Diretor-Geral da Antaq na 6ª reunião do CAEAT
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ, Fernando Fialho, fez hoje apresentação aos membros do Conselho de Altos Estudos sobre o papel dos portos como fator de desenvolvimento econômico regional e nacional.
A palestra abordou a problemática da logística portuária e do transporte intermodal, incluindo dados sobre o fluxo de mercadorias e características específicas dos principais portos e terminais do país, assim como o perfil e a natureza das cargas e produtos que movimentam.
Fialho destacou a importância da navegação interior e a crescente movimentação de cargas por meio de hidrovias, tendo por referencial o Plano Nacional de Integração Hidroviária, o que inclui relevantes ações para o planejamento de longo prazo da navegação interior, como o georeferenciamento e a identificação dos gargalos ainda remanescentes no transporte hidroviário do Brasil.
A palestra insere-se na programação de estudo proposto pelo Deputado Luciano Moreira (PMDB-MA), aprovado pelo Conselho na presente Legislatura, intitulado “Logística Portuária e Transporte Intermodal”. De acordo com o parlamentar, a finalidade do estudo é avaliar se existem vantagens em se promover a utilização do Corredor de Transportes Centro-Norte e do Porto de Itaqui para movimentar cargas geradas no interior do país.
A proposta tem por premissa que a produção de vasta área continental brasileira vem sendo prejudicada pela má distribuição e por ineficiências da rede de transportes, baseada hoje no modo rodoviário, predominante no país, finalizou o parlamentar.
A apresentação de Fernando Fialho pode ser baixada aqui.
O áudio da reunião está disponível aqui.