Conselho de Altos Estudos discute fontes renováveis de energia

06/12/2016 12h05

Leonardo Prado

Conselho de Altos Estudos discute fontes renováveis de energia

5ª reunião

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica reuniu-se às 14 horas de hoje para discutir a evolução do cenário das energias renováveis e a necessidade de ampliação da geração complementar ao parque hídrico brasileiro, especialmente a partir de fontes alternativas de energia.

A reunião contou com exposições dos convidados Nivalde de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e de Guilherme Azevedo Dantas, pesquisador sênior da UFRJ e especialista em Fontes Renováveis de Energia Elétrica, Biocombustíveis e Economia da Regulação.

O pedido para a realização da palestra foi do deputado Pedro Uczai (PT-SC). De acordo com o parlamentar, o sistema hidrelétrico da Região Norte precisa ser complementado por fontes alternativas e não poluidoras, e não por termoelétricas.

Em suas apresentações, os professores Nivalde de Castro e Guilherme Dantas destacaram o potencial energético brasileiro e a necessidade de investimentos em energias renováveis, com destaque para a energia eólica, cujo potencial energético é de 300 GW por ano.

A apresentação do Prof. Nivalde de Castro (GESEL/UFRJ) está disponível aqui.

O áudio da reunião está disponível aqui.

O sítio do GESEL/UFRJ é https://www.nuca.ie.ufrj.br/gesel/

Logo do CAEAT