Notícias

  • 12/07/2017 - Especialistas defendem maior inserção do Brasil no comércio internacional
    Brasília – Especialistas em comércio exterior defenderam nesta quarta-feira, dia 12, em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, uma maior inserção do Brasil no comércio internacional. Hoje, o país responde por apenas 8% desse comércio, enquanto o México tem 57%, o Peru, 74% e o Chile, 83%, todos integrantes da Aliança do Pacífico. O evento foi realizado em atendimento a requerimento do deputado Pedro Vilela (PSDB-AL).
  • 12/07/2017 - CREDN elege Heráclito Fortes para a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira, dia 12, o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) para compor a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI), órgão de controle externo do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). Dos 33 membros da CREDN, 27 votaram e Fortes recebeu 23 votos contra 4 recebidos pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).
  • 12/07/2017 - Bruna Furlan defende aprofundamento das relações Brasil - Espanha
    Brasília – A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) defendeu, nesta terça-feira, dia 11, o aprofundamento das relações entre o Brasil e a Espanha ao receber em audiência o novo embaixador espanhol no Brasil, Fernando Villalonga, que acaba de assumir o posto em Brasília. Segundo ela, “as relações bilaterais devem ainda contar com uma maior participação dos respectivos parlamentares”.
  • 11/07/2017 - CREDN prestigia entrega de Espadins aos Cadetes da Força Aérea
    Brasília – A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) prestigiou nesta sexta-feira, 7, em Pirassununga (SP), a entrega de Espadins aos Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA). O evento, que contou também com as presenças do ministro da Defesa, Raul Jungmann, do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Nivaldo Rossato, do Comandante da AFA, Brigadeiro Baccarin, e dos deputados Nelson Marquezelli (PTB-SP), Major Olímpio (SD-SP) e Celso Russomano (PRB-SP), oficializa a conclusão do período de adaptação à vida militar.
  • 06/07/2017 - CREDN apoiará diplomata brasileiro para o Instituto Social do MERCOSUL
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados apoiará a indicação do Embaixador José Eduardo Martins Felício para o cargo de Diretor-Executivo do Instituto Social do MERCOSUL (ISM). Os chanceleres dos países do bloco se reunirão na segunda quinzena de julho para referendar a escolha do diplomata.
  • 06/07/2017 - Grupo Parlamentar Brasil – Moçambique é reinstalado para apoiar relações bilaterais
    Brasília - O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Moçambique foi reinstalado na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 5, e será presidido pelo deputado Márcio Marinho (PRB-BA) para apoiar as relações bilaterais e fortalecer a diplomacia parlamentar entre os dois países. “Moçambique olha para o Brasil com bons olhos e o Brasil olha para Moçambique da mesma forma. Vamos trabalhar naquilo que nos une e fortalecer ainda mais essas relações”, afirmou Marinho.
  • 06/07/2017 - Comandante do Exército reafirma compromisso das Forças Armadas com a democracia
    Brasília – O Comandante do Exército, general Eduardo Dias Villas Boas, reafirmou em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira, 5, o compromisso das Forças Armadas com a democracia. Ele lamentou ainda que 55% da população sejam favoráveis a uma intervenção militar no país por conta da crise política, conforme demonstrou pesquisa realizada recentemente no Rio de Janeiro.
  • 06/07/2017 - Grupo Parlamentar Brasil – Moçambique é reinstalado para apoiar relações bilaterais
    Brasília – O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Moçambique foi reinstalado na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 5, e será presidido pelo deputado Márcio Marinho (PRB-BA), para apoiar as relações bilaterais e fortalecer a diplomacia parlamentar entre os dois países.
  • 06/07/2017 - Embaixador do México defende aprofundamento das relações com o Brasil
    Brasília – O Embaixador do México no Brasil, Salvador Arriola, reuniu-se nesta quarta-feira, 5, com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP), e defendeu o aprofundamento das relações com o Brasil. Ele também assegurou que o seu governo não irá atender as pressões dos Estados Unidos em relação à construção de um muro separando os dois países.
  • 05/07/2017 - Bruna Furlan quer Programa Forças no Esporte em todo o país
    Brasília – A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP), quer o Programa Forças no Esporte em todo o país e, para tanto, prestigiou nesta terça-feira, 4, o início das suas atividades na Estação Rádio da Marinha, no Distrito Federal. Cerca de 200 crianças e adolescentes de regiões carentes do entorno de Brasília são beneficiadas com o programa desenvolvido pela Marinha. “Trata-se de um programa de inclusão social e cidadania que deve ser adotado por todo município brasileiro. Vamos levá-lo para Burueri e região, mas também para outras cidades e estados”, defendeu a deputada.
  • 04/07/2017 - Especialistas elogiam a nova Lei da Migração aprovada pelo Congresso
    Brasília – Especialistas convidados para o 8º Painel do Ciclo de Debates "O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?", promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), elogiaram a nova Lei de Migração aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República. A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), Bruna Furlan (PSDB-SP), presidiu a Comissão Especial que viabilizou a proposta.
  • 30/06/2017 - Subcomissão Especial de reforma do CPM e CPPM realiza seminários em Florianópolis e Porto Alegre
    O deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG) iniciou, às 14h dessa sexta-feira, dia 30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, o sétimo de uma série de oito seminários que se destinam a discutir propostas para aperfeiçoamento/reforma dos Códigos Penal e de Processo penal Militar, tema de subcomissão especial em funcionamento na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
  • 29/06/2017 - Diretor-geral da OMC inaugura sistema de videoconferência da CREDN e afirma que globalização não é causa do desemprego
    Brasília – O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, inaugurou o sistema de videoconferência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara (CREDN), nesta quarta-feira, dia 28, e afirmou que é um erro culpar a globalização do comércio pela perda de empregos. O evento foi conduzido pela presidente do Colegiado, Bruna Furlan (PSDB-SP) e o vice-presidente Nelson Pellegrino (PT-BA).
  • 29/06/2017 - Ministro da Defesa defende recursos para os Projetos Estratégicos das Forças Armadas
    Brasília – O ministro da Defesa, Raul Jungmann, defendeu o aumento dos recursos para os Projetos Estratégicos das Forças Armadas, revelou que todos estão passando por revisão e negou que haja qualquer ameaça à soberania nacional nas negociações de cooperações em matéria de Defesa com os Estados Unidos.
  • 29/06/2017 - Chanceler defende Política Externa sem viés ideológico e universalista
    Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, defendeu em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN da Câmara dos Deputados, uma Política Externa sem viés ideológico e universalista. “A primeira observação que se impõe diz respeito ao perfil internacional do Brasil que cabe ao Itamaraty projetar e reforçar”, afirmou.