29 de junho, foi realizada a sétima reunião de trabalho do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica. No encontro, o Deputado Ariosto Holanda falou sobre o seminário Extensão Tecnológica e Capacitação de Empresas, a ser realizado em 16 de agosto. O Deputado Pedro Uczai detalhou a formatação do seminário internacional Fontes Renováveis de Energia, que ocorrerá em 14 de setembro. Foi aprovado também requerimento do Deputado Pastor Marco Feliciano para estudo dos problemas do setor aeroviário brasileiro. 

 

 
Lançamento do VIII Caderno de Altos Estudos (8/6/2011)

Foto de Brizza Cavalcante (Sefot-CD)No dia 8 de junho foi lançada a publicação Setor Mineral: Rumo a um Novo Marco Legal, que é resultado do estudo relatado pelo Deputado Jaime Martins no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica. O evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Leia mais

publicação

 

 
Diretor-Geral da Antaq na 6ª reunião do CAEAT (2011)

Fernando Fialho, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq Na 6ª reunião de trabalho do CAEAT, Fernando Fialho, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), fez exposição sobre Logística Portuária e Transporte Intermodal, a convite do Dep. Luciano Moreira, relator do tema no Conselho de Altos Estudos.  Leia mais

 

 apresentação 

áudio

 
 
CAEAT discute energias renováveis em sua 5ª reunião (11/5/2011)
Itaipu

Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica reuniu-se às 14 horas desta quarta, 11 de maio, para discutir a evolução do cenário das energias renováveis e a necessidade de ampliação da geração complementar ao parque hídrico brasileiro, especialmente a partir de fontes alternativas de energia. A reunião, muito concorrida, contou com a presença dos pesquisadores da UFRJ Nivalde de Castro e Guilherme Dantas. 

Leia mais

áudio

apresentação 

 
 
4ª Reunião do CAEAT (2011)
4ª reunião do CAEAT

Na 4ª reunião do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, os Deputados Pedro Uczai e Luciano Moreira detalharam, respectivamente, as diretrizes adotadas para a condução dos estudos sobre o Marco Legal para Energias Renováveis e sobre Logística Portuária e Transporte Intermodal. O Conselho também decidiu que o próximo estudo abordará a questão do etanol e será relatado pelo Deputado Arnaldo Jardim. Leia mais

 

 
 
3ª Reunião de trabalho (6/4/2011)

3ª Reunião de TrabalhoO Conselho de Altos Estudos realizou sua 3ª reunião de trabalho, no dia 6 de abril de 2011, quando foram discutidos os estudos em andamento. O encontro foi Presidido pelo Dep. Newton Lima, foram abordados o andamento do trabalho sobre o setor mineral brasileiro e os preparativos para os estudos sobre Logística Portuária e Marco Legal para as Energias Renováveis.  Leia mais

 

 
2ª Reunião do Conselho em 2011 (16/3/2011)
2ª Reunião do CAEAT em 2011

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou, em 16 de março, na sala de reuniões da Mesa, a segunda reunião de trabalho na 54ª Legislatura, presidida pelo Dep. Inocêncio Oliveira. Foram discutidos temas como Energia Nuclear, Inovação, Propriedade Intelectual e Patentes, Manejo de Resíduos Sólidos e Logística dos Portos Brasileiros. Leia mais

 

 
 
Conselho de Altos Estudos reabre trabalhos (2/3/2011)

1ª reunião de 2011O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou na tarde de hoje, 2 de março de 2011, na sala de reuniões da Secretaria Geral da Mesa, a sua primeira reunião de trabalho na 54ª Legislatura da Câmara dos Deputados. A reunião foi presidida pelo deputado Inocêncio Oliveira – reconduzido ao cargo pela quarta vez – que reencontrou antigos participantes, recebeu novos membros e acolheu a visita de parlamentares interessados em participar do colegiado, ainda dependentes de indicação de suas respectivas lideranças. Leia mais

 

 
Nova Legislatura (2011)
54ª Legislatura

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (Caeat) inicia a 54ª Legislatura dando continuidade a dois estudos pautados em 2010. O estudo sobre o  aperfeiçoamento do marco regulatório do setor mineral foi proposto pelo Deputado Jaime Martins, ainda no 1º semestre de 2010, com o objetivo de discutir e propor regras para a exploração do setor de mineração no País. Já o estudo apresentado pelo Deputado Ariosto Holanda direciona um olhar para as micro e pequenas empresas, com a ideia de ampliar incentivos financeiros, técnicos e informacionais de modo a atrair a participação formal de novos empreendedores e estimular a economia do País. A agenda de atividades do colegiado também prevê, para o 2º semestre de 2011, a realização de uma grande exposição sobre o programa espacial brasileiro, fruto do estudo sobre a política espacial brasileira, relatado pelo ex-Deputado Rodrigo Rollemberg. A qualidade da discussão que emerge do Conselho é reflexo da vitalidade e do esforço do Colegiado em pautar temáticas vitais para a melhoria da sociedade brasileira. O Conselho aguarda a indicação dos novos membros pelas lideranças partidárias.

 

 

 
Programa Espacial Brasileiro
 Programa Espacial Brasileiro (15/7 a 15/9/2011)

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (Caeat) realizará, de 15 de julho a 15 de setembro de 2011, exposição sobre o Programa Espacial Brasileiro, no Salão Negro e na Chapelaria do Congresso Nacional, além de áreas externas. O evento é um desdobramento de estudo realizado pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, em 2010, sobre a Política Espacial Brasileira, cujos resultados, que incluem duas propostas legislativas, foram consolidados em publicação de mesmo nome, lançada no dia 30 de novembro, na Câmara dos Deputados.

 
 
Seminário Setor Mineral: Rumo a um Novo Marco Legal (2/11/2011)
Dep. Jaime Martins (PR-MG)

 O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (CAEAT) realizou, no dia 2 de dezembro de 2011, no Auditório da TV Câmara, o seminário Setor Mineral: Rumo a um novo marco legal, em que foram discutidos aspectos constitucionais, tributários e econômicos da concessão mineral, além de possíveis alterações no atual Código de Mineração. Os resultados do estudo e do seminário serão consolidados numa publicação e em propostas legislativas. Todas as informações sobre o evento, incluindo áudio, vídeo, notas taquigráficas, apresentações, fotos, programação e sinopse estão disponíveis aqui.