Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES (adiado em função do ato da mesa nº 118. 11/03/2020)

11/03/2020 00h00

O grupo de estudo do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá para debater sobre os eixos Sociedade inovadora e altamente qualificada e Economia baseada em conhecimento e os diversos aspectos que envolvem a implantação de Cidades Inteligentes.

Participarão do encontro os relatores do estudo deputados Francisco JR (PSD/GO), Angela Amin (PP/SC), Eduardo Braide (PODE/MA) e Haroldo Cathedral (PSD/RR).

Para subsidiar a reunião, também foram convidados cinco especialistas da área: Klaus North – Professor da Wiesbaden Business School - HRM, Alemanha, Gregório Jean Varvakis Rados – Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Heloisa Menezes – Assessora de Relações Institucionais da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras - ANPEI, Amure Pinho - Presidente da Associação Brasileira de Startups – Abstartups e Luis Otavio de Abreu Reiff - Economista do Departamento de Inteligência para Prospecção e Gestão de Clientes Governamentais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.

O objetivo da reunião é debater sore os eixos Sociedade inovadora e altamente qualificada e Economia baseada em conhecimento.

O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas. Espera-se conhecer projetos com aplicações práticas de soluções tecnológicas disponíveis na integração dos serviços públicos visando à solução de problemas e o desenvolvimento urbano nas cidades. O propósito da reunião é saber como essas soluções influenciaram as experiências práticas realizadas em municípios para subsidiar o estudo sobre Cidades Inteligentes que está sendo desenvolvido na Câmara dos Deputados.

Trata-se de um dos densos temas conduzidos pelo CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

A publicação que irá compilar os debates, discussões e conhecimento adquirido e que será lançada no final do estudo pretende ser uma referência para a administração municipal que dentro de sua realidade, irá entender as ações que se aplicam. Com a realização deste estudo espera-se contribuir para a potencialização desse debate na agenda legislativa além de romper barreiras que precisam ser resolvidas, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros.

Convidados:
  • Klaus North – Professor da Wiesbaden Business School - HRM, Alemanha
  • Gregório Jean Varvakis Rados – Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento -  Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Humberto Luiz de Rodrigues Pereira – Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras - ANPEI
  • Amure Pinho - Presidente da Associação Brasileira de Startups – Abstartups
  • Luis Otavio de Abreu Reiff - Economista do Departamento de Inteligência para Prospecção e Gestão de Clientes Governamentais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.

Como resultado das atividades são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações ao Poder Executivo. Desde sua instalação em 2003, foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal. O CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a população brasileira.

Em junho de 2019, foram aprovados temas de estudos tais quais: disparidades no custo das tarifas de energia elétrica no Brasil, atualização do estudo sobre dívida pública, atenção primária à saúde no Brasil e cidades inteligentes, para o biênio 2019/2020. Para cada estudo são designados deputados relatores e consultores legislativos que coordenam os trabalhos a partir de um plano de atividades com visitas técnicas, seminários, audiências públicas e reuniões temáticas com especialistas.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

instagram@CEDESCAMARA

www.camara.leg.br/cedes

Contato imprensa:  Juliana Fernandes Camapum (61- 984682098)

e Cristiane Campos de Freitas (61-99805-7898)

 

Notícias