Notícias

  • 06/11/2014 - CREDN realiza Seminário Internacional sobre Trabalho Escravo
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados realizará no próximo dia 26, no auditório Freitas Nobre, o Seminário Internacional "Trabalho Escravo Globalizado: desafios brasileiros", por requerimento do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). O evento contará com especialistas brasileiros e estrangeiros que abordarão as principais questões envolvendo o tema.
  • 06/11/2014 - Ministro das Relações Exteriores falará à CREDN no dia 19
    Brasília – O ministro das Relações Exteriores, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, falará à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, no próximo dia 19 em audiência pública. A presença do chanceler atende aos requerimentos dos deputados Alexandre Leite (DEM-SP), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
  • 04/11/2014 - Relações Brasil – EUA é tema de debate com estudantes da Católica
    Brasília – Alunos de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB), integrantes do Núcleo de Estudos dos Estados Unidos, discutiram nesta terça-feira, 4, o futuro das relações do Brasil com aquele país, questões ligadas ao comércio exterior e aspectos da política interna brasileira. Os estudantes foram recebidos pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
  • 29/10/2014 - Chanceler falará à CREDN sobre Política Externa, BRICS e Estado Islâmico
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 29, requerimentos dos deputados Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Alexandre Leite (DEM-SP), que convidam o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, para fazer uma avaliação sobre os rumos da Política Externa Brasileira, a criação do Banco dos BRICS e a suposta sugestão da presidente Dilma Rousseff de dialogar com o Estado Islâmico.
  • 29/10/2014 - Ministro da Defesa terá de explicar contrato do Gripen na CREDN
    Brasília – O ministro da Defesa, Celso Amorim, o Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), José Augusto Crepaldi Affonso, terão de explicar na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), o que levou o governo a assinar um contrato para a aquisição de 36 aviões de caça suecos Gripen NG, por US$ 5,4 bilhões.
  • 29/10/2014 - Desvios de doações da Cruz Vermelha será tema de audiência na CREDN
    Brasília – As denúncias dando conta que R$ 17 milhões em doações para campanhas humanitárias da Cruz Vermelha Brasileira, teriam sido desviadas para uma OGN no Maranhão, serão objeto de uma audiência pública a ser realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), conforme requerimento do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), aprovado nesta quarta-feira, 29.
  • 29/10/2014 - Barbosa discute quadro político brasileiro com diplomatas estrangeiros
    Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), recebeu em audiência nesta semana, os diplomatas sul-africanos Mac Ntlabati e T. Nguza; o embaixador do Marrocos, Larbi Moukhariq; e o adido civil da embaixada da China, Wang Yunxiang, com quem discutiu aspectos relacionados ao processo eleitoral brasileiro concluído no último domingo com o segundo turno das eleições.
  • 02/09/2014 - Iraque reclama da posição brasileira em relação ao Estado Islâmico
    Brasília – O embaixador do Iraque no Brasil, Adel Mustafa Kamil Alkudi, reclamou nesta terça-feira, 2, da posição brasileira em relação aos massacres cometidos pelo Estado Islâmico naquele país. Alkudi falou a respeito com o presidente da CREDN, Eduardo Barbosa, na Câmara dos Deputados. De acordo com o diplomata, o Brasil é o país latino-americano mais importante para o Iraque.
  • 02/09/2014 - Vice-presidente da Câmara da Itália busca cooperação com a CREDN
    Brasília – A deputada italiana Marina Sereni, vice-presidente da Câmara dos Deputados daquele país, esteve nesta terça-feira, 2, com o presidente da CREDN, Eduardo Barbosa (PSDB-MG), com quem discutiu o aprofundamento da cooperação parlamentar entre os dois países. Sereni revelou que a próxima reunião do Grupo Parlamentar Brasil – Itália deverá ser realizada em Roma após as eleições brasileiras.
  • 02/09/2014 - Grupo Parlamentar França – Brasil realiza visita à CREDN
    Brasília – Os senadores franceses Georges Patient, Michel Savin, Laurence Cohen e Leila Aichi, realizaram visita à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 2.
  • 02/07/2014 - CREDN discute financiamento e exportação de serviços de engenharia
    Brasília – O financiamento e a exportação de serviços de engenharia foram discutidos em audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) nesta quarta-feira, 2, por requerimento do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA). “A exportação de serviços de engenharia é atividade considerada estratégica para o país, pois também geram empregos, renda e investimentos em produção e em inovação”, afirmou.
  • 04/06/2014 - Amorim terá de explicar compra do Gripen e de mísseis dos EUA
    Brasília – O ministro da Defesa, Celso Amorim, será convidado a explicar na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional detalhes a respeito da decisão brasileira de adquirir o caça supersônico sueco Gripen NG. Há duas semanas, a Suíça em plebiscito decidiu cancelar a compra do avião. Para Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), a medida joga muitas incertezas em relação ao contrato a ser firmado pelo Brasil com a fabricante Saab.
  • 04/06/2014 - CREDN debate os dez anos da presença brasileira no Haiti
    Brasília – Por requerimento do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizou nesta quarta-feira, 4, audiência pública que debateu os diversos aspectos dos dez anos da presença militar brasileira na Missão da ONU de Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
  • 04/06/2014 - CREDN quer informações sobre brasileiros presos e extorquidos na Venezuela
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional irá cobrar do ministério das Relações Exteriores e da Polícia Federal, informações sobre a existência de brasileiros presos e extorquidos na Venezuela. A denúncia é do deputado Raul Lima (PP/RR) e Paulo César Quartiero (DEM/RR). Segundo Lima, há brasileiros presos na Venezuela por comprar 10 litros de gasolina.
  • 04/06/2014 - Situação dos brasiguaios voltará à pauta da CREDN
    Brasília – A situação dos cerca de 400 mil brasileiros que vivem e produzem soja no Paraguai voltará à pauta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Requerimento dos deputados André Zacharow (PMDB-PR), Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) e Janete Rocha Pietá (PT-SP), aprovado nesta quarta-feira, pretende ouvir o Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, Embaixador Sérgio Danese, e o produtor rural brasileiro no Paraguai, Jaci Setti.